acessorios de viagem que nao podem faltar no kit de todo mochileiro

4 acessórios de viagem que não podem faltar no kit de todo mochileiro

Quando planejamos uma viagem que envolve grandes distâncias ou passagem por lugares inóspitos, é preciso pensar o trajeto com cuidado, estudando o terreno, o clima, os meios de acesso e a cultura local.

E tão importante quanto o que o mochileiro vai encontrar é o que ele leva consigo. Os acessórios de viagem podem trazer conforto e segurança, enquanto sua ausência pode tornar a jornada um inferno — ou mesmo colocar sua saúde e vida em risco.

Existe uma infinidade de acessórios que podem ser levados em uma aventura, e é importante analisar as especificidades da sua viagem para descobrir quais são os mais relevantes para a situação, já que todos eles podem ocupar espaço e aumentar o peso da mochila: decisões precisam ser tomadas com sabedoria.

Para facilitar sua vida, aqui está uma lista daqueles acessórios sem os quais você não pode sair de casa, independentemente do seu destino. Confira!

1. Mochila para mochileiros

Antes das coisas, um lugar para guardá-las. Malas de viagem podem ser mais fáceis de arrumar e ter comodidades, como rodinhas, mas elas definitivamente não servem para uma aventura.

O primeiro passo é encontrar um mochilão que seja confortável, resistente e em que caibam suas roupas e acessórios de viagem. Antes de partir, aprenda a fazer os ajustes, ou a tecnologia da mochila não agirá a seu favor, mas contra você.

O ideal é escolher uma mochila própria para trekking, com capacidade adequada para o tempo do seu passeio e com as funcionalidades mais importantes, como impermeabilidade e vários compartimentos (e bolsos) para itens de acampamento.

Não se esqueça de que existem modelos próprios para homens e mulheres. Nos modelos femininos, as funcionalidades — como a fita do peitoral, por exemplo — são adaptadas para a anatomia da mulher.

Tecidos e até mesmo tamanho das alças também podem mudar de acordo com o sexo, tudo isso para proporcionar conforto em longas distâncias.

Se houver dúvida sobre o tamanho da mochila, lembre-se de levar em consideração a duração da viagem. Para quem fará viagens menores, com até um dia, o recomendado são as mochilas de ataque com tamanho entre 15 e 30L.

As mochilas cargueiras são maiores e indicadas para passeios com durações maiores. Para quem ficará até 3 dias na natureza, o ideal é optar pelas mochilas que vão de 40 a 50L. A partir dos 4 dias de trekking, a escolha ideal fica entre 50 e 60L, sendo a mochila de 55L uma boa opção intermediária.

Travessias ou viagens que ultrapassem os 6 dias de duração demandam mochilas ainda maiores, sendo recomendados os tamanhos de 60L em diante.

Exceder o tamanho significa levar mais peso, o que certamente é desaconselhável por questões de conforto e até mesmo de funcionalidade.

2. Cantil, boné e protetor solar

Pode ser que sua aventura inclua caminhadas noturnas, passagem por ambientes fechados e que alguns dias tenham o tempo muito nublado, com pouca radiação solar, mas o sol jamais deve ser negligenciado. Opte por bonés e roupas com proteção UV e não deixe de utilizar protetor solar nas partes não protegidas pela vestimenta.

Queimaduras podem ser um incômodo grande para quem precisa seguir em movimento. Assim, procure se proteger no horário de pico (faça uma pausa na sombra, se houver), pois insolação não é brincadeira, especialmente quando se está longe de um centro de atendimento.

Além desses cuidados para se proteger do sol, adquira o hábito de se hidratar durante todo o percurso. Sempre que tiver oportunidade, encha o cantil e beba água.

3. Bota

Um calçado adequado é, talvez, o acessório de viagem mais importante. Você pode não pensar assim no primeiro quilômetro, mas certamente lhe dará o devido valor um pouco mais adiante.

Escolha uma bota para trekking que se ajuste bem ao seu pé e ao tipo de terreno e clima da área a ser visitada, mas nunca comece uma trilha sem antes ter testado bem o calçado, andando com ele por algumas horas e sentindo se é realmente confortável — acredite: você não quer descobrir um incômodo quando estiver no meio do nada!

4. Jaqueta de chuva e equipamentos de camping

Assim como você se protege do sol, precisa estar preparado para a chuva. Em algumas regiões, a chance de chuva em determinada estação é considerada nula, como nos desertos, então, é possível passar sem ela — mas tenha certeza disso antes de dispensar a jaqueta de chuva, item precioso e que não pesa quase nada.

Roupas molhadas deixam sua caminhada mais pesada e diminuem a temperatura corporal, facilitando situações de baixa imunológica e hipotermia. Por isso, escolha modelos modernos e eficientes. Uma boa pedida são as calças esportivas, que garantem todos esses benefícios.

Se você vai acampar, não deixe de levar todo o equipamento: barraca, isolante térmico e saco de dormir. Um colchonete ou colchão inflável é opcional, mas pode dar um conforto revigorante e melhorar o desempenho do dia seguinte.

Mesmo que você não pretenda acampar, se for para um lugar muito isolado, o ideal é levar ao menos o saco de dormir. Em uma emergência, ele pode te salvar.

5. Lanterna, isqueiro e cadeados para bagagem

A lanterna tem um papel fundamental na sua segurança. Quando a luz do sol não está mais presente, é praticamente impossível enxergar com clareza qualquer tipo de objeto que possa colocar em risco sua integridade física.

Galhos, pedras e até mesmo animais podem ser facilmente observados com esse equipamento, que, apesar de extremamente simples, tem grande valia no camping.

Além das lanternas convencionais, também existem os modelos apropriados para cabeça, que são práticos e altamente recomendados para quem caminhará no escuro.

Em se tratando do isqueiro, não podemos deixar de mencionar sua importância no auxílio no acendimento de fogueiras e em outras tarefas mais simples que exijam fogo. Sua utilidade é enorme e certamente deve fazer parte do seu “kit de sobrevivência”.

Por fim, ter um cadeado para bagagem é a melhor forma de se proteger de furtos durante a viagem. Apesar de o trekking ser uma atividade extremamente prazerosa e repleta de grandes emoções, sempre é preciso ter cautela.

Ao conhecer novas pessoas, invariavelmente nos colocamos no desconhecido, e não é nada bom descobrir no futuro que nossos pertences foram roubados — especialmente no meio do nada, onde a ajuda pode não estar próxima.

Portanto, mantenha-se prevenido e sempre busque levar consigo alguns cadeados para manter a bagagem segura ao dormir ou em situações em que você não esteja próximo a seus pertences.

6. Guia do seu roteiro

Por fim, não podemos deixar de mencionar que o roteiro deve fazer parte da sua lista de pertences.

Esse material pode ser um mapa com informações detalhadas ou até mesmo alguns educativos mais simples, entretanto, o ideal é não se aventurar sem ele, tendo em vista que em muitas ocasiões obter uma orientação pode ser bem complicado.

Ter também um bom roteiro traçado é uma excelente maneira de aproveitar todo o passeio e conseguir tirar bom proveito das caminhadas, que, em muitos casos, são longas e desgastantes. Com um planejamento acertado, é possível percorrer maiores distâncias em menos tempo e com mais segurança.

Com esses acessórios de viagem, sua aventura tem tudo para ser um sucesso. Lembre-se de fazer um checklist antes de sair, para que nada seja esquecido — são muitos detalhes, mas todos eles essenciais!

Ponha tudo na mochila, em local de fácil acesso e de modo organizado, de forma que você saiba encontrar rapidamente (mochilas com muitos bolsos e compartimentos ajudam nessa parte), coloque-a nas costas e comece a viagem!

Gostou da nossa lista com os acessórios de viagem mais importantes? Que tal uma leitura complementar? Leia nossa postagem sobre o que levar para acampar e saiba mais sobre o assunto!

 

Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!