aplicativo para trilhas

Aplicativo para trilhas: confira 5 opções

Se a tecnologia está tão presente em nosso cotidiano de trabalho, lazer e estudos, por que não aproveitá-la durante a prática de atividades esportivas? Os amantes das caminhadas já podem contar com ferramentas que facilitam todo tipo de percurso, como ocorre em um aplicativo para trilhas.

Algumas versões são tão completas que acabam otimizando a rotina dos aventureiros. Guardar dados, avaliar performance, comparar resultados e compartilhar experiências com outras pessoas são apenas algumas das funções disponíveis.

Se você gostou da possibilidade e tem interesse em saber mais sobre o assunto, fique de olho na nossa lista de apps!

Quais são as opções de aplicativo para trilhas?

Monitorar cada passo pela tela do celular pode ser bastante motivador. Afinal, você consegue visualizar seus pontos fortes, comemorar metas e estabelecer desafios. Tudo isso gera forças para enfrentar novos caminhos e ter contato cada vez mais frequente com cenários deslumbrantes.

Que tal começar? Veja 5 ferramentas adequadas para usar nas suas trilhas favoritas.

1. Wikiloc

O grande diferencial está na exibição de várias rotas espalhadas pelo mundo. O usuário pode usar o app tanto para trekking quanto para corrida, caiaque, esqui e demais modalidades. Você consegue, por exemplo, acessar os mapas topográficos mesmo quando está offline, o que é positivo em áreas com conexão ruim.

Há opção de escolher percursos existentes ou criar suas próprias rotas. Outro ponto atrativo é o recurso de envio dos dados de localização a amigos e familiares, que conseguem conferir sua posição atualizada em tempo real. A versão premium ainda conta com previsão do tempo e GPS.

O Wikiloc é compatível com os sistemas Android e iOS.

2. MAPS.ME

Esse é outro aplicativo para trilhas que vale a pena testar. Afinal, também disponibiliza modo offline para o usuário navegar quando estiver em regiões sem acesso à internet. O objetivo é cumprir as rotas com tranquilidade, já que os detalhes ficarão armazenados mesmo com a ausência de dados móveis.

A configuração inicial da ferramenta, no entanto, exige que você tenha conexão com a rede. Assim, vale a pena baixar os mapas antes de sair de casa para não ter nenhum imprevisto. Além das características dos trajetos, você consegue conferir informações sobre pontos turísticos e estabelecimentos comerciais próximos.

O MAPS.ME está disponível para Android e iOS.

3. Seek

Essa opção é diferente das anteriores por ter foco na identificação de vegetais e animais. É normal que, ao praticar trekking, você acabe se deparando com vários tipos de plantas e bichos, como aves, insetos e até mamíferos. Nesses casos, pode ser legal ter uma ferramenta que conte mais sobre a espécie à sua frente.

Para descobrir, basta apontar a câmera do smartphone para a folha, caule ou outro detalhe que você deseja explorar. O app vai fazer buscas no banco de dados e informar as características do ser fotografado. Ele utiliza tecnologia de reconhecimento e pode entregar emblemas aos usuários que participam das pesquisas.

O Seek pode ser baixado em aparelhos Android e iOS.

4. Relive

Essa sugestão vai para as pessoas que gostam de estar sempre trocando ideias com outros aventureiros. Isso porque funciona como uma plataforma onde os usuários publicam fotos, vídeos de caminhada e depoimentos sobre diferentes lugares. O app tem vários elementos de rede social, então pode render novas amizades.

Ao postar seus materiais no feed, você consegue obter dicas e até fornecer orientações para outros praticantes de trilha. Também é possível, por exemplo, participar de desafios lançados pela ferramenta, seguir outros usuários, criar metas e planos de exercícios. Esse envolvimento rende selos e serve de incentivo para a manutenção das atividades ao ar livre.

O Relive é compatível com os sistemas Android e iOS.

5. Strava

Desenvolvido para quem quer pedalar, caminhar ou até correr por aí, o aplicativo pode ser conectado a dispositivos como relógio GPS e monitor cardíaco. Esse aplicativo para trilhas combina algumas vantagens dos anteriores, como o compartilhamento de arquivos (fotos e vídeos) e da localização do usuário.

Assim, caso decida fazer um passeio em um local desconhecido, você pode enviar dados atualizados com frequência a pessoas de confiança. Isso deixa o processo mais seguro e permite conferir as distâncias percorridas. No ambiente virtual da ferramenta, dá para postar conteúdos e materiais relacionados às suas vivências em diversas rotas.

O Strava está disponível para Android e iOS.

O que levar para a prática de trilha?

Toda atividade externa precisa contar com um bom planejamento, e isso inclui a separação das vestimentas, equipamentos e acessórios. Existem roupas e calçados adequados para cada modalidade esportiva, por isso, não deixe de investir em peças feitas com tecnologia de ponta.

Se você vai fazer um mochilão em um lugar muito frio e úmido, por exemplo, pode adotar o sistema de camadas para manter o corpo sempre seco e aquecido. Nesses casos, além de blusas e calças de segunda-pele, escolha jaquetas térmicas e tênis específicos para percorrer o solo com conforto.

No caso dos acessórios, além do celular equipado com o aplicativo para trilhas, você precisa pensar em peças que tornem a prática agradável: um bom chapéu para caminhar sob o sol forte, manguitos para evitar queimaduras e um protetor de pescoço para proteger a pele que costuma ficar exposta.

Não se esqueça, também, de providenciar uma mochila de qualidade para carregar todos os seus pertences. Tem desde as versões mais simples até modelos com grande capacidade, como é o caso das cargueiras. Elas são ótimas para rotas longas ou que envolvem pausas para camping.

Viu como produtos não faltam para quem deseja explorar destinos em diferentes épocas e climas? Com cuidado na seleção dos seus kits, todos os momentos serão propícios para contemplar as paisagens, seja em meio a matas fechadas ou campos abertos.

Agora, conhecendo os benefícios da tecnologia aplicada a dispositivos e vestimentas, você já pode fazer comparativos e encontrar os melhores recursos. Isso inclui tanto o aplicativo para trilhas quanto as roupas e os calçados que vão atender às suas necessidades ao ar livre.

Quer saber mais sobre produtos indicados para essa modalidade? Leia agora o nosso artigo sobre tênis para caminhada ou trekking!

Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!