Calça de trekking: qual o modelo ideal para praticar o esporte?

Escolher a calça de trekking apropriada pode ser a diferença entre ter uma travessia maravilhosa ou uma experiência bem desagradável. Isso pode acontecer porque, ao percorrer longas distâncias, é essencial manter-se seco e seguro do meio ambiente, sem prejudicar o conforto e o bem-estar.

Vestimentas projetadas para o ar livre devem ser capazes de gerar essa proteção sem comprometer a mobilidade e a facilidade de locomoção em qualquer que seja o terreno ou temperatura.

Nesta postagem, falaremos sobre o modelo ideal de calça para a prática do trekking, informando algumas das coisas mais importantes que você deve saber antes de investir no seu primeiro modelo. Gostou da ideia? Continue a leitura até o final!

Nunca faça trekking de jeans

Muitas pessoas, quando iniciam no esporte, imaginam que é possível reaproveitar a maior parte das suas peças de roupas. Apesar de isso não ser necessariamente um problema, é fundamentalmente importante entender as razões pelas quais essa abordagem é desaconselhável.

No caso do trekking, não é raro ver algumas pessoas tentando aproveitar o jeans para percorrer distâncias razoáveis, especialmente em climas que são um pouco mais frios. Todos nós sabemos que esse tecido é famoso pela sua rigidez. A depender do fabricante, é certo que a durabilidade é acima da média, entretanto, esse tipo de roupa não foi fabricada com o propósito de proteção ao ar livre.

O jeans é naturalmente pesado. Quando molha, fica completamente encharcado. Ele prejudica a mobilidade e, além disso, pode até mesmo rasgar dependendo dos obstáculos ou qualquer adversidade em um ambiente mais desafiador. 

As fibras naturais mancham com facilidade e, de maneira geral, aguentam menos as variações na temperatura que são naturais em um percurso de trekking. Tudo isso pode ser um problema para quem deseja uma imersão na natureza e espera passar bastante tempo por lá, caminhando e se movendo de maneira quase que constante.

Tudo isso faz com que o jeans não seja a escolha apropriada para sua aventura, Na verdade, ele é quase o oposto do recomendado.

A importância do tecido apropriado

Quando falamos em atividade física ou esportes de maneira geral, as vestimentas devem ter algumas características básicas, como leveza e secagem rápida. Essas qualidades advêm prioritariamente do tipo de tecido, que não só permite essas funcionalidades como garante o conforto.

Atualmente a tecnologia têxtil evoluiu a tal ponto que muitas dessas alternativas mais modernas são capazes de proporcionar uma proteção ativa contra os raios ultravioleta emitidos pelo sol. A elasticidade, a leveza e a resistência também são outros benefícios que costumam estar atrelados a essas novas tecnologias.

Para quem busca fazer trekking, essas são as escolhas ideais. Essas calças normalmente são fabricadas em tecido sintético (poliéster ou poliamida) e, por isso, são mais resistentes a rasgos e variações de temperatura e são mais leves e confortáveis do que os modelos tradicionais, que são pesados e bem menos eficientes.

Vale ressaltar que a escolha da sua roupa está diretamente relacionada com sua segurança em atividades outdoor, isso porque em ambientes mais severos, a qualidade da sua vestimenta pode proteger ou prejudicar sua atividade. 

Como o conforto muda sua experiência no trekking

Caminhar por longas horas em terreno irregular pode ser um desafio e tanto. Inclusive, existem percursos que colocam em prova nossa resistência física e mental. Ter conforto durante esses momentos é imprescindível para conseguir aproveitar todo o trajeto de maneira segura e sem riscos para saúde.

Isso significa que botas apropriadas, mochila, jaqueta corta-vento e demais itens são realmente indispensáveis para quem busca uma aventura segura e livre de infortúnios. Falando especificamente de uma calça, o modelo adequado pode garantir mobilidade, flexibilidade e proteção contra alguns agentes externos, como sol, chuva e vento gelado.

Lembre-se de que, em locais com temperaturas mais baixas, por exemplo, é muito importante manter-se seco para evitar o risco de hipotermia, que pode causar graves danos à saúde. Em climas mais quentes, o maior risco fica por conta da desidratação e hipertermia, que acontece em exposição excessiva ao sol.

Em ambos os casos, a vestimenta tem impacto direto na sua segurança e, por isso, ressaltamos que as roupas esportivas apropriadas são fundamentais para sua atividade ao ar livre.

Não se esqueça do número adequado

Antes de comprar sua calça, verifique o tamanho correto. Pode parecer redundante, mas a maior parte das pessoas utiliza números que estão um pouco acima do seu manequim e, quando falamos de atividades esportivas, essa escolha pode provocar alguns desconfortos.

O mais evidente, nesse caso, é a calça folgada, que pode cair ao longo do percurso. Outro problema comum mas menos aparente é o tamanho da bainha, que pode desenrolar ou acabar enroscando no calçado ao longo da caminhada. Esse é um ponto que deve ser da sua atenção, especialmente em ambientes que são acidentados e já apresentam, naturalmente, risco de queda.

Fora essas questões, é igualmente importante não utilizar uma calça que está apertada. Roupas muito justas — a não ser que se trate de legging ou segunda pele — podem provocar assaduras, micoses e vários outros problemas e desconfortos durante a prática esportiva, sendo completamente desaconselhadas. 

Por isso, tire suas medidas e certifique-se de estar adquirindo uma calça que esteja de acordo com o seu corpo. Lembre-se que o trekking costuma ser bem longo, e perdurar essas horas com roupas erradas pode fazer você repensar toda a aventura em poucos minutos.

Compre com quem sabe do assunto

Aqui na Columbia, somos especializados em roupas e materiais esportivos voltados para a prática de atividades outdoor e, ao longo da nossa existência, ganhamos inúmeros prêmios que comprovam nossa eficiência e inovação no mercado.

Fabricamos alguns modelos diferentes de calça de trekking e podemos afirmar que nossas vestimentas são únicas. Elas garantem proteção contra raios UV e ajudam a dispersar e a secar o suor de maneira mais rápida, fazendo com que você permaneça sempre protegido e seco durante a caminhada de qualquer duração.

Se está em busca de um produto moderno, resistente, capaz de atender suas expectativas, recomendamos que você visite nossa loja virtual e veja alguns dos modelos disponíveis. Temos certeza de que você não se arrependerá!

Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!