luvas para o frio

Entenda como escolher as melhores luvas para o frio e neve!

As luvas para o frio são acessórios indispensáveis para quem enfrentará baixas temperaturas, seja na natureza ou em ambiente urbano. Como todos sabemos, o frio intenso pode provocar inúmeros desconfortos e até mesmo danos à saúde. Por conta disso, é fundamental saber escolher os melhores modelos.

Diferentemente do que muitas pessoas pensam, as alternativas maiores e mais pesadas nem sempre são as mais eficazes ou seguras. Existem vários fatores que determinam se um par de luvas é apropriado para uma atividade ou ambiente. E é sobre eles que falaremos com maior profundidade ao longo deste post.

Em princípio, você deve saber que uma má escolha pode se tornar uma “porta de entrada” para a diminuição da temperatura corporal e provocar, pela falta de isolamento térmico, a diminuição dos movimentos mais refinados. Além disso, o frio intenso pode causar dores e outros desconfortos.

Para que você evite esses problemas, vale a pena ficar por dentro das informações mais importantes sobre o assunto. Gostou da ideia? Continue a leitura do post até o final!

Avalie o material da luva antes de comprar

Antes de comprar seu par de luvas, é importante ter atenção ao material com o qual foi confeccionado. Durante muito tempo foram utilizadas fibras vegetais e animais (como o algodão e a lã) e, por conta desse uso extensivo, tornou-se comum associar esses materiais com o que há de melhor.

A princípio, não há nada de errado com esses materiais. Entretanto, a situação muda de figura quando começamos a analisar as fibras sintéticas e os modelos de luva mais modernos. Em quase qualquer circunstância, as fibras sintéticas são mais leves, resistentes (a rasgos e às mudanças de temperatura) e são capazes de reter o calor com maior eficiência.

Tudo isso acontece por conta das pesquisas e desenvolvimentos que acompanham os produtos mais atuais. Assim, esses acessórios proporcionam maior performance e conforto para aqueles que estão praticando algum esporte ou simplesmente querendo fugir do frio.

Note que as fibras sintéticas também são mais duráveis e fáceis de lavar. Além disso, dificilmente mancham como os modelos antigos. Outra característica comum dos tecidos sintéticos é que eles podem ser impermeáveis; e esse é o nosso tópico seguinte. Alguns exemplos de fibras sintéticas são o poliéster, a poliamida e o elastano.

Veja se a luva é impermeável

A impermeabilidade é uma qualidade que merece a sua atenção. No frio, a última coisa que você quer (ou precisa) é se molhar, certo? Ficar com as roupas (ou as mãos) encharcadas pode resultar na diminuição da temperatura corporal, o que consequentemente aumenta o seu desconforto.

As luvas são impermeáveis garantem que as suas mãos permaneçam secas mesmo nas condições climáticas mais severas. Em esportes de inverno, a proteção e a aderência das luvas são fundamentais para o desempenho da atividade física. Para aqueles que enfrentam neve, chuva e ambientes mais úmidos, contar com essa funcionalidade é um diferencial que não pode deixar de ser enfatizado.

As pessoas que fazem trilhas ou até mesmo praticam o camping em ambientes com temperatura abaixo de zero também devem optar por esses tipos de pares para conseguir mais segurança. Inclusive, recomenda-se levar mais de um par para quem passará alguns dias na natureza.

Analise a parte das palmas do par de luvas

Outro ponto que deve ser do seu conhecimento é que, em um bom par de luvas, a região das palmas apresenta um material diferente das outras partes. Isso acontece porque, nessa parte interna das mãos, é preciso ter mais aderência e segurança para realizar as inúmeras atividades que podem surgir ao longo do dia.

Uma das reclamações mais comuns das pessoas que precisavam usar esse acessório no passado era a dificuldade para realizar algumas tarefas simples do cotidiano, como amarrar um cadarço. Atualmente, isso não é mais um problema, e alguns diriam até mesmo que as luvas ajudam bem em inúmeras atividades.

O fato é que, hoje, as alternativas mais adequadas no mercado contam com um “grip” maior na parte das palmas. Contudo, essa característica só é encontrada em materiais esportivos e em marcas que realmente se preocupam com a performance e conforto dos seus clientes.

Aqui na Columbia, você encontra todos esses benefícios e ainda pode observar modelos que foram projetados para as condições climáticas mais extremas. Nossas luvas para frio intenso, por exemplo, além de mais robustas, garantem funcionalidades diferentes para cada tipo de empreitada.

Verifique o tamanho das luvas antes da compra

Por fim, não se esqueça de observar o tamanho das luvas antes de comprá-las. Luvas folgadas caem a todo momento e acabam criando aberturas que deixam o ar mais frio entrar, o que dificulta a manutenção da sua temperatura corporal. Esse problema é praticamente impossível de ser revertido e, em locais com temperaturas baixas, um tamanho mais largo significa menor isolamento térmico; consequentemente, maior sensação de frio.

Em contrapartida, se as luvas muito forem apertadas, elas podem prejudicar a sua circulação sanguínea. Mesmo que elas esquentem, esse fato pode prejudicar os movimentos das suas mãos e, em situações extremas, também fazer com que elas permaneçam menos aquecidas por conta dessa restrição do fluxo sanguíneo.

Para não errar, o ideal é observar a tabela de tamanhos no site. A Columbia disponibiliza todas as medidas que podem ser do seu interesse. As especificações incluem a circunferência e demais pontos que são fundamentais para fazer uma boa escolha.

Seguindo todas essas orientações, temos certeza de que você conseguirá comprar as melhores luvas para o frio e a neve. Não se esqueça de que, em ambos os casos, as características mencionadas até aqui devem ser observadas para a sua própria segurança. Um ponto importante é que, no frio, os materiais devem ser ainda mais robustos e impermeáveis para garantir a sua proteção.

Gostou do post? Entre no nosso site e veja mais sobre os nossos pares de luvas — temos inúmeros modelos que podem auxiliar você na sua jornada pela natureza. Conte com a gente e veja a nossa gama de produtos antes de se aventurar — garantimos sua satisfação!

Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!