esportes de verão

Conheça 8 esportes de verão e como praticá-los

Verão é sinônimo de férias e tempo livre para atividades em puro contato com a natureza. Por isso, praticar esportes de verão é uma excelente maneira para deixar o seu dia mais animado e produtivo, além de melhorar sua qualidade de vida.

De olho em seu bem-estar, vamos mostrar neste post 8 modalidades que podem ser praticadas nesse período, seja na praia ou na montanha. Confira com a gente!

Veja o que são os esportes de verão

Os esportes de verão são as atividades físicas que podem ser praticadas em destinos tradicionais dessa época do ano, como praias, montanha e parques. Eles podem ser na modalidade individual ou em grupo, sempre ao ar livre e aproveitando as belezas naturais do local.

Assim, permitem aproveitar o tempo com mais qualidade, além de ajudar na manutenção da saúde em um momento em que grande parte das pessoas está de férias.

Conheça os principais esportes de verão

Agora que você já está por dentro do assunto, vamos explicar quais são os esportes de verão mais praticados!

1. Caminhada

O primeiro esporte, e talvez o mais conhecido por todos, é a famosa caminhada. Ela é indicada para pessoas de todas as idades, e é uma excelente atividade para aproveitar o tempo de maneira saudável.

Pode ser feita em uma orla ou em uma estrada de terra no campo. A caminhada faz com que o dia comece bem ou termine com um ar de dever cumprido. É uma excelente atividade para ser praticada em família, e ainda abre espaço para outros prazeres, como uma água de coco ou um açaí após o término.

2. Canoagem

A canoagem pode ser praticada em um caiaque ou até mesmo em um bote de rafting. O esporte exige bom preparo físico e é ideal para locais que tenham mar, lago ou corredeiras.

Muita gente aproveita o verão para desfrutar da canoagem em razão das boas condições climáticas, principalmente em dias sem a presença de chuva.

3. Slackline

Duas árvores, um elástico, e o palco está montado para a prática do Slackline. Após montar o equipamento, as pessoas se equilibram e fazem movimentos em cima do elástico, inclusive acrobacias.

No entanto, o esporte exige muita técnica e habilidade. Mas quem vê alguém praticando logo quer tentar. Com o tempo favorável, vale a pena se aventurar. Quem sabe você não se familiariza e começa a levar a sério o Slackline? Basta se permitir!

4 . Frescobol

Quem nunca viu alguém jogando frescobol na praia? Trata-se de um esporte de verão que tem presença garantida pelos quatro cantos do litoral brasileiro.

Inventado no Brasil, nada mais é do que um jogo no qual dois participantes precisam manter a bolinha no ar batendo em raquetes. Quem conseguir bater bola por mais tempo se sobressai no jogo. O frescobol também exige técnica e muito preparo físico. É uma ótima atividade para perder calorias e se divertir!

5. Stand up paddle

O stand up é um mix de surfe com remo que chegou ao Brasil para ficar. Pode ser praticado no mar ou em represas. Trata-se de um pranchão em cima do qual a pessoa se equilibra e vai remando em direção ao destino escolhido.

A prática exige equilíbrio, força física e muita atenção com a segurança. O uso de colete salva-vidas é fundamental.

6. Cascading

Esse é um esporte para quem gosta de cachoeiras no período de verão. O cascading, ou canionismo, é a descida de cachoeiras em uma espécie de rapel, aproveitando as pedras no apoio dos movimentos.

É um esporte muito refrescante, que libera adrenalina e ainda é gratificante. Para praticá-lo, é preciso conhecer técnicas de rapel e de escalada.

7. Trekking

O trekking é uma caminhada na montanha ou em trilhas em praias e ilhas. Com ele, os praticantes desfrutam da natureza e ainda movimentam o corpo, sempre chegando a destinos paradisíacos. Inclusive, em alguns roteiros, o trekking é o único meio de transporte existente.

O esporte proporciona relaxamento e contato direto com a natureza, sendo um excelente meio de interação. Por meio do trekking, muita gente se conhece e troca experiências ao longo dos trajetos, ou seja, além de fazer bem para a saúde física, auxilia na saúde mental.

8. MTB

Andar de bike por si só já é uma delícia. Agora, imagine fazê-lo em trilhas com visuais fantásticos! O MTB é um esporte que proporciona isso. As trilhas existem em muitas regiões, o que torna o MTB um esporte de verão com presença garantida no Brasil. Você pode ir até uma cachoeira, o alto de uma montanha ou um mirante de deixar os queixos caídos.

O bom do MTB é que você pode praticá-lo em qualquer hora do dia, inclusive à noite, fazendo do seu verão um momento único de puro prazer. A dica é sempre utilizar os equipamentos de proteção necessários e pedalar em grupo e não deixe de se hidratar.

Utilize equipamentos adequados nos esportes de verão

Praticar esportes de verão é tudo de bom, mas são necessários alguns cuidados para que saia como programado. O primeiro deles é sempre manter boa hidratação em razão do forte calor, além de se proteger contra os raios solares por meio de um filtro.

Utilize camisetas apropriadas e um tênis correto no caso de caminhadas ou trekking. Para o cascading, é importante o acompanhamento de profissionais especializados. Lembre-se também do colete salva-vidas na canoagem e stand up paddle. Além disso, tenha sempre um boné para se proteger do sol, uma jaqueta para a chuva, que é comum nessa época do ano, e uma camiseta com proteção solar.

Portanto, aproveite os esportes de verão e transforme os seus momentos sempre para melhor! E continue conosco, com a certeza de que estaremos produzindo conteúdos sintonizados com o seu estilo de vida!

Gostou do nosso post? Que tal receber artigos como este em seu e-mail? Assine agora mesmo a nossa newsletter!

Omni-Shade

Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!