Vale a pena investir em uma mochila própria para o esporte?

As mulheres, mesmo as que não são muito fãs, costumam ter uma bolsa para cada ocasião: uma de festa, uma para o trabalho, outra para sair. Os homens também não ficam para trás, já que muitos usam uma mochila ou pasta para o trabalho e, ultimamente, a tendência de bolsas masculinas tem aumentado.

Se temos uma mochila ou bolsa específicos para as situações do dia a dia, por que não ter uma também para a prática de atividades físicas? Neste texto, você vai conhecer os benefícios de investir em uma mochila para esporte, aprendendo suas principais características e diferencias. Você ainda vai saber como escolher o modelo ideal. Boa leitura!

Por que investir em uma mochila para esporte?

Se você já teve a experiência de fazer uma trilha com uma mochila comum — como a do seu notebook, por exemplo —, sabe que é extremamente desconfortável. Você chega no fim do dia com os ombros doloridos e tensos, pois usou um equipamento que não foi feito para isso. Então, vamos conferir alguns benefícios e características de uma boa mochila esportiva.

Material

Uma das principais características da mochila esportiva é o material. Ele deve ser resistente para suportar o peso dos equipamentos e acessórios, mas também não pode ser um tecido muito grosso para não acrescentar peso — sim, o peso da mochila vazia faz diferença na trilha.

Um diferencial é a impermeabilidade. Se você for enfrentar chuva, fazer trilha para uma cachoeira ou atravessar rios, ter uma mochila impermeável é essencial.

Acabamento

Pode parecer bobagem, mas o acabamento faz toda a diferença. Os zíperes e fechos precisam ser reforçados, para aguentar a pressão quando a mochila está cheia e pesada. A costura também precisa ser bem feita e reforçada, para não romper e abrir no meio da sua viagem.

Durabilidade

Outro benefício de investir em uma mochila específica para esportes é a questão da durabilidade. Ela foi feita para suportar o peso, a movimentação ao caminhar e correr e o contato com a natureza ( galhos, terra e chuva). Usar uma mochila qualquer para atividades outdoor vai diminuir o tempo de vida dela, trazendo prejuízos.

Suporte

Uma boa mochila para o esporte vai oferecer um sistema de suporte das cargas diferenciado. Ele é feito de modo a dividir o peso da mochila e promover a sustentação dela sem sobrecarregar os ombros, causando dor e tensão. É claro que isso não significa que você não vai “sentir” a mochila, mas vai ser mais tranquilo com o sistema de suporte.

Compartimentos

Bolsas e mochilas esportivas têm vários compartimentos e acessórios que são muito úteis para a organização do equipamento. Elas costumam ter bolsos externos para guardar itens pequenos; bolsos internos e “secretos” para guardar os itens de valor e indispensáveis, como documentos e dinheiro.

A organização desses compartimentos, onde eles são colocados, é pensada para cada atividade e tipo de mochila. Uma mochila cargueira, por exemplo, precisa ter mais espaços que uma bolsa para academia.

Capacidade de carga

Cada tipo de mochila esportiva suporta uma quantidade de peso, que costuma ser muito maior em relação à mochila comum. Elas têm diferentes categorias, cada uma com uma capacidade máxima de carga. Isso garante que você vai ter à sua disposição um tamanho de mochila ideal para as suas necessidades, sabendo que ela suporta o peso e não vai te deixar na mão.

Como escolher o modelo ideal?

Vendo os benefícios de ter uma mochila para esporte, você deve estar pensando em como escolher a melhor para você. O primeiro passo é avaliar qual é o esporte e quais as situações que você vai enfrentar.

Por exemplo, você vai fazer corrida de montanha ou trekking? No trekking, serão travessias, trilhas de um dia ou pernoite? Cada caso requer uma mochila específica. Não dá pra fazer corrida com uma mochila cargueira, nem fazer travessia com uma mochila de ataque.

Sabendo qual a finalidade da mochila, escolha o tamanho, tanto em relação à carga como ao seu corpo. Ela precisa ter o tamanho ideal para as suas necessidades e itens que são necessários carregar. Ela também não pode ficar desproporcional ao seu corpo, ou seja, não pode ficar nem pequena e nem grande demais.

Analise todas as características da mochila, as facilidades e os benefícios que ela oferece. Uma dica é sempre procurar e valorizar a funcionalidade do equipamento. Às vezes, a mochila que você achar mais bonita não vai ser funcional para as suas necessidades. Mas isso não significa que beleza e funcionalidade são itens excludentes. O melhor dos dois mundos é quando você consegue os dois no mesmo item.

Onde comprar uma mochila esportiva?

Por fim, resta saber onde comprar a mochila ideal. Você já sabe o que analisar e como escolher. Para comprar a sua, procure uma loja específica de artigos esportivos, de preferência especializada em aventura.

A Columbia — sim, vamos falar da nossa loja — é uma das maiores marcas no ramo de aventura e esportes. Somos uma loja confiável, oferecemos produtos de qualidade e com excelente custo benefício. Pode pesquisar sobre a nossa reputação, somos muito bem falados no mercado.

A vantagem de comprar na nossa loja online é que você encontra uma variedade de modelos, para quase todos os esportes. Isso aumenta as chances de encontrar a mochila ideal. Outra vantagem é a questão da facilidade, já que você não precisa ir até uma loja física e o produto é entregue na sua casa ou outro endereço de preferência.

E aí, vale ou não vale a pena investir em uma mochila para esporte? Com tantos benefícios que ela oferece, podemos dizer que vale sim o investimento. Seguindo as nossas dicas, você vai encontrar a mochila ideal para suas aventuras outdoor: uma em que caiba seu tênis ou bota e todos os outros equipamentos necessários!

Se você concorda com a gente e também acha que vale o investimento, entre na loja online e confira nossa sessão de mochilas. Com certeza, você vai encontrar uma adequada para suas necessidades!

Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!