Onde fica Valle Nevado e o que fazer na região? Veja aqui!

O clima tropical do Brasil faz com que as estações sejam de muito sol e calor em grande parte do país. Apesar da temperatura agradável, muitas pessoas gostam de curtir um friozinho e aproveitar o ambiente mais fresco e gelado.

Se você se identifica com essa descrição, certamente, vai adorar viajar para locais com neve.

Um dos principais destinos de inverno dos brasileiros está bem pertinho, no Chile. O país é famoso pelo clima ameno e também é onde fica Valle Nevado, a famosa estação de esqui.

O local atrai milhares de turistas todos os anos. E não é à toa. A sua beleza traz a melhor experiência dos Andes e encanta visitantes de todas as partes do mundo.

Está pensando em passar as férias curtindo o clima frio e praticando esportes de inverno? Então, este artigo foi feito para você! Vamos apresentar as principais dicas do que fazer na região do Valle Nevado. Confira!

O que é o Valle Nevado?

O Valle Nevado é nada mais, nada menos do que a estação de esqui mais famosa de todo o Chile. Na realidade, trata-se de um grande resort de esqui formado por centenas de pistas. Cada uma é voltada para um público específico, desde os iniciantes, intermediários, avançados e especialistas e até mesmo para crianças.

Situada no coração da Cordilheira dos Andes, a região alcança mais 3.200 metros de altitude. Devido ao seu tamanho, beleza e imponência, Valle Nevado é considerada o maior centro de esqui de toda a América do Sul.

A atração conta com uma excelente infraestrutura, com diversas pistas para esquiar, redes de hotéis, restaurantes e bares, lojas de vestuário e suvenir, piscinas aquecidas ao ar livre, saunas, teleféricos, espaço de recreação para crianças e várias outras opções para o entretenimento.

Isso significa que mesmo aqueles que não têm tanta habilidade assim com o esporte também vão conseguir se divertir bastante na região.

Onde fica Valle Nevado?

A estação de esqui está localizada a cerca de 60 quilômetros (o equivalente a 1h30) de Santiago, a capital do Chile.

Desde a saída da cidade, já é possível se encantar com as paisagens formadas pelas Cordilheiras, cadeias de montanhas cobertas de neve que contrastam com o céu azul-claro. A vista panorâmica é ideal para tirar fotos incríveis!

Existem muitos voos diretos que utilizam a rota do aeroporto internacional de Santiago e passam por cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Buenos Aires, Atlanta, Houston, Los Angeles, Nova York, Miami e várias outras regiões.

No próprio aeroporto internacional de Santiago, é possível contratar serviços de aluguel de carros (táxis, por exemplo) e comprar passagem de ônibus e micro-ônibus que passam pelas principais regiões da cidade. Tudo com muita segurança e conforto.

Ao sair do aeroporto, deve-se pegar a rodovia Costanera Norte a leste até chegar à saída da rodovia, La Dehesa Sur; então, siga pela estrada para Farellones até localizar o desvio indicando o trajeto para o Valle Nevado.

Qual é a melhor época do ano para conhecer o Valle Nevado?

A temporada de esqui dura, em média, 4 meses (junho a setembro), que é quando a neve cai em maior quantidade e com mais frequência, além da alta probabilidade de nevascas mais fortes. Essa é a alta temporada do Valle Nevado, que é quando as atrações ficam mais cheias, os hotéis ficam lotados e os preços sobem.

De toda forma, a época de neve pode variar conforme as condições climáticas do local. Por isso, o ideal é consultar o site oficial da estação do Valle Nevado e ficar por dentro do calendário divulgado e das principais informações.

De toda maneira, é possível encontrar brasileiros na região em todas as épocas do ano.

Como é o clima do local?

Valle Nevado tem um clima frio durante o ano todo. Contudo, no inverno, as temperaturas chegam a índices negativos. Além disso, é a época em que as pistas de esqui são abertas para os visitantes.

De qualquer forma, inverno ou verão, há opções de entretenimento o ano todo: é possível fazer trekking e andar de bicicleta, por exemplo.

O que fazer no Valle Nevado?

A boa notícia é que não é cobrada entrada para acessar o Valle Nevado. O turista só vai ter de pagar pelas atrações que escolher: teleférico, aluguel de roupas, sauna, piscinas, restaurantes, aulas de esqui e outras opções. Os preços variam conforme a temporada. Vamos apresentar, a seguir, as principais atrações.

Parque de los Farellones

A estação de esqui Los Farellones está localizada a cerca de 1 hora de Santiago, a 2500 metros de altitude. Ela é, na verdade, a interseção de dois povoados e faz parte do complexo El Colorado. O parque oferece diversas outras atrações, como:

  • teleférico;
  • tirolesa;
  • tubing (tobogã na neve);
  • fat bike.

Estação La Parva

A estação de esqui La Parva fica nos arredores de Santiago. Atualmente, é um dos maiores pontos turísticos quando o assunto é turismo na neve e esportes de inverno.

Situada a praticamente 2800 metros acima do mar, a atração conta com 38 km de pistas para esquiar e cerca de 40 pistas próprias, todas divididas conforme o nível de experiência do visitante: iniciante, intermediário, avançado e especialista.

Estação El Colorado

El Colorado é considerada a estação de inverno mais antiga e cobiçada entre os chilenos.

A região apresenta cerca de 20 pistas de esqui e uma ótima infraestrutura hoteleira e gastronômica, além de um sistema tecnológico que produz neve artificial. Com isso, o parque pode oferecer excelentes condições de esqui durante toda a temporada de inverno.

Agora que você já sabe onde fica Valle Nevado e as suas principais atrações, já pode começar a montar o seu roteiro e planejar melhor a sua viagem de inverno para o Chile.

Não se esqueça de levar roupas apropriadas (jaquetas, casacos, vestir-se em camadas e botas adequadas) para suportar o frio e bastante disposição e animação.

Siga a Columbia no Facebook, e Instagram e receba nossas publicações com matérias exclusivas sempre em primeira mão!

Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!