Roupas e calçados para neve: como se proteger do inverno no hemisfério norte?

Se você curte fazer viagens internacionais, provavelmente já visitou locais que têm neve. Muitas cidades da Europa e de países como Estados Unidos e Canadá são famosas por ficarem cobertas de branco na estação mais fria do ano. E o que todas elas têm em comum? Estão localizadas no Hemisfério Norte.

Nessa metade do globo terrestre o inverno inicia por volta do dia 21 de dezembro e termina aproximadamente no dia 21 de março. Portanto, se você pretende fazer um passeio na área a partir do fim do ano, precisa se preparar para não sofrer com as baixas temperaturas.

Um dos principais cuidados deve estar relacionado ao vestuário e escolha dos acessórios. Com o objetivo de ajudar nesse processo, listamos algumas das melhores opções de roupas e calçados para neve. Acompanhe e saiba o que levar na bagagem!

Priorize jaquetas com isolamento térmico

Já percebeu que no frio as pessoas costumam se vestir criando camadas? Trata-se de uma estratégia interessante para adotar em suas viagens a destinos gelados. Afinal, ao usar roupas com espessuras diferentes, você consegue se adequar tanto às temperaturas das áreas externas quanto aos ambientes internos climatizados — basta tirar ou colocar as peças de acordo com a necessidade.

As jaquetas pesadas geralmente finalizam a composição da parte superior do corpo durante o inverno. Porém, é preciso atenção: ao visitar lugares com neve, priorize modelos com isolamento térmico, fabricados com material impermeável e que tenham costuras seladas. Esse cuidado quanto à composição da peça é essencial, visto que a neve não só esfria em contato com o corpo, como também molha.

Invista em blusas e calças baselayer

Ainda falando de camadas, vamos para as peças mais internas, ou seja, aquelas que têm contato direto com a pele. Você pode até pensar que tecidos feitos com fibras naturais resolvem, mas não se engane. Camisetas de algodão, por exemplo, são contraindicadas justamente por molharem com facilidade — se você chegar a suar, vai sentir o corpo encharcado o tempo todo e, consequentemente, maior sensação de frio.

Para evitar problemas com umidade entre a pele e o tecido, o ideal é investir em produtos especiais e projetados para eliminar o suor rapidamente. As blusas baselayer, também conhecidas como segunda pele, são ótimas opções. Elas costumam ter manga comprida e são fabricadas com material sintético que, apesar de ficar ajustado ao corpo, oferece boa elasticidade.

Também há modelos de calças nesse estilo, portanto, o ideal é combinar baselayers na parte de cima e de baixo para criar uma base protetora. Depois disso você já pode investir nos casacos e blusões para garantir o isolamento térmico necessário. Já as pernas podem receber calças jeans ou peças com tecido impermeável como última camada.

Cubra as mãos com luvas

Proteger as mãos também é essencial, especialmente se você é daquelas pessoas que costumam sofrer com as extremidades do corpo sempre geladas. Não insista nas luvas comuns ou em modelos simples de lã. Para enfrentar a neve e o vento cortante, você vai precisar adquirir um par mais resistente e feito com tecido impermeável — mesma regra da jaqueta para não molhar a pele.

Já existem no mercado luvas especiais para baixas temperaturas que, além de manterem as mãos quentes, garantem mais conforto para o usuário. Você não quer perder a oportunidade de tirar fotos de belas paisagens, de praticar esportes ou de provar uma bebida quente por falta de mobilidade nos dedos, certo? Portanto, tenha muito cuidado na escolha desse tipo de acessório.

Utilize um gorro firme

Você já deve ter ouvido falar que também perdemos calor pela cabeça, e isso é verdade. Tudo bem que é pouca coisa, mas uma touca pode fazer a diferença no conforto e dar aquela sensação agradável de proteção. A vantagem é que existem diversos modelos no mercado, com cores e estilos para todos os gostos de homens, mulheres e crianças.

Para potencializar a manutenção do calor, procure gorros compridos, que possam cobrir bem a região da testa e as orelhas. A peça também deve ter tamanho adequado para que fique firme na cabeça e não saia voando durante uma rajada de vento mais brusca.

Prefira cachecóis longos

Esse acessório também é indispensável durante um passeio pela neve, principalmente se a jaqueta ou sobretudo que você estiver utilizando não cobrir todo o pescoço. Modelos de poliéster ou viscose são boas opções, visto que os tecidos sintéticos sempre serão melhores quando o objetivo for evitar a umidade do suor ou da neve derretida.

A escolha do cachecol deve considerar o estilo do usuário e também sua necessidade de proteção. Pessoas que tendem a sentir muito frio, por exemplo, podem apostar em peças mais longas — elas permitem dar mais voltas no pescoço e, assim, criar uma espécie de gola grossa na região.

Adquira um par de botas especial

Embora muita gente pense o contrário, os tênis não são bons calçados para neve. Isso porque a maioria não combina as características que são essenciais para proteger os pés do frio e da umidade. A alternativa, em todo caso, é utilizar botas fabricadas especialmente para esse tipo de condição.

Para começar, o par escolhido deve ser impermeável e ter forro de qualidade para garantir isolamento térmico. Também avalie a parte de baixo da bota, afinal, neve derrete e tende a tornar o chão escorregadio. Para evitar quedas e obter conforto na pisada, escolha modelos com solado de borracha antiderrapante. Há várias opções com tecnologia que maximiza a tração, mantendo você confiante durante a caminhada.

Por fim, certifique-se de que a bota traz elementos que facilitam a fixação, a exemplo de ilhós em metal, cintas e cadarços reforçados. Combinado com meias sintéticas leves, esse tipo de calçado manterá seus pés aquecidos e prontos para enfrentar qualquer terreno em baixas temperaturas.

Os itens listados vão deixar sua próxima aventura de inverno muito mais agradável. Para isso, faça pesquisas e confie em quem entende do assunto. Basta adquirir suas roupas e calçados para neve em empresas especializadas na fabricação de produtos para o frio.

Se tem interesse em peças de qualidade, que tal começar a busca agora mesmo? Entre em contato conosco e conheça nossas opções de calçados e vestuário.

Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!