Roupas para se proteger do sol: conheça essa tendência

Os efeitos nocivos causados pelos raios solares são uma preocupação constante na vida das pessoas conscientes, que se preocupam com a própria saúde. Por isso, a proteção contra os temidos raios UV deve ir muito além da utilização de protetor solar e óculos de sol.

Cientes desse fato, as empresas de indústria têxtil passaram a oferecer diversos modelos específicos de roupas para se proteger do sol e que foram confeccionadas especialmente para essa função.

Pensando nisso, vamos apresentar um panorama sobre os principais modelos e suas características. Acompanhe a leitura!

Por que escolher uma proteção contra o sol?

Em regra, um bom protetor é capaz de bloquear e deter os efeitos nocivos dos raios UVB. Contudo, a grande maioria deles ainda não é capaz de proteger contra os temidos raios UVA. Os raios UV podem ser classificados em três modalidades:

  • UVB: atingem a derme superficial e causam queimaduras de sol, vermelhidão e descascamento da pele;
  • UVA: atingem a pele mais profundamente e causam danos. O resultado a longo prazo é o envelhecimento celular precoce e o câncer de pele;
  • UVC: são os mais perigosos. Contudo, não há motivos para temê-los por enquanto, pois eles não conseguem ultrapassar a camada de ozônio.

Como funcionam as roupas para se proteger do sol?

O investimento nesse tipo de tecnologia permitiu a criação de roupas fabricadas com tecidos especiais que asseguram a proteção contra os efeitos devastadores dos raios solares. Ao mesmo tempo, garantem uma perfeita transpiração e manutenção da temperatura adequada do organismo.

Assim, essas vestimentas oferecem uma espécie de barreira que impede a passagem da radiação ultravioleta, que pode provocar doenças na pele e até câncer. Os tecidos que têm essa tecnologia agem em um esquema que lembra os protetores de sol tradicionais do mercado.

Apesar de o protetor solar cumprir bem essa função, ele precisa ser reaplicado várias vezes ao longo do período em que você estiver em contato com o sol. Por outro lado, a roupa protege durante todo o tempo em que você usá-la.

Quem pode usar esse tipo de roupa?

Esse tipo de roupa é muito utilizado por atletas e pessoas que gostam de praticar esportes ao ar livre ou aquáticos, em que ficam expostos a uma grande intensidade de raios solares. Além disso, as peças com proteção solar são úteis para quem está planejando fazer uma viagem de aventura.

Essas roupas também costumam ser muito úteis para crianças, uma vez que a pele dos pequenos é muito mais sensível e deve ser bem cuidada. Soma-se a isso o fato de que o protetor solar não é recomendado antes de o bebê completar seis meses de idade e de que as crianças não querem ter suas brincadeiras interrompidas para a reaplicação do protetor solar.

Quais são os materiais utilizados?

Apesar de serem os mais recomendados para suportar o verão e temperaturas altas, os tecidos compostos por algodão, linho e acetato oferecem baixa proteção contra o sol. Por outro lado, o poliéster protege mais e é indicado para esportistas que passam grandes períodos de tempo em contato com os raios solares, como praticantes de trekking.

Os tecidos mais fechados e com cores escuras costumam proteger mais. Assim, camisas de cor clara feitas de algodão têm um FPS entre 5 a 9. Se ela estiver molhada, o FPS é reduzido. O mesmo vale para poliamida e outros tecidos mais tecnológicos que garantem alguma proteção.

Quais são as roupas com FPU 50+?

A tecnologia permitiu a confecção de roupas com FPU (Fator de Proteção Ultravioleta). Trata-se de uma espécie de medição que ajuda a conhecer o volume de radiação que atinge o tecido, independentemente da sua cor e do quanto consegue atravessar esse material. Um tecido feito com FPU 50 significa que apenas 1/50 da radiação solar consegue atravessar o material e atingir a pele, ou seja, 98% dos raios são bloqueados.

O que é a tecnologia de proteção solar?

As tecnologias de proteção solar são a grande aposta no ramo da moda funcional para oferecer proteção contra os raios UV. Essa inovação foi contemplada com o selo recomendação da instituição Skin Cancer Foundation para algumas patentes em especial.

Para um tecido ser considerado capaz de proteger do sol, ele precisa bloquear os raios UVA e UVB e atuando na prevenção de queimaduras na pele. As roupas são confeccionadas com malha fechada e utilizam componentes que absorvem e/ou refletem os raios solares.

Por sua vez, existem outros modelos que adotam pequenos pontos no exterior das roupas que oferecem propriedades refletivas e com tecido respirável. Isso significa que os raios solares UVA e UVB são bloqueados e refletidos para longe do organismo. Dessa forma, o corpo se mantém frio e protegido.

O material garante proteção solar de até UPF 50+, ou seja, consegue filtrar cerca de 98% da radiação que chega até a superfície da roupa. Lembrando que alguns modelos podem ter proteção menor, a depender do fabricante e até mesmo propósito de utilização.

Quais são as principais roupas com proteção UV?

Agora que você já sabe tudo sobre a parte mais técnica sobre o assunto, finalmente chegou o momento de falarmos quais são os principais modelos de roupa que oferecem proteção UV.

Na maioria dos casos, é possível utilizar essas peças durante o cotidiano. Entretanto, devemos sempre ressaltar que o objetivo principal dessas vestimentas é seu uso esportivo, uma vez que essas são as ocasiões que ficamos com maior exposição ao sol e precisamos de conforto para ter bom desempenho.

Veja abaixo quais são as roupas mais comuns do mercado.

Boné

Os bonés são famosos e até mesmo fazem parte da moda do público mais jovem. Seu uso é importante para quem passará bons momentos no sol, uma vez que ele protege toda a face e os olhos (indiretamente) dos raios UV.

Existem inúmeros modelos que podem combinar com vários estilos e peças de roupa. Porém, o ideal é sempre optar pelos produtos mais leves e confortáveis — especialmente se você fizer trekking ou outra atividade de longa duração.

Modelos respiráveis e com tecidos tecnológicos são uma tendência para o futuro e certamente são a escolha adequada para quem é mais aventureiro.

Camisetas

As camisetas com proteção UV são praticamente indispensáveis para aqueles que fazem atividades ao ar livre.

Quem pratica pesca esportiva, por exemplo, é extremamente beneficiado por esse produto, uma vez que é praticamente impossível permanecer coberto e protegido do sol o tempo todo em mar aberto ou em outros ambientes aquáticos.

Corredores e demais desportistas também recebem o mesmo benefício, especialmente se a atividade for de longa duração.

Vale ressaltar que existem modelos para ambos os sexos, com diversas estampas e cores diferentes. Mesmo na pesca ou em outro esporte, é possível manter o conforto sem sair do estilo.

Calças

Por fim, existem as calças que também apresentam proteção UV. Normalmente elas são de modelo legging — bem justo ao corpo — e servem como uma segunda pele (roupa térmica) para ajudar a aquecer o atleta e permitir grande amplitude de movimento.

Mais uma vez, devemos informar que existem modelos para ambos os sexos e todas as pessoas podem efetivamente se beneficiar desse tipo de vestimenta.

Seja você praticante de corrida, trekking, trilha ou qualquer outro esporte outdoor, a proteção dos membros inferiores é essencial, apesar de muitas vezes esquecida.

Outras roupas menos comuns

Além das roupas que acabamos de mencionar, ainda existem maiôs, sungas e diversos outros produtos mais específicos que também ajudam a proteger contra os raios UV.

Essas vestimentas, além de permitirem que o atleta permaneça protegido dos malefícios da exposição solar, conseguem garantir maior comodidade e rendimento no meio aquático.

Para essas opções, é importante fazer uma pesquisa mais aprofundada para conseguir encontrar o tamanho certo e até mesmo o material mais adequado para sua prática esportiva.

Existem inúmeras opções no mercado e certamente vale a pena investir nessas roupas e em outros acessórios para ter maior conforto e desempenho.

Onde encontrar esses produtos?

Os produtos oferecidos pela Columbia são uma boa pedida para quem quer praticar atividades físicas com conforto e sem descuidar da saúde. A linha de roupa com proteção solar inclui camisas, camisetas, calças, bermudas, bonés, protetores de pescoço e luvas.

Para garantir a proteção, a Agência Australiana de Proteção à Radiação e Segurança Nuclear (ARPANSA) criou uma norma que mede o nível de proteção contra os raios UV que são oferecidos por roupas confeccionadas com essa tecnologia.

Hoje em dia, com cada vez mais informação divulgada pela comunidade científica e pela medicina, não há desculpas para ficar exposto aos raios sem nenhum tipo de bloqueador solar. Por isso, as roupas para se proteger do sol são excelentes aliadas quando o assunto é proteção da pele e saúde.

Mas muito cuidado, pois, mesmo com o uso dessas roupas, é importante passar protetor solar para amenizar eventuais riscos. Se você seguir nossas dicas, com certeza vai ter uma experiência agradável e proveitosa!

Ficou interessado em adquirir roupas para se proteger do sol e garantir a saúde da sua pele? A Columbia Sportswear é um empresa global especializada na produção de roupas e calçados de qualidade para manter as pessoas aquecidas, secas, refrescadas e protegidas da ação dos raios solares. Conheça melhor nossos produtos!

 

Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!