Serras do Brasil

Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Quais são as principais serras do Brasil? Descubra!

Não existe nada melhor para um amante da aventura e natureza que encontrar um destino no quintal de casa. Um tipo que agrada a todos, oferece diversas opções de lazer, bem como experiências e níveis de dificuldade são as serras do Brasil.

Neste artigo, você vai conhecer mais sobre esse complexo geográfico, suas principais características e quatro opções incríveis para você visitar em território brasileiro. Vamos continuar?

Serras: entenda o que são e por que visitar

Se você voltar lá nas aulas de geografia da escola, vai se lembrar que as serras são um conjunto de montanhas e terrenos acidentados, que formam uma sucessão de picos e desníveis. Ela leva o mesmo nome da ferramenta por ser parecida com a fileira de dentes de uma serra.

Devido ao relevo, algumas serras podem ser de difícil acesso, mas com toda a certeza vale a aventura. Além de ver e conhecer de perto paisagens deslumbrantes, você pode praticar vários esportes outdoor. Trekking, escalada, rapel, rafting e parapente são só algumas das opções que você pode encontrar.

Outro fato interessante é que, devido à formação e altitude, muitas vezes as serras apresentam um clima diferente da região onde está localizada. Elas também são abrigo de animais em extinção e flora exótica. Vale a viagem, não é mesmo?

Paisagens incríveis: conheça as principais serras do Brasil

O Brasil é um país privilegiado em relação à extensão e ao relevo. Por isso, você encontra serras em todo o território, de norte a sul e leste a oeste. Com tantas opções de serras, vamos conhecer algumas para facilitar um pouco a escolha de aonde ir.

Serra da Canastra

A Serra da Canastra ganhou esse nome por causa do seu formato, que parece um baú. Ela é considerada um dos parques nacionais mais importantes do país. São mais de 200 mil hectares, abrangendo 6 municípios mineiros. Nela está a nascente do Rio São Francisco e espécies em extinção, como o tamanduá-bandeira e o lobo-guará.

As opções de atrações da região são inúmeras, contam com locais históricos, gastronomia, ecoturismo e aventura. Você pode experimentar o queijo canastra, conhecer cachoeiras, fazer trekking, rapel, passeios de bicicleta e 4×4.

Serra do Rio do Rastro

A Serra do Rio do Rastro fica localizada ao sul de Santa Catarina. Sua principal característica são as curvas fechadas e subidas íngremes, que exigem muita atenção e cautela na direção. Isso é compensado pelos mirantes no caminho e o visual incrível da vegetação.

Na região, você pode visitar o parque eólico, cânions, cachoeiras e várias opções de trekking. Para quem gosta de carne, as churrascarias são uma boa pedida. Uma das atrações mais famosas é o rafting, feito em várias partes da serra. As vinícolas são um charme à parte.

Serra dos Órgãos

O Parque Nacional da Serra dos Órgãos é um dos mais antigos do Brasil. São 20 mil hectares, distribuídos em três sedes, sendo a principal em Teresópolis. Ela oferece opções de lazer para todas as idades. Tem áreas de camping e piqueniques, cachoeiras, poços e trilhas para todos os níveis de dificuldade.

Entre as opções de esportes na montanha, encontramos o trekking, rapel e escaladas. Um dos picos mais famosos é o Dedo de Deus, considerado o marco inicial da escalada no país.

Serra de Pacaraíma

A Serra de Pacaraíma ou Pacaraimã fica no estado de Roraima, na fronteira entre Brasil e Venezuela. Um fato curioso é que a cidade sede da serra apresenta temperaturas mais baixas em relação às médias do estado. Por isso, ficou conhecida como “polo norte de Roraima”.

A parte brasileira do Monte Roraima faz parte dessa serra. Outros dois atrativos são o monte e o rio Kukenán. O trekking e a escalada são os principais esportes de aventura da região.

Agora você conhece algumas serras espalhadas no território nacional e já pode planejar sua próxima viagem de aventura. Escolha seu destino, monte seu roteiro, arrume a mochila e vamos explorar as serras do Brasil!

Se você gostou deste conteúdo, nos siga nas redes sociais. Lá você pode acompanhar as novidades e descobrir novos roteiros. Estamos no Facebook e Instagram!

Omni-Shade