Serras do Brasil

Quais são as principais serras do Brasil? Descubra!

Não existe nada melhor para uma pessoa apaixonada por aventura e natureza do que encontrar um destino que junte as duas coisas no quintal de casa. Um tipo que agrada a gregos e troianos, oferece diversas atividades de lazer, bem como experiências e desafios em vários níveis de dificuldade são as serras do Brasil.

Neste artigo, você vai conhecer mais sobre esse complexo geográfico, suas principais características e 8 opções incríveis para você visitar em território brasileiro. Vamos começar pela parte de cima do mapa, passar pelas principais serras de São Paulo e fechar no sul do país. Acompanhe!

Entenda o que são serras e por que visitá-las

Se você voltar lá nas aulas de geografia da escola, vai se lembrar de que as serras são um conjunto de montanhas e terrenos acidentados que formam uma sucessão de picos e desníveis. Elas levam o mesmo nome da ferramenta usada na marcenaria e na carpintaria por serem parecidas com a fileira de dentes de uma serra.

Devido ao relevo, algumas serras podem ser de difícil acesso, mas com toda a certeza vale a aventura. Além de você ver e conhecer de perto paisagens deslumbrantes, dá para praticar vários esportes outdoor. Trekking, escalada, rapel, rafting e parapente são só algumas das opções que pode encontrar.

Outro fato interessante é que, devido à formação e à altitude, muitas vezes as serras apresentam um clima diferente do que predomina na região onde estão localizadas. Elas também são abrigo de animais em extinção e de flora exótica. Vale a viagem, não é mesmo?

Serras: entenda o que são e por que visitar

Se você voltar lá nas aulas de geografia da escola, vai se lembrar que as serras são um conjunto de montanhas e terrenos acidentados, que formam uma sucessão de picos e desníveis. Ela leva o mesmo nome da ferramenta por ser parecida com a fileira de dentes de uma serra.

Devido ao relevo, algumas serras podem ser de difícil acesso, mas com toda a certeza vale a aventura. Além de ver e conhecer de perto paisagens deslumbrantes, você pode praticar vários esportes outdoor. Trekking, escalada, rapel, rafting e parapente são só algumas das opções que você pode encontrar.

Outro fato interessante é que, devido à formação e altitude, muitas vezes as serras apresentam um clima diferente da região onde está localizada. Elas também são abrigo de animais em extinção e flora exótica. Vale a viagem, não é mesmo?

Conheça as principais serras do Brasil

O Brasil é um privilegiado em termos de relevo e extensão. Por isso, você encontra serras em todo o país. Com tantas opções, reunimos algumas pensando em facilitar a montagem do seu roteiro para uma viagem de aventura inesquecível.

Serra de Pacaraíma

A Serra de Pacaraíma, ou Pacaraimã, fica no estado de Roraima, mais precisamente no planalto das Guianas, fronteira entre Brasil e Venezuela. Um fato curioso é que a cidade-sede da serra apresenta temperaturas mais baixas em relação às médias do estado. Por isso, ficou conhecida como “Polo Norte de Roraima”.

Também compõem essa serra o Monte Caburaí e o Monte Roraima, que têm 1.465 e 2.810 metros de altura, respectivamente. Outros dois atrativos são o rio e o Monte Kukenán, com 2.650 metros de altura. O trekking e a escalada são os principais esportes de aventura da região.

Serra da Canastra

O nome Serra da Canastra vem da sua forma, semelhante a um baú. Ela é considerada um dos parques nacionais mais importantes do país e um prato cheio para quem busca desenvolver pesquisas científicas, ter contato com a natureza e fazer turismo ecológico.

São mais de 200 mil hectares, abrangendo os seguintes municípios mineiros: Capitólio, Delfinópolis, São João Batista do Glória, São Roque de Minas, Sacramento e Vargem Bonita. Nela, estão a nascente do Rio São Francisco e algumas espécies em extinção, como o tamanduá-bandeira e o lobo-guará.

As opções de atrações da região são inúmeras. Há locais históricos, gastronomia, ecoturismo e aventura. Você pode experimentar o queijo canastra, conhecer cachoeiras e fazer trekking, rapel, passeios de bicicleta e de 4×4.

Serra dos Órgãos

O Parque Nacional da Serra dos Órgãos é um dos mais antigos do Brasil. São 20 mil hectares, distribuídos em quatro sedes no estado do Rio de Janeiro: Magé, Guapimirim, Petrópolis e, a principal, Teresópolis.

A Serra dos Órgãos oferece opções de lazer para todas as idades, como áreas de camping e piqueniques, cachoeiras, poços e trilhas para todos os níveis de dificuldade. Entre os esportes na montanha, encontramos trekking, rapel e escaladas. Um dos picos mais famosos é o Dedo de Deus, considerado o marco inicial da escalada no país.

Serra da Mantiqueira

Os mais de 500 quilômetros de extensão da Serra de Mantiqueira se espalham entre São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Um bom ponto de partida para o roteiro turístico por essa imponente cadeia montanhosa é a cidade de Bragança Paulista, a 90 quilômetros da capital do estado.

O ponto mais alto da serra é a Pedra da Mina, com quase 2.800 metros. Além disso, a região é composta de florestas da Mata Atlântica, áreas de proteção ambiental, rios, cachoeiras e muito mais. Se quiser viajar no inverno, leve coletes, jaquetas e blusões para se proteger das baixas temperaturas, dos nevoeiros e das geadas comuns por lá nos períodos frios.

Serra da Cantareira

Uma das serras de São Paulo mais conhecidas é a da Cantareira. O Parque Estadual conta com quase 8 mil hectares de mata atlântica, que abrangem os municípios de Caieiras, Guarulhos, Mairiporã, além da capital paulista. Ele é dividido em três grandes núcleos que atraem praticantes de trekking e até de mountain bike.

No Núcleo Engordador, você pode fazer uma trilha de bicicleta e duas a pé, percorrendo mais de 3 quilômetros. Já o Núcleo Praia Grande tem quatro trilhas. Uma delas recebe o mesmo nome desse trecho do parque e tem mais de 9 quilômetros. Por fim, o Núcleo Cabuçu oferece mais trilhas desafiadoras, como a da Cachoeira, e áreas de piqueniques.

Serra do Mar

O Parque Estadual Serra do Mar tem 332 mil hectares divididos em 10 núcleos que abrangem 25 municípios de São Paulo, começando na divisa com o estado do RJ e seguindo até o litoral sul paulista. Trata-se da maior parcela contínua de Mata Atlântica preservada no Brasil.

Suas vastas áreas de escarpas, planaltos e planícies litorâneas são abrigo para centenas de espécies de aves, répteis, mamíferos e plantas. Entre as atividades oferecidas, os destaques são:

  • trilhas para bicicleta e caminhada;
  • banho de rio e de cachoeira;
  • fotografia nos mirantes;
  • passeio de barco;
  • rafting;
  • montanhismo;
  • surf;
  • observação de aves.

Serra do Voturuna

A Serra do Voturuna tem como ponto mais alto o morro de mesmo nome, mas que também é conhecido como Morro Negro, com seus 1.217 metros. A serra fica entre os municípios de Santana de Parnaíba e Pirapora do Bom Jesus, a apenas 45 quilômetros de São Paulo.

Sua beleza natural atrai principalmente grupos de atletas e pessoas aventureiras que querem praticar esportes e caminhar pela mata passando por subidas íngremes. Outra experiência que vale a pena é se banhar na cachoeira. Porém, sua área é de propriedade privada e alguns pontos têm acesso restrito.

Serra do Rio do Rastro

A Serra do Rio do Rastro fica localizada ao sul de Santa Catarina, no município de Lauro Müller. Sua principal característica são as curvas fechadas e subidas íngremes, que exigem muita atenção e cautela na direção. Isso é compensado pelos mirantes no caminho e o visual incrível da vegetação.

Na região, você pode visitar o parque eólico, os cânions, as cachoeiras e fazer diversas opções de trekking. Para quem gosta de carne, as churrascarias são uma boa pedida. Uma das atrações mais famosas é o rafting, feito em várias partes da serra. As vinícolas são um charme à parte.

Agora você conhece algumas serras espalhadas pelo território nacional e pode planejar sua próxima viagem de aventura. Na hora de montar seu roteiro, avalie as características do destino para ver o que deve levar. Em resumo, providencie calça, jaqueta, tênis, mochila, entre outros acessórios úteis para explorar as serras do Brasil com conforto e segurança.

Se você gostou das sugestões, compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais para que seus amigos também vejam o que há nas serras de São Paulo, Minas Gerais e outros estados que apresentamos aqui.

Omni-Shade

Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!