tipos de jaqueta

Conheça 5 tipos de jaqueta outdoor e saiba como escolher o modelo ideal!

Muitas pessoas que gostam de praticar atividades ao ar livre, seja para curtir a natureza, seja para vivenciar momentos de pura emoção e adrenalina, costumam ter uma roupa em comum: a jaqueta! Afinal, a peça tem a função de proteger das intempéries climáticas que podem acometê-las durante as aventuras. Mas você sabe quais são os tipos de jaqueta mais usados por quem pratica esportes outdoor?

Cada atividade — trekking, alpinismo, montanhismo, esqui, snowboard, entre outras — exige um modelo específico de jaqueta a fim de evitar que os atletas fiquem mais expostos às adversidades do tempo, além de ajudar a melhorar a performance durante a atividade.

Em vista disto, preparamos uma lista com os 5 principais tipos de jaqueta existentes no mercado para você escolher qual é o modelo que mais se adapta a seu estilo de esporte e, assim, você possa aproveitar melhor os momentos junto à natureza. Confira a seguir!

1. Fleece

Geralmente, a jaqueta Fleece é feita de poliéster (material sintético que se assemelha ao moletom) e são extremamente leves, macias e resistentes. Elas são recomendadas para os dias secos e frios, podendo ser usadas por baixo de outras peças, tal qual a jaqueta Shell, da qual falaremos mais tarde.

Também, podem ser utilizadas embaixo das jaquetas impermeáveis, caso o tempo esteja frio e úmido. Algumas delas mantém o calor mesmo quando estão molhadas, assim como apresentam a característica de secagem rápida.

Existem várias gramaturas de jaquetas Fleece, sendo as mais pesadas as que conferem melhor aquecimento. Ainda, pode-se dizer que por serem mais duráveis que outros tipos de jaqueta, sintética ou de isolamento, muitos montanhistas e alpinistas frequentemente preferem a Fleece.

Jaqueta Masculina Columbia Fleece Fast Trek™ ||
Jaqueta Masculina Columbia Fleece Fast Trek™ ||
Jaqueta Feminina Columbia Fleece Fast Trek™ ||
Jaqueta Feminina Columbia Fleece Fast Trek™ ||

2. Corta-vento

Entre os tipos de jaqueta mais comuns que existem no mercado, podemos destacar o modelo corta-vento, pois basicamente protege o esportista dos ventos, evitando que haja queda na temperatura corporal.

Ela é mais indicada para ser usada em dias com ventos, desde que não esteja chovendo. Em geral, elas são finas e leves, e embora sejam recomendadas para vários esportes outdoor, garante os melhores resultados para o trekking e corrida.

3. Insulated

A Insulated é um modelo de jaqueta que contém algum tipo de enchimento com o propósito de isolar o calor interno. Além disso, ela é muito leve e fácil de embalar, uma vez que, ao ser embalada e comprimida, reduz o seu tamanho de modo considerável!

As jaquetas Insulated costumam ser resistentes ou impermeáveis à água, e por tal motivo devem ser usadas como camada externa em condições de clima frio e seco, ou ainda, como camada intermediária em condições climáticas extremas.

Esse modelo de agasalho esportivo é muito usado para praticar alpinismo, snowboard ou escalada na neve, pois asseguram a melhor relação peso-calor se comparada aos demais tipos de jaqueta.

Assim sendo, é possível notar que as jaquetas do tipo Insulated oferecem excelente isolamento térmico e costumam manter o aquecimento do corpo em várias situações. Além disso, os modelos permitem que sejam usadas no dia a dia como artigo de moda, devido ao estilo e a versatilidade das peças.

4. Shell

Conhecida também terceira camada, a jaqueta tipo Shell costuma ser usada acima das outras camadas e proporciona proteção contra a chuva, o vento e até a neve. O modelo é tão versátil que dispensa qualquer tipo de isolamento porque são térmicas e apresentam alto grau de impermeabilidade.

A jaqueta Shell é feita com uma única camada, dupla ou tripla, sendo de fácil secagem e bastante compacta. Alguns modelos dispõe de tecnologia que permite ser respirável, não importando as condições climáticas.

Em geral, na confecção desse tipo de jaqueta são utilizadas algumas tecnologias, tais como membranas impermeáveis, camadas repelentes à água e sistemas à prova de vento, sem que haja peso adicional considerável.

Se o clima estiver ameno, é possível usar a jaqueta Shell sobreposta a um baselayer para fazer caminhada, andar de bike, ou ainda praticar corrida quando o tempo não apresentar boas condições.

5. Revestimento Omni-Heat™ 3D

A tecnologia Omni-Heat, cujos elementos refletivos na parte interna dos produtos ajudam a refletir o calor do corpo e manter a temperatura estável.

A tecnologia Omni-Heat™ 3D, apresenta muito mais cobertura e, consequentemente, maior retenção de calor!

Isso acontece porque pequenas fibras suaves e verticais são sobrepostas a fim de criar um espaço de ar entre o tecido e o corpo. Além de passarem a sensação de leveza, as fibras ajudam a segurar o ar quente, agindo como uma camada de isolamento.

Assim sendo, aprimoramos o padrão refletivo com o objetivo de reter o calor de uma maneira mais eficiente. Outra vantagem do revestimento Omni-Heat™ 3D são os tufos microscópicos feitos de fibras macias espalhadas no interior das peças.

Embora sejam pequenas demais para não serem vistas a olho nu, elas são capazes de adicionar uma abertura de ar para potencializar ainda mais a retenção do calor e promover a sensação de conforto e bem-estar que a prática de qualquer esporte exige.

Ao longo do post, você pôde conhecer quais são os 5 tipos de jaqueta outdoor e como usá-las de acordo com as atividades que pratica. Sendo assim, escolher o modelo perfeito fica mais fácil na hora de adquirir a peça, não é mesmo?

Para saber mais sobre jaquetas e outros artigos esportivos, conheça a nossa loja, estamos sempre prontos para atendê-lo!

Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!