turismo ecológico no brasil

Desvende 16 destinos para fazer turismo ecológico no Brasil

O turismo ecológico no Brasil é um dos principais atrativos em razão das belezas naturais, como paisagens incríveis, cachoeiras encantadoras, diferentes biomas, florestas e rica fauna e flora. Tudo isso faz com que o país seja um dos destinos mais procurados pelos amantes da natureza.

Com um extenso território, o país tem alto potencial para se desenvolver e se tornar um dos melhores do mundo nesse segmento do turismo. Além disso, é possível aliar turismo de aventura e esportes radicais!

Afinal, a maioria dos destinos oferece atividades de tirar o fôlego, como rapel, escalada, arvorismo, flutuação, montanhismo, mergulho etc.

Se o seu ideal de viagem é relaxar e ter contato com a natureza, você está lendo o artigo certo. Neste post, vamos apresentar 16 destinos incríveis para você fazer a melhor escolha, seja para um fim de semana, um feriado ou suas férias. Confira!

turismo ecológico no brasil

1. Bonito (Mato Grosso do Sul)

A cidade de Bonito é considerada a capital do turismo ecológico no Brasil. Localizada a cerca de 260 km da capital Campo Grande, no estado do Mato Grosso do Sul, o município é referência nacional e mundial no setor de ecoturismo.

Com uma rica variedade de fauna e flora, a região preserva nascentes de águas cristalinas, fazendas com vegetação a perder de vista e vasta criação de gado, belas cachoeiras, grutas e cavernas com visitação interna e piscina natural. Além disso, é o destino ideal para a prática de esportes radicais como rafting, canoagem e mergulho.

A região oferece muitas atrações aos visitantes, além de proporcionar passeios pelas trilhas em meio à mata e às fazendas, canionismo, visita à Gruta da Lagoa Azul, mergulho na Lagoa Misteriosa, passeio até a Cachoeira da Boca da Onça, flutuação nas águas transparentes do Rio da Prata, no Rio Sucuri, entre outras atividades.

Além da grande variedade de atrações ecológicas, a cidade de Bonito conta com uma infraestrutura turística bem desenvolvida, fornecendo aos turistas todo o apoio e o conforto necessários durante a estadia.

2. Delta do Parnaíba (Maranhão e Piauí)

Delta do Parnaíba é um santuário ecológico localizado na divisa entre os estados do Maranhão e do Piauí. A região é formada por 73 ilhas composta de variedades naturais como manguezais, dunas, lagoas de águas claras, plantas carnaúbas e mangue-vermelho.

Os viajantes podem praticar atividades como flutuação, mergulho, canoagem pelo Delta e seus afluentes, passeio de barco pelos igarapés do Rio Parnaíba etc.

3. São Domingo (Goiás)

O município de São Domingo abriga o famoso Parque Estadual de Terra Ronca. Esse espaço conta com mais de 60 cavernas, por onde passam rios e nascentes. O melhor de tudo é que elas são abertas ao público e podem ser exploradas pelos visitantes.

A caverna de São Domingo, por exemplo, é a mais conhecida da região e chega a 96 metros de altura.

4. Fernando de Noronha (Pernambuco)

O arquipélago de Fernando de Noronha, rodeado pelo Oceano Atlântico, é um dos destinos de turismo ecológico mais desejados pelos turistas do mundo todo. Não é à toa que o conjunto de ilhas e ilhotas é considerado Patrimônio Natural da UNESCO.

Entre as grandes atrações está o complexo rochoso conhecido como Dois Irmãos, a Baía do Sancho, a Baía dos Porcos e a Praia do Leão. Além disso, a variedade no ecossistema é muito rica e variada, com golfinhos, tartarugas marinhas gigantes e até tubarões de diversas espécies.

Entre as grandes atrações ecológicas estão as inúmeras trilhas que levam às belíssimas praias, a prática de surf, mergulho, assim como passeios de buggy e de barco. É importante é planejar bem a sua viagem, pois a ilha tem restrições quanto ao número de visitantes.

5. Brotas (São Paulo)

Brotas fica no centro do estado de São Paulo, a cerca de 250 km da capital. A região é banhada pelas águas do rio Jacaré-Pepira. Além disso, a cidade conta com muitos parques e atividades de aventura, como trilhas, rafting, tirolesa e arvorismo.

Brotas é um verdadeiro paraíso ecológico dentro do centro urbano, ideal para um bate-volta no fim de semana ou para curtir um feriado prolongado. O município é um dos destinos de aventura mais pedidos do sudeste do país.

6. Caravelas (Bahia)

Caravelas é um dos destinos mais requisitados pelos praticantes de mergulho. A região abriga o famoso Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, situado a 70 km do litoral baiano, que guarda a maior formação de recifes e corais do Atlântico Sul e várias ilhas formadas por rochas de origem vulcânica.

Além disso, há uma grande quantidade de cardumes e espécies marinhas como tartarugas e as famosas baleias-jubarte nos meses de julho a novembro. Para chegar até a região, é necessário ir até a ilha Siriba e estar acompanhado pelos pesquisadores filiados ao Instituto Chico Mendes.

7. Monte Roraima (Roraima)

O Monte Roraima guarda um ar místico e misterioso. Localizado no norte do estado de Roraima e na divisa com Venezuela e Guiana, o platô tem cerca de 2.700 metros de altitude, sendo considerado um dos pontos mais altos do país.

A vista panorâmica do monte com topo plano revela uma paisagem que não poderia ser nada menos do que deslumbrante. Os enormes paredões de falésias contam com cachoeiras, lagos e uma rica vegetação.

O Parque Nacional do Monte Roraima conta com uma área de cerca de 116 mil hectares e foi inaugurado no ano de 1989. O Instituto Chico Mendes é o responsável pela administração do parque no país. A região atrai aventureiros praticantes de esportes como trekking, escalada e arvorismo.

8. Chapada Diamantina (Bahia)

O Parque Nacional da Chapada Diamantina, situado na Bahia, guarda um ar místico e é o berço de muitas cachoeiras, trilhas e grandes complexos rochosos. A região é ideal para a prática de escaladas, montanhismotrekking, rapel, tirolesa, canoagem, passeios a cavalo, arvorismo etc.

9. Chapada dos Veadeiros, Goiás

A porta de entrada da Chapada é a cidade de Alto do Paraíso, que fica a 200 km de Brasília. Nela, o visitante vai se deparar com um clima propício ao esoterismo. Isso porque o município fica na mesma latitude de Machu Picchu e ainda conta com muitos cristais de quartzo em sua formação.

Mas os atrativos da Chapada dos Veadeiros vão bem além. São inúmeras cachoeiras, piscinas cristalinas, cânions, formações rochosas de mais de um bilhão de anos, como o Vale da Lua, sem falar na riquíssima flora e fauna.

Trata-se do palco ideal para a prática de vários esportes de aventura, como trekking, canionismo e rapel. Por isso, a Chapada dos Veadeiros é um dos melhores destinos do turismo ecológico no Brasil.

10. Ubatuba (São Paulo)

Com mais de 100 praias, Ubatuba, no Litoral Norte de São Paulo, merece a sua visita. É uma cidade aconchegante, com uma natureza repleta de Mata Atlântica e praias paradisíacas, como Ubatumirim, Félix, Almada, Puruba, Caçandoca, entre inúmeras outras.

É conhecida internacionalmente no mundo do surf em razão das boas ondas, principalmente na praia de Itamambuca e Vermelha, sendo inclusive palco de etapas importantes do calendário do esporte.

Além das praias, Ubatuba conta com várias cachoeiras, trilhas e o Parque Estadual da Serra do Mar, onde você poderá praticar trekking em puro contato com a natureza.

A cidade ainda tem vários restaurantes qualificadíssimos, bons hotéis e pousadas, além de inúmeras opções de lazer tanto ao longo do dia quanto nas noitadas.

11. Aparados da Serra (Santa Catarina)

As formações rochosas exuberantes são os principais atrativos de Aparados da Serra, em Santa Catarina. Os cânions e abismos verticais chegam a 1.000 metros de altura. O destaque é o Itaimbezinho, considerado um dos maiores das Américas.

As cachoeiras também são atrações à parte desse destino, como o Véu da Noiva e Andorinha. Trata-se de um excelente roteiro para os esportes de aventura e radicais, com paisagens magníficas e águas cristalinas.

O melhor acesso para Aparados da Serra é por Praia Grande, em Santa Catarina. Você pode optar também pelo caminho que sai de Cambará do Sul, já no Rio Grande do Sul.

12. Itacaré (Bahia)

Situada no sul da Bahia, Itacaré fica pertinho de Ilhéus e é um paraíso para quem curte surf, trekking, forró, passeios em dunas, além de cascading em várias cachoeiras. Sendo um verdadeiro refúgio natural, o vilarejo é coberto pela Mata Atlântica e deixa os visitantes boquiabertos com suas belezas naturais.

Suas praias são paradisíacas, sendo as principais Jeribucaçu, Itacarezinho, Engenhoca e Havaizinho. Há boas pousadas e o povo é muito acolhedor, o que torna Itacaré um excelente destino para contemplar o turismo ecológico no Brasil. Outro ponto favorável é que há opção de chegar pelo aeroporto de Ilhéus, que fica a apenas 70 km.

13. Amazônia

Falar de ecoturismo e não citar a Amazônia é como ir ao Rio de Janeiro e não visitar o Cristo Redentor. Opções de passeios não vão faltar na mais importante floresta tropical do mundo. A Amazônia é riquíssima em fauna e flora, além de ter sido eleita como uma das sete novas maravilhas da natureza.

Com o ecossistema mais rico do planeta, você poderá contemplar as belezas de vários Parques, como de Anavilhanas, do Jaú, Lago Janauari e o fenômeno do encontro das águas do rios Solimões e Negro.

Além disso, há vários passeios nos rios, como o nado ao lado dos botos, passagem de barcos ao lado de jacarés e safári fotográfico. Ou seja, você terá inúmeras opções de ecoturismo. A dica é se hospedar em Manaus e contratar agências especializadas para a realização dos passeios, que ainda são recheados de histórias contadas pelos locais.

14. Pantanal (Mato Grosso e Mato Grosso do Sul)

Trilhas e travessias para observação de animais silvestres, além da pesca, são alguns dos principais atrativos do Parque Nacional do Pantanal Mato-Grossense.

Em uma área de 135 mil hectares, o local abriga uma vegetação bem diversificada que varia entre a amazônica, cerrado e charco, tendo como entrada a cidade de Poconé, a 102 km de Cuiabá.

O Pantanal é a terra dos tuiuiús, das capivaras, dos cervos e das onças pintadas, e isso sem falar na riqueza da flora. Outro atrativo é a pesca esportiva em razão de várias espécies existentes nos rios, como pintado, dourado, pacu, entre outros.

Para você ter uma ideia da grandiosidade da fauna existente dentro do parque, há catalogadas 263 espécies de peixes, 41 de anfíbios, 113 répteis, 463 aves e 132 mamíferos.

Portanto, trata-se de um roteiro de turismo ecológico no Brasil muito valorizado e que merece a sua visita. Há vários barcos-hotéis e o clima é propício para a observação de pássaros, principalmente de abril a setembro, quando ocorre o período da seca.

15. Ilha Grande (Rio de Janeiro)

Ilha Grande é uma reserva ambiental com inúmeras praias, cachoeiras, rios e diversos locais para visitação. É o palco ideal para amantes do mergulho e do trekking.

É até mesmo possível ver jacarés no mangue na praia de Palmas. O núcleo fica em Abraão, onde estão concentradas as principais pousadas; mas se você gosta de acampar, pode escolher outros destinos espalhados pela ilha em uma hospedagem mais rústica.

A ilha fica em Angra dos Reis, a 3 horas do Rio de Janeiro, mas também pode ser acessada por Mangaratiba. Carros não chegam ao local. Em Ilha Grande, há 11 opções de trilhas com diferentes níveis de dificuldade.

Você pode optar pelos passeios de barco. Entre as praias, destacamos a Aventureiro, Lopes Mendes, Abraão e Palmas. Trata-se de uma viagem inesquecível que ficará marcada em sua memória como uma das mais lindas. Não é à toa que o destino atrai tantos visitantes de outros países.

16. Ibitipoca (Minas Gerais)

Situada no município de Nova Lima, Conceição de Ibitipoca é um vilarejo super aconchegante e com passeios que estão totalmente sintonizados com o turismo ecológico no Brasil.

No Parque Estadual, rodeado pela serra da Mantiqueira, os visitantes podem desfrutar de trekking com vários destinos lindos. Há cachoeiras, lagos, grutas e visuais maravilhosos. Entre os atrativos estão a Sete Quedas, a Janela do Céu, o Pico e Gruta da Água Santa, sem falar nas igrejinhas e vilinhas.

A culinária é de encher os olhos, como em toda cidade mineira, e a noite é regada a blues em um clima de interior que vai fazer você se apaixonar. Só não se esqueça de sempre utilizar equipamentos apropriados em seus passeios, assim como de se proteger do sol!

O turismo ecológico no Brasil vem ganhando cada vez mais popularidade. Nosso país é muito rico e privilegiado por abrigar em seu território tantas belezas e paisagens naturais de norte a sul.

Viu como não faltam opções para os seus passeios quando o assunto é turismo ecológico no Brasil? E que tal conhecer destinos na África? Conheça 4 roteiros que vão conquistar você!

Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!