turismo sustentável

Qual é a importância do turismo sustentável?

O turismo é uma área que cresce cada ano mais: em 2017, esse setor foi o responsável pela injeção de US$ 163 bilhões no Brasil, movimentando a economia e gerando um bom número de empregos. Agora é a vez do turismo sustentável, que ganha cada vez mais espaço entre as viagens tradicionais brasileiras.

Aliando responsabilidade social, preocupação com o meio ambiente e a busca por locais próximos à natureza, o turismo sustentável surge com um ótimo propósito. Esse novo conceito conquista viajantes e, de quebra, gera momentos incríveis aos turistas.

Se você deseja saber mais o assunto, continue a leitura e entenda sobre esse novo tipo de turismo e como aproveitá-lo no Brasil.

O que é turismo sustentável?

Em um mundo com um enorme contingente populacional — até o ano de 2050, é previsto um aumento de quase 2 bilhões de pessoas —, a preocupação com a geração de lixo e a escassez de recursos naturais ocupa pautas importantes.

Como forma de reverter esse quadro ou, ao menos, frear possíveis consequências, o termo sustentabilidade tem ganhado mais atenção na atualidade.

A sustentabilidade tenta aliar economia, sociedade e meio ambiente, de forma a ser possível gerar renda, proteger a natureza e, ao mesmo tempo, fazer bom uso da força humana.

Especificamente aplicada ao turismo, esse conceito reúne as necessidades dos visitantes, o respeito pelas comunidades locais, a proteção ao meio ambiente e a geração de renda. Se você deseja adicionar o propósito de cuidar do planeta à sua viagem de férias, conte com o turismo sustentável e faça a diferença.

Como funciona esse tipo de turismo?

Quando se fala em turismo, os locais mais visitados e mais famosos são os primeiros a surgirem como sugestões aos viajantes. Dessa forma, são sempre os mesmos locais que recebem diversos visitantes — ao passo que lugares menos citados contam com pouca renda gerada pelo turismo.

No turismo sustentável, o visitante, além de ter o seu merecido descanso, deve estar disposto a realmente conhecer o local escolhido. Fazer trilhas que só os nativos conhecem, provar a culinária regional e, claro, buscar saber as histórias do povo são apenas alguns exemplos do que o turismo sustentável fornece.

Conhecer lugares incríveis

Baseado no respeito ao próximo e ao meio ambiente, o turismo sustentável promove uma troca de experiências única: o viajante aprende uma nova cultura e, também, compartilha a sua maneira de vida.

Para tanto, é essencial contar com boa vontade para conhecer e experimentar novas realidades. Visite lugares paradisíacos e, de quebra, tenha momentos incríveis.

Qual é a importância do turismo sustentável?

O turismo sustentável é importante para evitar o desgaste do meio ambiente, incentivar o desenvolvimento de pequenas comunidades e conscientizar visitantes do mundo todo.

Vilas de pescadores, por exemplo, obtêm o seu sustento do mar e, também, do artesanato vendido aos visitantes: por isso, a aquisição de produtos locais significa o crescimento de bairros e de pequenas regiões.

A geração de empatia também é um resultado importante do turismo sustentável. A partir do conhecimento de outras realidades, o viajante expande a sua noção de mundo. Em tempos atuais, o turismo sustentável mostra a sua importância em termos de meio ambiente e de relações sociais.

Quais iniciativas beneficiam a comunidade?

Veja, agora, como beneficiar a comunidade local com a sua visita. São atitudes simples, mas que, ao final, fazem uma grande diferença. Continue a leitura e saiba como agir em uma viagem de turismo sustentável.

Preservação ambiental

Pode parecer óbvio, mas a preservação ambiental é o primeiro item da lista. Diminuir o tempo do banho para economizar água, não deixar resíduos no local visitado e sempre contar com um saquinho extra de lixo são atitudes essenciais.

Se a ideia é acampar, leve todo o seu lixo de volta com você. Também é bom ter atenção com comidas feitas no fogo: caso você esteja cercado por árvores, escolha um local seguro para acender o fogareiro.

Acampamento e fogueira

Boas práticas durante visita aos parques

Alguns parques muito visitados, como a Chapada dos Veadeiros e o Jalapão, disponibilizam boas práticas a serem tomadas durante as viagens. Isso porque, pela grande quantidade de pessoas, é preciso ter atenção a certas condutas, prezando pela preservação dos locais.

Basicamente, não abra novas trilhas, não deixe marcas em grutas e/ou pedras e não acenda fogueiras. Alguns locais também não permitem o camping selvagem, justamente para incentivar a economia da rede regional de hotéis locais.

Antes de tomar qualquer atitude duvidosa, certifique-se sobre a sua possibilidade com um guia local ou em uma central de informações ao turista.

Contato com a comunidade regional

Faça uma pausa para o café na lanchonete tradicional do destino, almoce em restaurantes locais e converse com quem faz parte da região. Buscar saber informações sobre a comunidade regional agrega (e muito!) ao viajante.

Aproveite para conhecer a culinária da comunidade: em um país tão grande como o Brasil, você pode experimentar comidas e bebidas que nem havia imaginado existir. O processo do turismo sustentável é completo e bastante interessante!

Aquisição de produtos feitos pela comunidade local

Alguns destinos contam com associação de moradores para estimular a cooperação entre todos e garantir o desenvolvimento do local. A chamada Ilha do Cardoso, por exemplo, no litoral de São Paulo, é uma região sustentada pela pesca.

Para auxiliar a entrada de renda, as mulheres montaram uma associação de artesanato e oferecem diversos produtos aos visitantes. Já no Jalapão, o artesanato famoso é feito do chamado capim dourado — belíssimo e muito diferente.

Assim, é possível incentivar a produção dos produtos locais a partir da compra de lembrancinhas e presentes para entes queridos.

O turismo sustentável é uma troca: ele envolve o compartilhamento de vivências diferentes e a visita a locais cercados por natureza, além de estimular o desenvolvimento de pequenas comunidades. Se você ainda não sabe o destino da sua próxima viagem, busque algo relacionado ao turismo sustentável e tenha uma ótima experiência. Boa viagem!

Você já conhecia esse conceito de sustentabilidade ao turismo? Interessante, não? Veja, agora, algumas sugestões para a sua próxima viagem: saiba mais sobre as serras do Brasil.

Omni-Shade

Powered by Rock Convert

Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!