Turismo Responsável

10 dicas de como praticar um turismo responsável

A gente adora viajar e entrar em contato com a natureza não é mesmo?! Mas você já parou pra pensar sobre como nossas viagens podem impactar o meio ambiente e as comunidades que visitamos?

Eu demorei um pouco pra tomar consciência em relação a isso, e desde 2018 venho buscando mais conhecimento sobre o tema e compartilhando tudo o que venho aprendendo com meus seguidores no blog e instagram de viagem chamado Live More, Travel More e através de um projeto paralelo focado em turismo responsável no Instagram, chamado Viajantes Responsáveis. E hoje, estou super feliz em poder compartilhar com vocês algumas das coisas que tenho aprendido nessa jornada também.

Separei 10 dicas de como podemos nos tornar viajantes mais responsáveis, e deixar o mínimo possível de pegadas mundo afora. Vamos lá?

 

1) Produza menos lixo nas viagens

Nem todas as cidades que visitamos possuem uma boa gestão do lixo ou fazem coleta seletiva, sendo assim, garantir que nosso lixo seja destinado para o local adequado pode ser um desafio.

Podemos pesquisar na internet como é a gestão do lixo na cidade visitada, mas mais do que isso, por que não evitá-lo?

Você pode montar um kit de itens reutilizáveis como sacola, talheres, copo retrátil e canudo para deixar na bolsa ou mochila. Outra dica é evitar o consumo de produtos que tenham muitas embalagens, principalmente as de plástico que levam centenas de anos para se decompor.

 

2) Turismo com animais, só se for de observação!

Selfies com animais silvestres são legais apenas para nós humanos. Infelizmente os animais que estão sujeitos a interações geralmente são mantidos em cativeiro, sem ter uma vida apropriada para suas necessidades e passam por muito estresse.

A interação com animais não é segura. Não é possível se certificar de que um animal silvestre nunca vai atacar um turista.

Um outro ponto importante e ainda pouco falado, é que essa aproximação pode causar zoonoses (doenças transmitidas entre animais silvestres e humanos) e assim abrir portas para novas pandemias, como a que estamos vivendo no momento.

Recomendamos o artigo “Melhores práticas no turismo com animais” caso queira se aprofundar no assunto.

 

3) Pesquise sobre as empresas que irá contratar

A gente precisa se tornar um tanto quanto detetives se quisermos praticar um turismo mais responsável e pesquisar bastante para não transferirmos nosso dinheiro suado para uma empresa que se preocupa apenas com o lucro.

Busque entender se a empresa emprega pessoas da região, se está gerando renda para seu povo, se ajuda a preservar a cultura local e meio ambiente.

 

4) Saiba o que está comendo

A gastronomia no destino visitado também faz parte da nossa experiência, mas será que a gente sabe a procedência do que a gente come?

Muita gente viaja para a China e quer provar a tal da sopa de barbatana de tubarão por exemplo, mas poucos se dão conta de como esse é um comércio cruel e que deveria ser proibido.

Em várias regiões algumas espécies correm risco de extinção por conta de comércio ilegal, pesca excessiva de algum predador, entre outras situações que podem afetar todo o ecossistema local.

 

5) Adote o “Slow travel”

Quando queremos visitar vários destinos em pouco tempo acabamos utilizando muitos meios de transporte e deixando uma grande pegada de carbono.

Que tal viajar com mais calma, passando mais tempo em uma única cidade?

A nossa pressa e ansiedade além de deixar mais marcas no meio ambiente também nos faz deixar de criar uma conexão mais forte com os lugares e pessoas que conhecemos no caminho. 

 

6) Respeite a cultura local

Uma das coisas mais legais de viajar é conhecer lugares e culturas diferentes, e se a gente se propõe a visitar um destino com costumes diferentes dos nossos, somos nós que devemos nos adaptar a ele, e não o contrário.

Antes de viajar, pesquise sobre os costumes, cultura e código de vestimenta do local.

 

7) Escolha bem suas hospedagens

Na hora de escolher sua hospedagem, que tal se informar se ela faz tratamento de esgoto, o que ela faz para economizar energia, e quais são suas iniciativas de sustentabilidade?

Algumas hospedagens já deixaram de utilizar aquelas amenities (pequenas embalagens de shampoo e condicionar) por exemplo, outras apenas utilizam produtos de limpeza biodegradáveis, e possuem sistema de reutilização de água. Ao fazer esse tipo de pergunta, você pode se surpreender com as soluções que eles criaram ou ao menos começará a incentivar as hospedagens a se preocuparem com o tema.

 

8) Viu algo de errado? Denuncie!

Caso você note alguma situação irregular ou de abuso de funcionários, comunidades, animais silvestres, ou até crianças, busque alguma organização apropriada para denunciar ou pelo menos deixe sua avaliação nos grandes sites do setor de turismo. Assim, outros viajantes poderão ler e optar por contratar uma empresa mais responsável.

 

9) Consuma produtos locais

Uma maneira de apoiar financeiramente a comunidade local e de evitar pegadas de carbono devido ao transporte de produtos, é consumir produtos da região.

Isso vale tanto para alimentação quanto para lembrancinhas de viagem.

 

10) Use sua voz!

Como consumidores temos o poder de mudar a maneira que empresas atuam e para isso precisamos compartilhar cada vez mais, com o máximo de pessoas que for possível, informações para que todos possam praticar um turismo mais responsável.

Fale sobre o que você tem aprendido com seus amigos e familiares ou compartilhe artigos como esse em suas redes.

Juntos temos mais chances de criar o futuro que queremos e precisamos!

Espero que tenha gostado das dicas! Para ficar sempre antenado sobre esse tema, nos siga nas redes sociais @livemoretravelmore e @viajantesresponsaveis.

Super beijo,

Elaine Villatoro

Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!