Parque Nacional Tierra del Fuego

11 passeios incríveis em Ushuaia para curtir ao longo do ano

Ao contrário do que pode parecer, viajar ao fim do mundo é incrível e gera memórias para levar por toda a vida. Ir a Ushuaia é uma opção de passeio incrível, em qualquer época que o passeio for programado. A cidade mais ao sul das Américas – e também a mais próxima da Antártica – tem atrativos para o ano inteiro, com suas particularidades em cada estação.

Durante o inverno, o frio da região se intensifica, a neve é abundante, e as estações de esqui se tornam as principais estrelas para os visitantes. No verão, os dias longos e as temperaturas mais agradáveis atraem ainda mais gente para a ponta mais extrema do continente, fazendo da estação a alta temporada no destino.

A época mais fresca também é propícia para quem gosta da fauna, e quer ter a chance de avistar animais como pinguins, leões-marinhos, entre outros. No entanto, quem quiser ver o Ushuaia todo cheio de neve branquinha, com a paisagem mais típica do local, deve apostar mesmo nos meses mais frios, quando os termômetros ficam em torno dos 0ºC.

Selecionamos alguns passeios imperdíveis para você curtir em Ushuaia, com dicas tanto para quem quer pegar o frio intenso, quanto para os que vão para lá no período mais ameno. Ah, e se quiser ver também onde ficar em Ushuaia, este link tem um guia completo com dicas das melhores hospedagens. 😉

 

Os melhores passeios em Ushuaia

1. Navegar no Canal de Beagle

Navegar no Canal de Beagle
Foto: Rodrigo Soldon via Flickr (https://www.flickr.com/photos/soldon/22932933651)

O Canal de Beagle é um dos principais atrativos de Ushuaia, considerado imperdível para quem viaja até a cidade mais meridional do hemisfério. De um lado dele estão as terras argentinas, enquanto do outro é possível avistar o território do Chile. Caminhar pela orla ddo estreito é incrível, mas mais legal ainda são os passeios de barco que passam por ali.

Alguns dos passeios mais interessantes do destino acontecem por ali, sendo que o estreito também proporciona vistas incríveis da paisagem ao redor. Alguns pontos de destaque do percurso são a Isla de los Lobos e o Farol Les Eclaireurs, além da Pinguinera, que fica na Ilha Martillo e pode ser visitada durante o verão.

Os ecoturistas mais corajosos podem até mesmo mergulhar no canal, que faz ligação entre os oceanos Atlântico e Pacífico.

 

2.Parque Nacional Tierra del Fuego

Parque Nacional Tierra del Fuego
Foto: Byron Howes via Flickr (https://www.flickr.com/photos/nimdok/16013490496/)

Outro lugar que não pode passar batido em Ushuaia é o Parque Nacional Tierra del Fuego, um dos espaços mais emblemáticos do destino. Com mais de 63 mil hectares de área verde, o local é tem algumas das paisagens mais lindas da região. Por lá os lagos e os bosques permeiam montanhas, algumas argentinas, outras chilenas.

O Tierra del Fuego também marca o fim da rodovia Ruta N3, que corta a Argentina de norte a sul. Ela é a última parte do conjunto de estradas Via Panam, que percorre as Américas, do Alasca ao Ushuaia, em um percurso de mais de 20 mil km – prato cheio para os amantes de road trips.

Entre as principais atividades para curtir no parque estão as trilhas, de dificuldades distintas, os lagos, e os animais, como aves e castores, que podem ser observados durante as caminhadas. Quem gosta desse tipo de passeio pode passar o dia todo explorando o local.

 

3. Andar no Trem do Fim do Mundo

Trem do Fim do Mundo
Foto: Leandro Neumann Ciuffo via Flickr (https://www.flickr.com/photos/leandrociuffo/5466317953/)

Para conhecer um pouco mais da história de Ushuaia, tirar um tempo para fazer o percurso do Trem do Fim do Mundo é indicado. A locomotiva era usada, antigamente, para levar os prisioneiros do local ao ofício de cortar lenha nos bosques do Parque Nacional Tierra del Fuego. Hoje, ela leva os passageiros em um passeio de cenários estonteantes.

Apesar de ser um transporte lento, para quem ter um vislumbre das paisagens da região com calma vale a pena a viagem. Além disso, é uma oportunidade e tanto de se aprofundar mais na história do desenvolvimento de Ushuaia.

 

4. Lago Esmeralda

Lago Esmeralda
Laguna Esmeralda – Foto: Brian Baldrati (https://www.dicasdeviagem.com/o-que-fazer-em-ushuaia/)

A Laguna Esmeralda, como é chamada pelos locais, é um dos lagos mais impressionantes de toda Ushuaia, e vale muito a visita. Com cor turquesa, as águas são mantidas pelo Glaciar Ojo del Albino, e o conjunto do entorno forma uma das vistas mais belas do destino.

Para chegar até o lago é preciso fazer uma trilha de dificuldade considerável, de pouco menos de 5 km, ou cerca de 2 horas de duração (isso só na ida). O caminho é em meio à Cordilheira dos Andes, rente a riachos cristalinos, e a paisagem da Patagônia Argentina é incrível durante todo o percurso.

 

5. Paso Garibaldi

Paso Garibaldi
Foto: Piero… via Flickr (https://www.flickr.com/photos/piffer/4422550277)

O Paso Garibaldi é um mirante de onde é possível observar dois lagos da região, o Fagnano e o Escondido. Ele pode ser acessado pela RN3, a uma certa distância do centro de Ushuaia. A vista dali, no entanto, é inesquecível, sendo bastante vantajoso ir até lá para apreciar a paisagem.

O Lago Fagnano, aliás, é uma porção de água que marca a divisão entre Chile e Argentina. Também é chamado de Lago Cami e possui águas claras, bastante propícias para pesca.

 

6. Glaciar Martial

Glacial Martial
Foto: Butterfly austral via Wikimedia (https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Cerro_Martial_(Ushuaia).jpg)

O Glaciar Martial é um passeio perfeito para os dias de tempo mais aberto na região. Do alto dele, é possível avistar, além da cidadezinha de Ushuaia, o Canal de Beagle e também a Cordilheira dos Andes. Mesmo no verão, no Glaciar sempre há neve – inclusive, a estação mais quente costuma ser bastante favorável para este passeio, que no inverno é mais difícil.

Para subi-lo, há duas opções. A mais fácil e tranquila é ir de teleférico, sendo uma boa dica para quem não tem tanta disposição, ou mesmo fôlego, para aguentar a subida. A outra é indicada para os aventureiros, que topam fazer um trekking íngreme até lá em cima.

Aliás, quem se empolgar pode, ainda, encarar mais um pouco de aventura e ir até o mirante do Glaciar Martial, um ponto mais alto do Cerro Martial, onde a neve é ainda mais densa.

 

7. Pinguinera

Pinguinera
Foto: Flávio Antunes (https://www.dicasdeviagem.com/o-que-fazer-em-ushuaia/)

Pinguinera é outro nome dado à Ilha Martillo, acessível a partir do passeio pelo Canal de Beagle durante o verão – há passeios de barco que só passam por ali, enquanto outros permitem a descida dos visitantes. O lugar recebe essa alcunha justamente por ser lar de dezenas de pinguins, e é um dos mais procurados no destino.

Quem desce na ilha pode conferir de perto uma grande quantidade dessas aves, que vivem ali durante os meses mais quentes para se reproduzirem. A espécie mais encontrada na região é a dos pinguins de Magalhães. A região é linda, e a presença dos animais contrasta com as montanhas e as águas dos arredores.

 

8. Trekking Laguna de Los Tempanos e Glaciar Vinciguerra

Laguna de Los Tempanos e Glaciar Vinciguerra
Foto: Flávio Antunes (https://www.dicasdeviagem.com/o-que-fazer-em-ushuaia/)

O trekking para a Laguna de Los Tempanos e o Glaciar Vinciguerra é uma dica de passeio interessante, pois sempre há icebergs flutuando pelas águas do local, o que torna o passeio diferenciado dos demais lagos.

Para chegar até lá, é preciso fazer uma caminhada de alta dificuldade, mas que passa por lugares de paisagens lindas e por áreas impactadas pelos castores (introduzidos na região há décadas). O trajeto todo é de uma beleza inigualável.

O cenário que compõe o entorno do Glaciar Vinciguerra é outro que se destoa em Ushuaia. Com picos gelados e bosques de lengas, é uma das trilhas mais inesquecíveis para curtir por lá.

 

9.Esqui e snowboard

Esqui e Snowboard Ushuaia
Foto: Butterfly voyages via Wikimedia (https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Cerro_Castor_(Ushuaia).jpg)

Se você gosta de esportes de inverno, ir ao Ushuaia na estação mais fria do ano é a melhor pedida. Nessa época o clima fica muito mais gelado por lá, e a presença de neve se torna constante na cidade. Por conta do clima bem propício para isso, muitos viajantes escolhem o destino para curtir estações de esqui e de snowboard.

Entre os centros de esqui da região de Ushuaia, o Cerro Castor é um dos que mais atrai visitantes, inclusive de equipes de países do hemisfério norte. No local há mais de 30 pistas, com diferentes níveis de dificuldade.

O Centro Invernal Tierra Mayor é outro espaço de destaque para os interessados nos esportes de inverno. A estrela do local é o esqui cross-country, mas lá também acontece o passeio de trenó puxado por cachorros, que é super divertido. Para quem se interessar por este passeio com cães, também é possível realizá-lo no Valle de Lobos.

 

10. Museu Marítimo

Museu Marítimo
Foto: Jorge Láscar via Flickr (https://www.flickr.com/photos/jlascar/8089452172)

A região de Ushuaia começou a ser povoada não faz tanto tempo assim, em meados do século XIX. Os primeiros habitantes dali foram prisioneiros, enviados pelo governo argentino para povoar o local, e por isso a cidade foi iniciada com a construção de um presídio – que os próprios criminosos ajudaram a construir.

Neste antigo prédio da prisão hoje funciona o Museu Marítimo, sendo um passeio incrível, sobretudo para quem quiser conhecer mais sobre a história do destino. Aliás, esse começo de Ushuaia é um dos pontos que explica o apelido de “Fim do Mundo” dado ao local. Foi por conta do trabalho dos presidiários, inclusive, que o trem foi implantado na região.

A visita guiada pela prisão é gratuita, e vale bastante a pena, já que com ela é possível entender melhor o que se passava por ali e ter uma imersão no passado da região. Acontecem todos os dias às 11h30 e às 18h30. Para entrar no museu, no entanto, há um ingresso pago.

 

11. Museus

Gastón Cuello
Foto: Gastón Cuello via Wikimedia (https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Museo_Y%C3%A1mana,_Ushuaia_01.JPG)

Além do Museu Marítimo, há ainda outras exposições que valem serem mencionadas. Quem curte história, principalmente, vai adorar explorar as peças do Museu do Fim do Mundo e do Museu Yamaná.

O primeiro conta com aves empalhadas e peças de embarcações, enquanto o segundo já foca mais na história do povo indigena que habitava a região antes da colonização – os chamados Yamaná.

Se você se interessar, pode se aprofundar ainda mais nas opções de o que fazer em Ushuaia. Neste guia falamos um pouco mais de alguns dos passeios mencionados aqui, além de indicar alguns diferentes. Não deixe de conferir.

 

 

Quando ir para Ushuaia?

Já deu pra perceber que o destino dá para ser visitado o ano inteiro, não é? Fica até difícil escolher uma época mais ideal de quando ir para Ushuaia, já que cada estação detém suas próprias características, e são atrativas por diferentes motivos.

Quem curte lugares com maior movimento de pessoas, porém, pode apostar no inverno ou no verão, que são períodos em que Ushuaia recebe mais viajantes. O clima é outro fator determinante, já que os meses mais frios são realmente bem gelados e, portanto, mais indicados para os que curtem neve e atividades de inverno.

Já os apaixonados por animais e por ecoturismo podem aproveitar mais o destino ao viajar no verão. Nessa época, como a neve se concentra somente nos pontos de altitude mais elevada, é possível fazer mais passeios de trilhas, além de avistar as espécies de animais que vão até a região.

Por fim, se você for do tipo que prefere um lugar bem sossegado, com pouca quantidade de visitantes, os períodos de meia-estação são os mais indicados. Durante a primavera e o outono, Ushuaia não é tão procurada, sendo uma época bem mais tranquila para visitar o local.

Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!