Cris Marques-usando Jaqueta Evapouration

5 fatos que você precisa saber ANTES de voltar a viajar pelo Brasil

Ainda que de forma gradual, é possível voltar a viajar com segurança e responsabilidade, seguindo as orientações dos órgãos de saúde. Saiba como realizar uma viagem segura pelo país com as dicas de nossas embaixadoras viajantes Anna Laura e Cris Marques. 

Você quer fazer uma viagem ou aventura, mas ainda não sabe como está sendo a retomada do turismo? Conheça as recomendações de órgãos de saúde para fazer viagens seguras e descubra como está na prática a experiência de viajantes.

Convidamos nossas embaixadoras, as criadoras de conteúdo de viagens e aventura Anna Laura e Cris Marques, para dividir as experiências que tiveram ao viajar pelo Brasil neste último mês. 

Elas recomendam 5 cuidados indispensáveis para tornar a sua próxima viagem segura junto com a Columbia Sportswear:

Cris Marques usando Jaqueta Evapouration
Foto: Raizes do Mundo por Cícero Bezerra. Cris Marques usando Jaqueta Evapouration

 

1. Como se preparar para a sua viagem de avião

Nossa embaixadora Anna Laura recomenda escolher assentos perto da janela ao viajar de avião para evitar o contato com quem passa no corredor. Além disso, sugere escolher horários alternativos para não pegar aeroportos lotados.

Já Cris Marques, nossa embaixadora do Raízes do Mundo, dá uma dica criativa: emplastificar o celular para não danificar o aparelho ao limpar com álcool gel durante a viagem. Outra recomendação é usar uma segunda camada de roupa para pegar o voo, e ao chegar no destino, guardar as peças em uma sacola plástica para lavar no hotel.

Cris Marques, na Chapada dos Veadeiros, usando BOTA NEWTON RIDGE e mochila Jetfire III
Foto: Cris Marques, na Chapada dos Veadeiros, usando
BOTA NEWTON RIDGE e mochila Jetfire III

Anote também estas para sua próxima viagem:

  • Use máscara em toda a viagem;
  • Leve seu próprio álcool gel e máscaras. Dependendo do tempo de viagem, leve mais máscaras para trocar e saquinhos para guardar após o uso;
  • Dê preferência ao check-in online para evitar filas e facilitar o embarque;
  • Caso precise fazer check-in presencial, protetores de acrílico entre passageiros e atendentes oferecem um pouco de segurança, mas é imprescindível o uso de máscaras;
  • Mantenha distanciamento no despacho das malas, embarque e desembarque;
  • Evite viajar nos finais de semana e feriados;
  • Na praia, cachoeiras e trilhas, mantenha o distanciamento de outros grupos;
  • Opte por hospedagens com o selo de segurança do Ministério do Turismo.
  • Se possível, faça o teste do Covid-19 antes e depois da viagem.

 

2. O que esperar da segurança nos aeroportos e aviões

De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil, ANAC, aeroportos e companhias aéreas estabeleceram algumas medidas de segurança para passageiros.

No avião, o ar é reciclado a cada três minutos eliminando cerca de 97% da presença de qualquer vírus no ambiente. Antes de cada embarque, a aeronave deve ser higienizada e desinfectada.

Já nos aeroportos, foram estabelecidas medidas de distanciamento nas poltronas dos saguões de embarque, além do uso de equipamentos de segurança por funcionários.

Porém, nossas embaixadoras relatam que as filas continuam cheias como de costume na sala de embarque, sem atenção ao distanciamento. Também não há álcool gel disponível em totens nos aeroportos. Além disso, nem todas as companhias aéreas medem a temperatura para entrar no avião.

Por isso, nossas embaixadoras recomendam levar álcool gel com você, desinfetar os lugares que encostar, lavar sempre bem às mãos e tomar cuidado com o distanciamento no aeroporto.

 

Cris Marques usando camiseta neblina
Foto: Raizes do Mundo por Cícero Bezerra. Cris Marques usando camiseta neblina

 

3. Quais são os destinos mais seguros para viajar?

Segundo especialistas, é recomendado optar por destinos de natureza, atrações em ambientes abertos afastadas dos centros urbanos e longe de aglomerações. Do jeito que nós gostamos, não é mesmo?

Fazer trilhas na Amazônia, visitar praias do nordeste como Pernambuco e Alagoas, conhecer as incríveis belezas de Bonito no Mato Grosso do Sul, o Jalapão e as Serras Gerais no Tocantins, são só algumas ideias.

Bonito foi a escolha de Anna pela natureza exuberante e atrações ao ar livre. “Minha dica é planejar a viagem com antecedência: checar o funcionamento e disponibilidade de atrações, restaurantes e pousadas já que as coisas estão funcionando com capacidade reduzida”.

Anna ficou surpresa com as medidas de segurança sendo cumpridas mesmo nas trilhas, nas flutuações e até mesmo com os equipamentos de mergulho lacrados para uso individual.

Nossas embaixadoras ressaltam a importância de manter o distanciamento, a higiene e o uso de máscara nos passeios e visitas em respeito aos moradores e comunidades locais.

Cris Marques usando a mochila Trail Elite
Foto: Raizes do Mundo por Cícero Bezerra. Cris Marques usando a mochila Trail Elite

 

4. A importância da retomada do turismo seguro

O turismo é um dos setores mais afetados pela pandemia. Voltar a viajar com segurança e responsabilidade é uma forma de retomar a economia, gerar renda e valorizar a cultura local. “Precisamos valorizar a cultura e o território local mais do que nunca”, ressalta Anna Laura.

Cris Marques contou sobre seus dias em Manaus, Amazônia (AM), primeiro lugar que visitou nesta retomada do turismo. A experiência envolveu se hospedar em hotel de selva, um bangalô de palafitas, e visitar uma comunidade ribeirinha para entender como a pandemia afetou essas pessoas. “Fui a trabalho, enquanto produtora de conteúdo, para ajudar a divulgar e fomentar o turismo sobretudo em regiões menos conhecidas, lugares que também estão retomando [suas atividades] mas sofreram muito com a queda do setor”, conta.

O próximo destino de Cris é o Jalapão (TO), também a trabalho e em tentativa de fomentar a retomada do turismo nacional seguro. “Minha maior surpresa ao viajar foi ver que quanto menor o lugar, mais simples, mais distante a comunidade, mais estão se cuidando, têm forte consciência do coletivo. Fiquei muito feliz, mesmo sendo em lugares isolados, eles estão cuidando uns dos outros”, relatou.

Cris Marques, na Chapada dos Veadeiros, usando Tênis SH/FT
Foto: Cris Marques, na Chapada dos Veadeiros, usando Tênis SH/FT

 

5. Roupas para deixar você protegido sempre

Ao planejar sua próxima viagem, dê preferência a prática por ecoturismo, tenha cuidado e atenção com a comunidade local e esteja bem equipado com roupas, calçados e acessórios para garantir o conforto, proteção e segurança ao longo de toda a aventura.

Veja os produtos que recomendamos para sua próxima mala de viagem:

1) Camiseta Columbia Masculina Terminal Tackle™

Aproveite o sol em segurança com a Camiseta Columbia Masculina Terminal Tackle™ que oferece proteção com a tecnologia para bloquear os raios solares, e ainda deixa você sempre fresco e seco com a propriedade de dispersão e evaporação do suor.

> Clique aqui para comprar

 

2) Chapéu Cachalot Columbia Coolhead™

Acessório ideal para aventuras e práticas ao ar livre, o Chapéu Cachalot Columbia Coolhead™ garante proteção contra os raios UV e UVA FPS 50 e resfriamento ativado pela transpiração para sensação de frescor e segurança por meio de tecnologias exclusivas da marca.

> Clique aqui para comprar online

Chapéu Cachalot Columbia Coolhead

 

3) Calça Columbia Feminina Silver Ridge™ 2.0 Convertible

Esteja preparada para a próxima aventura com a Calça Columbia Feminina Silver Ridge™ 2.0 Convertible. O modelo oferece proteção solar FPS 50 e rápida dispersão do suor para manter você protegida e confortável durante o dia.

> Saiba mais sobre o modelo

Calça Columbia Feminina Silver Ridge 2.0 Convertible

 

 

Powered by Rock Convert

Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!