fazer trilha sozinho

7 cuidados necessários para fazer trilha sozinho

Caminhar em meio à natureza traz vários benefícios não só para o corpo, mas também para a mente. Contudo, é importante tomar cuidados para esta atividade não virar um risco, ainda mais se for fazer trilha sozinho.

Estar ao ar livre, rodeado por árvores, animais e sentir o vento fresco: tudo isso é incrível. O relaxamento é tão grande que, quando percebemos, não vimos a hora passar e nem onde exatamente estamos. É aí que mora o perigo!

Se você quer fazer trilha sozinho e gostaria de dicas valiosas, este conteúdo é feito para você. Acompanhe com a gente!

Fazer trilha sozinho é seguro?

Não é muito indicado fazer trilha sozinho, ainda mais em um local que você não conhece. Porém, se o percurso já é familiar, assim como o clima e você segue as dicas dos bombeiros, é totalmente seguro.

Porém, a pessoa que busca encarar este desafio sem companhia precisa se preparar, porque imprevistos acontecem. Então, veja as 7 dicas que preparamos para curtir o passeio, sem preocupações.

1. Proteção contra o frio

Os primeiros passos para fazer trilha sozinho começam em casa, arrumando o material que levará. Por mais que conheça as condições do clima, é essencial estar preparado para tudo.

Em regiões montanhosas e com muitas árvores, o frio é forte à noite, então, tenha uma jaqueta térmica para esquentar. Agora, vale o lembrete de proteger a cabeça também, com um gorro para evitar possíveis friagens.

2. E também contra o calor

Porém, se a meteorologia disse que sua trilha será quente, é preciso estar preparado para evitar a insolação. Os manguitos, tanto para as pernas, como para os braços, ajudam a refrescar porque tem um esfriamento ativado pelo suor. Ainda mais, eles protegem contra os raios solares, assim como o chapéu protege a cabeça.

3. Pense no conforto!

Você estará longe de casa, por isso leve tudo que precisar, mesmo que pareça desnecessário no início. É claro que você não levará várias malas, mas é interessante ter uma mochila confortável e que caiba bastante coisa.

Ter um calçado cômodo também ajuda muito. Alguns deles são ideais para trilhas, como o anfíbio, que drenam e secam a água rapidamente.

4. Estude o trajeto

Tudo preparado para sair de casa? Não antes de estudar o trajeto, ainda mais se será feito pela primeira vez. Fazer um caminho que não conhece, sozinho, aumenta os riscos de se perder.

5. Avise as pessoas

Falando em se perder, acima de tudo, avise seus amigos ou familiares que você fará uma trilha sozinho. Informe tudo possível, como:

  • Quantos dias serão?
  • Onde será a trilha?
  • Qual o trajeto fará?
  • Qual contato mais fácil?

6. Não saia da rota

Você viu que todas estas dicas foram antes mesmo de iniciar a aventura? Isso mostra a importância da preparação. Agora, ao iniciar a trilha o mais seguro é não sair da rota definida, seja por você ou por alguém.

7. Tecnologia também ajuda

Às vezes o sinal não vai pegar, mas se for possível, leve o smartphone para fazer a trilha. Em primeiro lugar, ele ajuda a pedir socorro em situações de risco, em segundo, dá para usar o GPS para se encontrar.

Procure pelo melhor equipamento!

Você viu que fazer trilha sozinho é uma aventura, mas não dependa de equipamentos com qualidade duvidosa. Isso coloca sua segurança em risco ou então ficará na mão em algum momento.

Se você quer se exercitar ao ar livre, saber mais sobre roupas e acessórios para isso, siga as nossas redes sociais.

Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!