Aprenda como tirar boas fotos com celular com esses 6 truques

Registrar os melhores momentos de uma viagem com os amigos é o que todos nós queremos, não é mesmo? Afinal, as imagens podem trazer boas lembranças e muitas risadas quando o grupo se reunir novamente. No entanto, muitas pessoas não sabem como tirar boas fotos com celular.

Nos dias de hoje, as câmeras dos dispositivos móveis estão muito mais evoluídas. Dessa forma, não é mais necessário investir em um aparelho caro e de última geração para tirar belas fotos. Também não há motivos para se preocupar sobre o sistema operacional, afinal, existem boas opções de aparelhos tanto para o IOS como para o Android.

A seguir, você vai aprender 6 truques de como tirar boas fotos com celular e, assim, registrar os momentos mais incríveis das suas viagens, seja na praia, na montanha ou na floresta!

1. Limpe a lente

Parece óbvio, mas o primeiro passo para tirar fotos boas fotos com celular é limpar a lente da câmera. Diferentemente das profissionais, a câmera do smartphone fica a maior parte do tempo em contato com os dedos, no interior da bolsa ou, ainda, em bolsos da calça ou da jaqueta.

Em vista disto, a lente fica suja e engordurada. Então, se você estiver vestindo uma camiseta de algodão ou tiver em mãos algum tipo de tecido mais leve, passe-o por cima da lente, de modo bem delicado e cuidadoso. Você também pode fazer disso um hábito e limpar a lente toda vez que for tirar fotos com o smartphone.

2. Verifique a iluminação

Outra dica essencial para obter as melhores imagens via celular é verificar a luz do ambiente, seja ela natural ou artificial.

A pessoa, o objeto ou a paisagem de praia ou montanha que você deseja fotografar deve estar bem iluminada. Contudo, é sempre bom lembrar que o excesso de luz também pode prejudicar a imagem, uma vez que a câmera vai ter dificuldade de criar contrastes. O mesmo vale para fotos de cidades ou outros espaços.

Além disso, se a luz estiver vindo detrás da pessoa ou do objeto que vai ser fotografado, a câmera vai tentar capturar a luminosidade e não o seu alvo. Portanto, evite a contraluz e mude de posição, a fim de ter os melhores resultados.

3. Ajuste o foco

Ter o foco ajustado é outro truque indispensável na hora de fotografar qualquer imagem. Assim sendo, é importante conhecer as configurações do seu dispositivo móvel.

A maioria dos celulares permite alterações de foco manual, ou seja, você define onde deseja focar. Também, existe a possibilidade do foco automático, em que o aparelho enquadra a pessoa ou o objeto que vai ser fotografado.

Há também o foco semiautomático, que tem como objetivo desviar a luz que entra pela lente em direção ao visor no sentido do sensor de imagem. O processo garante fotos nítidas e evita borrões acidentais. Procure nas configurações do aparelho e faça testes para saber qual é o melhor para o seu caso.

4. Evite o zoom

Utilizar o recurso do zoom da câmera do celular não é a melhor opção para capturar imagens. Quando você visualiza a foto na tela do celular pode parecer que ela ficou nítida, porém, ao ser vista no computador, ela provavelmente vai estar sem foco.

Então, a dica é se aproximar mais do objeto ou da pessoa que vai ser fotografada, a fim de obter uma imagem com mais nitidez e riqueza de detalhes.

Embora seja possível ter o foco mais aproximado, é importante saber que a sua foto vai ter uma resolução menor, uma vez que o zoom reduz o número de pixels da imagem!

O modo HDR (High Dynamic Range) é uma configuração encontrada na maioria dos celulares e sua principal função é permitir que o aparelho tire três fotos e as comprima na mesma imagem. É por tal motivo que, quando ele é ativado, o celular demora um tempinho a mais para capturar a foto.

O trio de fotos capturadas apresenta diferentes tipos de resolução, desde a mais baixa até a mais alta, o que vai garantir uma imagem mais fiel e com um melhor aproveitamento da luz.

5. Segure o celular com as duas mãos

Ainda não podemos esquecer de dizer que, para tirar boas fotos com celular, é preciso que você segure o aparelho com as duas mãos. Tal fato vai impedir que a imagem fique tremida ou desfocada.

Porém, se a ideia é fazer uma selfie, procure deixar o braço bem firme. A maioria das pessoas tem firmeza quando o membro está mais próximo do corpo. Já existem outras que preferem deixá-lo esticado. Então, teste várias vezes até encontrar a melhor posição para você!

6. Teste os apps de edição de fotos

Apesar das câmeras já conterem aplicativos próprios, não significa que você vai ter melhor qualidade nas imagens. Existem diversos apps de fotos disponíveis na internet, que podem ser baixados gratuitamente. Eles prometem facilitar a vida de quem deseja fazer belos retratos com o smartphone!

Além disso, há muitos apps de edição de fotos, cujo maior objetivo é tornar a imagem ainda mais nítida e bem trabalhada. O download da maioria dos aplicativos é grátis, porém em alguns casos você tem que pagar pelos filtros mais especiais.

Teste os apps e escolha aquele que oferece filtros com mais variedade de cores e que são categorizados por tipo de foto e clima. É possível encontrar filtros específicos para praia, neve, montanha, decoração de ambientes, cenas noturnas, entre tantos outros. Teste vários deles e opte por um que possa garantir mais requinte e beleza para as suas fotos.

Enfim, ao seguir os 6 truques que trouxemos neste post, você vai aprender como tirar boas fotos com celular sem precisar fazer grandes sacrifícios. Então, não deixe de utilizá-los sempre que for registrar imagens com o seu smartphone e obtenha as mais belas fotos para guardar como lembranças!

Gostou das nossas dicas? Então, siga as nossas redes sociais para acompanhar as nossas novidades em primeira mão. Estamos no Facebook e no Instagram!