Tecnologia de roupas esportivas: como elas protegem os atletas?

Quem procura um treino mais intenso sabe que isso envolve o comprometimento com a agenda, a disciplina no cumprimento dos treinos e horários marcados, a alimentação e até mesmo intervalo de descanso entre cada atividade.

Mas tem detalhes muito simples de ser resolvidos, e até quem faz uma atividade mais tranquila tem consciência de que, se não forem levados em consideração, podem arruinar qualquer prática esportiva.

Um tênis que dá calo, uma camisa muito apertada ou uma bermuda que causa desconforto são, uma maneira muito simples de garantir que uma corrida, trilha ou até um treino mais intenso seja ruim.

Por sorte, a ciência está em constante evolução, garantindo alguns confortos e até mesmo aumento de desempenho em exercícios físicos por meio de tecnologia de roupas esportivas.

Neste artigo, vamos apresentar para você as principais tecnologias de roupas esportivas e como elas podem te proporcionar conforto, praticidade, estilo e uma melhora significativa no desempenho. Comece o seu aquecimento e venha dar uma olhada nessas tecnologias!

Omni-Heat™: a principal tecnologia de inverno

O frio é o inimigo de muita gente e um grande aliado da procrastinação — quem nunca ficou com preguiça de sair para treinar no frio? Além dela, exercitar-se no frio cria uma situação desagradável para o corpo, que tem que regular a sua temperatura enquanto o ambiente está muito mais frio, o que, muitas vezes, causa dores no ouvido, no nariz e pode até gerar uma dor de cabeça.

Omni-Heat™ é a tecnologia exclusiva da Columbia utilizada na confecção de roupas para resolver esse problema. Utilizando essa proteção, você garante que não vai perder calor para o ambiente e que vai manter a sua temperatura sem problemas.

Ela contém pontos metálicos em 35% de seu tecido e reflete o calor gerado pelo corpo do atleta. O tecido dissipa a umidade e também evita o aumento da temperatura corporal a níveis desagradáveis.

Omni-Heat aumenta a retenção do calor, em média, em 20% e elimina a necessidade de utilizar diversas camadas de roupas, o que permite mais conforto e liberdade para a prática esportiva. Perfeito até mesmo para quem quer dar um passeio em um dia frio e não quer se encher de roupas.

Omni-Shade™ Sun Deflector: garantia de proteção solar

Da mesma forma que no frio, treinar exposto ao sol ou em um dia muito quente pode te fazer mal e trazer desconforto. A exposição ao sol por muito tempo eleva a temperatura do corpo e pode causar dor de cabeça, enjoo, falta de fôlego e, em caso de insolação, até vômito.

Isso pode acabar com a sua rotina de treino e te forçar a perder um ou dois dias para se recuperar, então, é importante se vestir com uma roupa apropriada.

Omni-Shade™ Sun Deflector é uma novidade que permite a você se exercitar com muito mais conforto em dias quentes. Pequenos pontos com propriedades refletivas são espalhados no tecido e refletem os raios solares para longe do corpo, mantendo você frio e protegido dos raios UVA e UVB. Omni-Shade™ tem selo de recomendação Skin Cancer Foundation, organização global de combate à doença.

Omni-Freeze™ ZERO: mantendo o corpo seco e refrigerado

Ainda falando de situações de calor, Omni-Freeze™ ZERO é outra tecnologia que permite mais conforto durante a prática esportiva em dias quentes. Assim que entra em contato com o suor, a tecnologia de resfriamento é ativada e passa a reduzir a temperatura do tecido, deixando seu corpo mais fresco nas suas atividades ao ar livre.

O interessante é que o funcionamento dessa tecnologia é ativada com a elevação da temperatura do corpo, e se você reduzir a intensidade do treinamento, volta ao seu estado normal.

OutDry™ Extreme: Em paz com a chuva

Da mesma forma que no frio, ninguém quer perder um dia de treino por causa de preguiça ou condições climáticas impróprias para atividade esportiva. Para quem não quer deixar de treinar na chuva ou até mesmo encarar uma trilha sem se molhar e manter o conforto, a tecnologia OutDry™ Extreme é a mais indicada.

Em sua confecção, o tecido passa por um processo de laminação que impede o acúmulo de água. Se você sair com alguma roupa de frio para se exercitar a céu aberto e se molhar, boa parte do exercício será comprometido pelo aumento de peso da roupa, algo que não acontece com OutDry™.

Essa é a primeira tecnologia no mercado com uma membrana respirável na parte interior e, por fora, um tecido suave impermeável. Ela é indicada para se proteger da chuva, neve e vento, além de absorver e evaporar a transpiração do corpo de quem estiver vestindo a roupa feita com ela.

Essa tecnologia também é utilizada em calçados! Manter o pé seco e bem protegido é essencial para ambientes de trilha com lama ou até mesmo próximos de uma cachoeira, por exemplo. Esse tipo de melhoria ajuda o usuário a aproveitar a atividade sem ter que se preocupar com agentes externos do ambiente. Com costuras totalmente seladas em seu exterior, OutDry™ não permite infiltração de água em absolutamente nenhum ponto da vestimenta. É capaz de suportar mais de 24h de chuva intensa e impede o aumento de peso do tecido.

A importância de se vestir apropriadamente

Seja para se exercitar ou até mesmo para ir ao mercado, vestir-se bem e apropriadamente é importante para manter o conforto e também carrega um pouco da nossa identidade. Investir na maneira como nos vestimos pode fazer muita diferença no nosso dia a dia, principalmente quando escolhemos algo de qualidade.

Para a nossa alegria, a cada dia, a ciência nos presenteia com novas tecnologias de roupas esportivas e maneiras de deixar nossos dias mais confortáveis, cheios de estilo e com um aproveitamento maior. É importante estar de olho para não ficar para trás e aproveitar essas mudanças.

Aqui no blog, estamos sempre trazendo informações importantes para você sobre isso. Se você gostou de ler este conteúdo, não deixe de compartilhá-lo com os seus amigos nas suas redes sociais e garanta que outras pessoas também tenham esse conhecimento!

Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!