highline no Cânion do Funil

Incrível travessia de highline no Cânion do Funil na Serra Catarinense

No mês de Julho de 2021 foram celebrados os 60 anos do Parque Nacional de São Joaquim. Para celebrar este aniversário de 60 anos, o slackliner Rafael Bridi e o escalador Filipe Ronchi realizaram duas aventuras radicais a mais de 1400 metros de altitude. O cenário foi o Cânion do Funil na serra catarinense um dos patrimônios geológicos do Brasil mais impressionantes e ainda pouco conhecido. A ação foi organizada pela dupla a convite da Rede de Amigas e Amigos do Parque Nacional de São Joaquim.

A equipe de escalada se concentrou em repetir a via Hollywood já estabelecida anteriormente. Esta nova ascensão nas verticais paredes que compõem o grandioso Cânion do Funil acontece com a participação de 3 duplas distintas de escalada. Para realizar a escalada que é feita em cerca de 3 dias na totalidade a equipe bivaca (técnica para dormir com poucos equipamentos em ambientes naturais) em uma caverna, localizada na parede que dá início a escalada vertical de 200 metros até o cume da torre.

Toda a logística da escalada desta vez foi gravada a fim de compor a matéria exibida no fantástico além de captações para um nova montagem audiovisual. A equipe de escalada além de realizar a subida foi fundamental para a realização do highline ao fixar cordas entre os lances de escalada. Está técnica de cordas fixas possibilitou a ascensão da equipe do highline que chegou ao cume e assim conseguindo estabelecer as ancoragens desta travessia inédita.

Todo o processo de montagem é um emaranhado de equipamentos, logística e preparação que precisam se alinhar às condições do local e clima. A equipe enfrentou horas de caminhada, de busca por ancoragem e de muita comunicação e foco.

Tivemos um grande dificultante que foi o clima, nos recebeu com chuva e nebulosidade que dificultaram executar o planejamento do dia de chegada. Da chegada em diante tivemos que a todo momento nos adaptar às condições que o local nos proporcionou.

No ápice da adaptação eu, Rafa, precisei tomar a decisão de dormir na caverna junto com o Luís Felipe sem os devidos equipamentos (saco de dormir, isolante e roupas aquecidas) para que no outro dia tivéssemos tempo suficiente para realizar a montagem do highline visto a nossa posição estratégica na montanha. Durante a noite frio os casacos, calças e segunda peles térmicas da Columbia Brasil junto a uma camada de folhas de bambu que me mantiveram aquecido durante a noite. Não é história, eu precisei colocar folhas entre as minhas calças para manter a minha temperatura e não ter complicações.

Passado o perrengue segui cansado para a montagem do highline. O processo fluiu extremamente bem e entre um procedimento e outro eu tirava um tempo para a apreciar o local e agradecer o privilégio de estar em uma natureza tão intocada e inóspita.

A primeira travessia de highline no cânion do Funil saindo do cume da torre ficou com 138 metros de distância por 350 metros de altura. Uma travessia magnífica em uma região extremamente selvagem em território catarinense. A missão foi realizada pela equipe Natural Extremo, capitaneada por Rafa Bridi e com participação de João Ubaldo, Leonardo Rikerth e do atleta norte-americano Ryan Robinson, e com atuação de mais cinco atletas da escalada e cinegrafistas.

Foram muitos perrengues des do acesso até o local de camping, as noites frias acampado na borda junto com a equipe, a dificuldade de locomoção e navegação devido a mata fechada repleta de bambus e pedras soltas e muitos detalhes em uma aventura com tanta magnitude e significado.

Eu consegui realizar a travessia sem quedas e acabei batizando esta via de “Enverga, mas não quebra” por questão dos bambus que tanto incomodaram as equipes quando se locomoviam com as mochilas extremamente carregadas e pesadas.

Como atleta de highline eu me sinto extremamente motivado em continuar explorando e elevando meu nível após um projeto tão desafiador. O meu relacionamento com a serra catarinense é enorme e cheios de significado e espero poder continuar criando novos desafios e travessias. E sem dúvidas elas serão sempre compartilhadas com o público dos canais da Columbia Brasil.

Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!