Territorio Amarok

Viagem off road: como viajar com mais segurança

Fazer uma viagem off road é tudo de bom! Antes de colocar o pé na estrada, porém, é preciso estar atento a todas as questões relacionadas à segurança. Afinal de contas, embora a busca por aventura seja constante e alguns perrengues sejam inevitáveis, é fundamental garantir o bem-estar de todos os envolvidos.

Preparar uma expedição off road demanda alguns cuidados com o veículo, conhecimento do caminho e a garantia de ter alimentos, água e itens de primeiros socorros à disposição, caso sejam necessários durante o percurso. Assim, dá para ter uma viagem segura e cheia de adrenalina!

Vem com a gente para saber mais sobre segurança em uma viagem off road. Boa leitura!

Como funciona uma viagem off road

Uma viagem off road é aquela que ocorre por caminhos alternativos, sem passar obrigatoriamente pelas estradas oficiais de uma região. Por causa dos desafios encontrados ao longo do percurso, os veículos 4×4 são os mais recomendados para esse tipo de aventura.

Durante o trajeto, é possível passar por estradas de terra, subidas e descidas íngremes, florestas, trechos com pequenos rios, pedras e muita lama! Porém, é justamente disso que os amantes de um bom passeio 4×4 gostam: sentir o prazer do contato com a natureza e liberar muitas endorfinas!

No entanto, há locais adequados para a realização desse tipo de viagem, e não é recomendado se arriscar por trechos desconhecidos e que nunca foram desbravados anteriormente. Embora a busca por aventura seja desejada, isso não significa se colocar em situações de risco de vida, não é mesmo?

Como fazer uma viagem off road com mais segurança

Apesar de o gosto por atravessar trechos desafiadores sem o conforto das estradas ser enorme, os aventureiros devem garantir sua segurança durante uma viagem off road. A seguir, vamos destacar os principais cuidados para a expedição. Continue acompanhando!

Faça a revisão e manutenção dos equipamentos do carro

Garantir uma boa revisão e, se necessário, fazer a manutenção dos equipamentos do 4×4 é essencial antes de pegar a estrada. Se o veículo for alugado, em geral dá para ficar mais tranquilo (já que as próprias locadoras mantêm seus automóveis em dia), porém, se o carro for próprio, é preciso ficar bem atento. Afinal, ninguém quer ter a viagem abortada por causa de problemas mecânicos.

Entre os itens que não podem deixar de serem checados estão:

  • os freios;
  • a suspensão;
  • o nível do óleo;
  • os faróis e demais itens da parte elétrica;
  • o motor;
  • o setor de direção e a caixa de câmbio, entre outros.

Escolha o pneu ideal

Os pneus também são itens diretamente ligados ao conforto e à segurança durante uma viagem off road. Além de garantir que eles estejam em boas condições, é preciso entender como escolher o pneu ideal para o tipo de trilha a ser percorrida.

Pneus mistos

Em geral, os pneus mistos 80/20 (80% preparados para asfalto e 20% para terra) são os mais comuns do mercado e adotados por muitos motoristas. No entanto, eles não têm o melhor desempenho em uma viagem off road, justamente por serem mais adequados para trechos asfaltados. É comum que eles percam o contato com o solo, dependendo do terreno por onde se está passando, o que causa dificuldades.

Pneus Mud Terrain

Pneus conhecidos como Mud Terrain ou MT são mais indicados, como o próprio nome em inglês diz, para territórios lamacentos. Ao mesmo tempo em que têm um bom desempenho em estradas convencionais, esses pneus são indicados para trechos de terra, lama e pedras.

Seus gomos são feitos com espaço suficiente entre eles, evitando que a lama grude no pneu e dificulte o percurso. Os cravos laterais também permitem maior aderência ao solo.

Pneus 100% Off Road

Os pneus 100% Off Road são adequados para percorrer trilhas íngremes, lamacentas, com muita terra, buracos e desafios. No entanto, a maior parte dos motoristas de 4×4 também usa o veículo em estradas convencionais e na cidade e, nesse caso, esse pneu não é recomendado, pois é bastante desconfortável rodar com ele em zonas urbanas.

Faça um curso de direção 4×4

Para quem está entrando nessa onda e vai sair em sua primeira expedição, a dica é fazer um curso de direção 4×4. Dirigir um veículo com tração nas quatro rodas é um tanto diferente de um carro normal — especialmente em relação à suspensão e aos freios —, e algumas aulas não fariam mal.

Além de entender melhor as funcionalidades de um 4×4, um curso também traz outras informações de suporte, como dicas de manutenção preventiva, de segurança e, até mesmo, de resgate. Inclusive motoristas mais experientes sempre podem aprender algo novo, então a recomendação serve para todos!

Adote a direção segura

Antes de tirar a carteira de habilitação, todos aprendem sobre direção segura na autoescola. No 4×4 isso é ainda mais importante, pois nem sempre se dirige em um ambiente controlado e monitorado como rodovias, ruas e avenidas.

Em função das características do off road e, até mesmo, da distância de algumas trilhas de um bom atendimento médico, colocar-se em uma situação de risco sempre é algo que deve ser evitado — até mesmo porque o resgate pode demorar mais a chegar.

Como escolher bons destinos off road

Para quem está pensando em organizar uma expedição off road, é fundamental saber que o Brasil é um dos melhores lugares do mundo para esse tipo de passeio a bordo de um 4×4. De Norte a Sul do país, uma série de destinos incríveis esperam os aventureiros.

Pesquisar na internet, conversar com amigos que já têm mais experiência e, é claro, experimentar por conta própria são as melhores formas de escolher bons destinos. Confira alguns dos principais:

  • Jalapão (TO);
  • Ilha de Marajó (PA);
  • Lençóis Maranhenses (MA);
  • Rota das Emoções (CE, PI e MA);
  • Natal (RN);
  • Pantanal (MT e MS);
  • Serra do Roncador (MT);
  • Serra da Canastra (MG);
  • Estrada Real (RJ, SP e MG);
  • Praia Grande (SC), entre outros.

Há mais destinos incríveis na América do Sul, como a região do Atacama (Argentina e Chile), o trajeto entre Nazca e Cuzco (Peru) e Copacabana (Bolívia), para citar alguns exemplos. Para quem pretende sair do continente, a África do Sul é um dos destinos mais procurados do mundo quando o assunto é 4×4.

E aí, ficou interessado em fazer uma viagem off road e desbravar territórios pouco explorados, repletos de paisagens de tirar o fôlego, desafios alucinantes e muita aventura? Então, que tal convidar a família ou um grupo de amigos para entrarem nessa com você?

Compartilhe o post nas suas redes sociais e mostre a eles como esse passeio pode ser seguro e inesquecível!

Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!