como cuidar do seu calcado impermeavel descubra aqui

Como cuidar do seu calçado impermeável? Descubra aqui!

Quem adora turismo e aventura sabe da importância de ter à sua disposição equipamentos e roupas adequados para realizar suas viagens. Nesse sentido, precisamos destacar a importância do calçado impermeável, o qual ajuda manter seus pés secos e confortáveis durante todo o trajeto.

No entanto, é válido ressaltar a necessidade de contar com calçados de qualidade, pois isso fará muita diferença na hora de realizar as atividades ao ar livre, pois, geralmente, os de fabricação inadequada têm pouca vida útil.

Após a compra de um bom calçado impermeável, é preciso saber como cuidar bem dele, para garantir que você poderá usá-lo por mais tempo. Continue a leitura deste post para aprender a conservá-lo!

Faça a limpeza do calçado sempre após seu uso

É muito comum que os calçados impermeáveis se sujem com facilidade, pois eles são usados para realizar atividades ao ar livre, como caminhadas em camping, pescarias etc. Sendo assim, depois de usá-los, eles ficam cheios de lama e folhagens. Nesse sentido, é importante fazer a limpeza sempre após o uso.

Dentro do calçado, existe uma membrana que garante que ele cumpra com a sua função: a impermeabilização. Quando muito sujo, aquela imundice pode bloquear essa membrana interna, fazendo com que ela deixe de ser eficiente.

Ao realizar a limpeza logo após o uso do calçado impermeável, é possível garantir que ele dure por mais tempo, fazendo com que você consiga aproveitar ao máximo o seu investimento.

Seque o calçado e seus itens sempre à sombra

A maioria das pessoas tem o costume de secar seus calçados ao sol. Essa é uma prática bem compreensível, pois, apesar do gosto por realizar viagens e aventuras, existe também a necessidade de trabalhar para arcar com todos os compromissos, não é mesmo?

Sendo assim, todos acabam tendo uma rotina corrida, fazendo com que haja a preocupação de fazer com que seus calçados sequem o quanto antes, para poder organizar as coisas pessoais.

No entanto, quando o assunto é calçado impermeável, é preciso abrir um parêntese e evitar, ao máximo, essa prática, secando esse tipo de equipamento à sombra, pois o calor pode rachar o couro. Sendo assim, dê preferência para secá-los durante a noite, por exemplo. Nesse momento, você pode colocar jornal dentro do calçado, para auxiliar no processo e fazer com que ele não perca sua forma.

Uma boa dica para caminhadas em lugares úmidos é levar meias reservas para trocá-las no decorrer do percurso, o que ajuda a diminuir a umidade do calçado.

Elimine o mau cheiro

Depois de alguns dias de aventura é muito comum que o calçado impermeável fique com um mau cheiro. Afinal, as caminhadas foram longas e a transpiração nos pés é algo que acontece involuntariamente. Nesse sentido, é importante tomar algumas ações para eliminar o mau cheiro do seu calçado. Uma dica interessante é usar o bicarbonato.

Depois de chegar da sua viagem, lave o seu calçado com água morna e bicarbonato — a medida deve ser de um copo de bicarbonato para quatro de água morna. Mas isso é indicado apenas para os calçados que podem ser molhados. Caso contrário, o ideal é apenas polvilhar o bicarbonato dentro dele e agitá-lo. Deixe agir por uma noite inteira e, se puder, faça isso com frequência.

Impermeabilize sempre que necessário

Mas o calçado já não é impermeabilizado, e é preciso impermeabilizá-lo mesmo assim? Sim. Isso é necessário porque, com o tempo, ele perde sua eficiência aos poucos. Mas não se preocupe, pois esse procedimento é bem simples e pode ser feito em casa.

Você só precisa comprar impermeabilizante à base de água, para evitar que o calçado fique muito macio e escuro, características que prejudicam quem gosta de fazer trekking, por exemplo.

Esses produtos podem ser encontrados em forma de líquido, gel e spray. Ao aplicá-lo, a superfície do calçado impermeável precisa estar um pouco úmida. Depois, é só retirar o excesso com um pano limpo.

Guarde o calçado em lugares arejados e longe da umidade

A umidade danifica os componentes dos calçados impermeáveis e, por isso, eles precisam ser mantidos longe dela. Nesse sentido, é importante separar um espaço na sua casa que seja bem arejado para guardá-lo.

Lugares arejados, como o nome já diz, costumam ter bastante ventilação, o que ajuda o calçado a se manter seco, sem correr o risco de ter que perdê-lo para o mofo ou o mau cheiro.

Mas, caso você tenha problemas com a umidade, deixamos uma dica: o bicarbonato de sódio ajuda a retirá-la de dentro dos calçados. Sendo assim, é interessante polvilhar o produto dentro do calçado e agitá-lo, deixando-o agir por um tempo. Ele também ajudará a eliminar bactérias e fungos que causam o mau cheiro.

Evite colocar outros itens em cima do calçado

A estrutura de um calçado impermeável é bem resistente, tanto é que ele é indicado para ambientes extremos. Isso, porém, não significa que você possa jogá-lo em qualquer canto e, o pior, colocar outros itens sobre ele. Esse tipo de ação pode comprometer a sua estrutura e estragá-lo.

Sendo assim, quando for viajar, dê preferência para guardá-lo por último em sua mala ou separe uma bagagem especial para carregá-lo com outros calçados. Em casa, opte por guardá-lo em sapateiras sem portas e coloque os demais calçados ao lado dele.

Fazer uma viagem pensando em curtir o meio ambiente e mais vantagens que só a natureza pode oferecer traz uma sensação indescritível, certo? Sendo assim, para aproveitar ao máximo a sua aventura, é preciso contar com equipamentos e roupas de qualidade, que beneficiarão e facilitarão o seu passeio.

Nesse sentido, os cuidados com o calçado impermeável são essenciais para garantir uma viagem tranquila e livre de contratempos. Não se esqueça de que esse foi um investimento feito para garantir uma maior comodidade na hora de realizar suas atividades ao ar livre, por isso, é importante tomar as providências necessárias para fazer com que o calçado dure por mais tempo.

Quer acompanhar as nossas novidades? Então siga-nos no Instagram e Facebook!

 

Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!