Viagens de fim de semana: 6 destinos para quem gosta de aventura

Quem gosta de aventura encontra nas viagens de fim de semana a solução perfeita para descontrair sem sair da rotina. Se você curte atividades em parques específicos ou em meio à natureza, saiba que não precisa aguardar o período de férias para descobrir diversos atrativos. Basta optar por lugares próximos de centros urbanos — muitos são de fácil acesso e capazes de proporcionar boas experiências.

Há várias opções de roteiros nacionais para você ver novas paisagens, ter contato com diferentes culturas e esquecer a correria do dia a dia! Para ajudar na escolha, selecionamos 6 destinos interessantes. Confira!

1. Bonito (PE)

A aproximadamente 135 km de distância da capital pernambucana, Bonito é uma cidade com grande potencial para diferentes tipos de turismo: rural, ecológico e até de negócios! A região é conhecida pela diversidade de belas cachoeiras, muito procuradas por pessoas que buscam contato com a natureza para se refrescar e admirar a variedade da fauna e flora.

O destino entra na nossa lista de viagens de fim de semana justamente pela variedade de atividades oferecidas. Em uma passada rápida pela cidade você poderá praticar trekking, rapel, tirolesa, escalada, arvorismo, mergulho e até andar a cavalo. Tudo isso com uma bela paisagem de fundo marcada por riachos, piscinas naturais e florestas que compõem a reserva de Mata Atlântica.

2. Santa Bárbara (MG)

Essa cidade está situada a 98 km de Belo Horizonte e ganha destaque por ficar no centro da Estrada Real. Suas diversas construções do século XVIII chamam a atenção, mas o verdadeiro foco dos aventureiros, com certeza, é o Parque Natural do Caraça, do qual Santa Bárbara é a principal porta de entrada.

O parque abriga animais silvestres, como o lobo-guará, e uma rica variedade de plantas. É o lugar perfeito para a prática de esportes como trekking e para a realização de passeios guiados. Muitas das trilhas da região passam por pontos importantes, como o Pico do Sol e Pico do Inficionado. No local os visitantes ainda conferem a famosa Gruta do Centenário, composta por 3400 metros de rocha quartzito.

3. Brotas (SP)

Esportes radicais e belíssimas paisagens são os principais atrativos dessa pequena cidade do interior de São Paulo. A 248 km de distância da capital, Brotas é ideal para quem se identifica com atividades ao ar livre e faz questão de permanecer alguns dias em meio ao verde. Não é à toa que milhares de turistas procuram a região todos os anos — um total de 280 mil em 2017, de acordo com a Secretaria de Turismo.

No local você encontrará cachoeiras, sítios turísticos e vários locais para a prática de rafting, canionismo, trekking, arvorismo, rapel, tirolesa, caiaque, queda livre, boia-cross, cavalgada, off road, quadriciclo, entre outras.

A diversidade é tanta que você vai precisar dar pausas entre uma prática e outra. Aproveite esses momentos para visitar os restaurantes, cafés e até mesmo as agências de esportes para obter mais informações. Quem sabe você não planeja um retorno para curtir cada atrativo do jeito que merece?

4. Rio de Janeiro (RJ)

Só a vista da capital do Rio de Janeiro já vale a viagem. A boa notícia é que, mesmo sendo um grande centro, a cidade oferece inúmeras opções de atividades para aventureiros. Uma das mais procuradas é o rapel no Morro da Urca, considerado o maior centro de escalada do mundo. O esporte não exige experiência prévia e possibilita ao praticante visualizar belos ângulos da Baía de Guanabara.

Quem gosta de voar de parapente vai se encontrar no local. Esse tipo de passeio tem início na rampa da Pedra Bonita, que dá uma visual incrível das Ilhas Cagarras e do Cristo Redentor. Já o pouso acontece na Praia do Pepino, localizada no canto direito de São Conrado.

Mais um atrativo é a prática do Stand Up Paddle. Você poderá testar suas habilidades em cima de uma prancha e remar pelas ilhas Tijucas. O percurso até a primeira ilha demora em torno de 45 minutos e termina em uma fenda com vista espetacular. No local, é possível fazer um mergulho antes de partir para a segunda ilha, que exige mais ou menos 10 minutos de remada.

Outras atividades que permitiram incluir o Rio de Janeiro em nossa lista de viagens de fim de semana são cachoeirismo, escalada, trekking, canoagem, rafting e arvorismo. É só você escolher suas favoritas e curtir!

5. Maranguape (CE)

Excelente escolha para aventureiros que estão na capital do Ceará e não querem percorrer longas distâncias para aproveitar um dia mais radical. Maranguape fica a 35km de Fortaleza e tem como principal atrativo o iPark Complexo Turístico. Este oferece mais de 30 tipos de atividades ao ar livre e tem aproximadamente 173 hectares.

O parque se divide em três grandes áreas: Campo Tático, Campo de Aventura e Campo de Lazer. Cada campo tem jogos e programas específicos para todos os gostos e idades. As atrações incluem muro de escalada, paintball, banana boat, tirolesa, wakeboard e passeios de caiaque.

Se você tiver tempo (e interesse), ainda pode visitar o Museu da Cachaça que fica instalado em um casarão original de 1846 dentro do parque. O local permite aos visitantes acompanhar uma simulação do processo de produção da bebida.

6. Manaus (AM)

Como era de esperar, a capital amazonense também guarda diversos refúgios encantadores para quem tem espírito aventureiro. Tudo começa pelo cenário composto pela maior floresta tropical do mundo — um prato cheio para os amantes da calmaria e sossego.

Porém, quando o assunto é movimento, a dica é dar um pulo no Ecoforest Adventure, maior parque de turismo da Amazônia Brasileira. Há opções de lazer para toda a família, incluindo crianças, adultos e idosos. Também existe área de camping e atividades que incluem trilhas na selva, arco e flecha, slackline, corrida de obstáculos, escalada e tirolesa.

E aí? Já definiu qual será a primeira opção dentro do seu roteiro de viagens de fim de semana? Tenha em mente que o uso de bons equipamentos e vestimenta adequada permitem aproveitar o lazer ou a prática de esportes com mais conforto e segurança. Por isso, seja qual for o destino da vez, não deixe de providenciar roupas e acessórios indicados para cada prática.

Quer continuar recebendo dicas de atrativos nacionais e internacionais? Então, assine a nossa Newsletter e garanta acesso às próximas publicações diretamente do seu e-mail!

Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!