Columbia El Cruce

El Cruce 2019: Tudo que você precisa saber sobre a maratona.

Sabe aquele sonho que todo corredor alimenta por anos? Pois a participação na maratona El Cruce 2019 certamente é um deles.

Trata-se de uma das mais tradicionais corridas de montanha, na qual o que vale mesmo é a contemplação do trajeto que cruza a Cordilheira dos Andes, da Argentina ao Chile.

Em sua 18ª edição, a prova deste ano acontece do dia 4 a 8 de dezembro e promete o mesmo sucesso das anteriores. Para você instigar a vontade de ser um dos presentes no evento, elaboramos este post trazendo todos os detalhes do El Cruce 2019. Confira!

O que é o El Cruce 2019

O El Cruce 2019 é uma prova de corrida de montanha dividida em três etapas que totalizam 100 km em paisagens esplêndidas e de puro contato com a natureza. Iniciada em 2002, foi a primeira corrida de aventura a reunir mais de 300 competidores em sua estreia, passando por dois países.

O lema do El Cruce é exatamente a contemplação do trajeto, principalmente para os atletas amadores, deixando o espírito participativo e de solidariedade bem mais evidentes do que a mera competição em si.

Neste ano, são esperados mais de 1.500 participantes de 25 países. De acordo com as estatísticas dos últimos quatro anos da prova, 44% dos inscritos são argentinos, 25% brasileiros, 6% uruguaios e colombianos, 5% mexicanos, 3% chilenos e residentes na América Central, 5% europeus, 2% norte-americanos ou canadenses e 1% oriundos da Ásia, África e Oceania.

Passando por lugares incríveis, os corredores desfrutam de três dias ao lado de montanhas, vulcões, picos nevados, florestas, lagos, vales e áreas rochosas. Neste ano, o vulcão Lanín será o protagonista da prova. Para suportar o desafio, é preciso contar ainda com as roupas adequadas para corridas de montanha.

Com funciona a corrida de aventura

O El Cruce 2019 é dividido em três etapas, com uma média de 33 km, sendo finalizados por dia em terrenos com muitos desníveis ao lado da Cordilheira dos Andes, saindo da Argentina com chegada no Chile.

Os participantes precisam estar com todos os itens exigidos, inclusive tênis apropriados. Caso contrário, a organização não permite o embarque no ônibus que leva até a largada. Esta é dividida em etapas para ajudar na logística, tendo em vista que tudo é previamente pensado para destinar o melhor conforto possível aos competidores.

Apesar de ser verão, a prova conta com inúmeras variações climáticas. Afinal, a adversidade é uma das marcas do El Cruce.

Em três dias, os corredores se deparam com sol, neve, ventos e chuvas fortes. A altimetria chega a mais de 1.800 metros em uma das regiões mais lindas do planeta.

Percurso e tempo de prova

A corrida El Cruce 2019 é de aventura extrema e conta com desafios que exigem muito preparo físico e mental por parte dos corredores.

É possível competir individualmente ou em duplas. A média de tempo gasto no percurso calculada pela organização é de 14 minutos por km. Isso representa 7 horas por dia, tendo como base a passada de um corredor amador.

Inclusive, a própria organização incentiva a devida contemplação das paisagens por parte dos corredores, que ficam frente a frente com as belezas naturais da Patagônia argentina e também dos Andes. Ou seja, vale a pena manter uma regularidade nos passos para evitar lesões e possíveis abandonos.

Para dar conta de tantos competidores, a organização da prova conta com 300 colaboradores, número que chega a 900 nos três dias, somando aos voluntários que auxiliam no staff.

Em todos os pontos de acampamentos, há barracas individuais ou em duplas, com churrasco fogo de chão, frutas, saladas e macarrão. Os competidores correm com uma mochila individual, e a mala é transportada pela organização, sendo devidamente etiquetadas.

A dica é sempre relaxar nos pontos de descanso, fazendo uma crioterapia para recuperar a musculatura de olho na etapa seguinte. As barracas contam com colchões infláveis, e vale a pena você sempre manter uma lanterna por perto para se virar ao longo da madrugada.

Os competidores acordam às 6h e tomam café até as 7h, com saída do ônibus para o local da largada do dia na sequência. No segundo e terceiro dia, os corredores saem de acordo com a ordem de classificação. Roupas térmicas são fundamentais ao longo da prova.

Como se preparar para El Cruce 2019

Sendo uma prova que coloca o preparo físico e mental em xeque, o El Cruce 2019 necessita de uma preparação bem intensa ao longo de pelo menos seis meses.

Trata-se de uma experiência para quem já está familiarizado com o universo das corridas de aventura, ou seja, navegantes de primeira viagem não suportam o desafio.

Portanto, a dica é você manter uma rotina de treinos intercalando corrida de rua, de montanha, pedaladas e alongamentos, além de exercícios que auxiliam no controle da mente, como yoga ou meditação.

Mesmo que você queira completar a prova em uma caminhada acelerada, será preciso uma rotina de treinamentos antes do embarque.

Outra orientação imprescindível é contar com a assessoria de um profissional especializado na área de educação física, com o objetivo de traçar um plano de treinos com foco no El Cruce.

Assim, certamente você preparará o seu organismo para dar conta do recado de finalizar os 100 km sob condições extremamente adversas, porém, de imensa plenitude.

Veja os equipamentos necessários para prova

Frio, neve, calor, sol, chuva e vento. Desgaste físico e emocional. Adversidades mil. São alguns aspectos do El Cruce 2019. Para conseguir vencer o desafio, você precisa estar bem preparado não somente física e mentalmente, mas também com relação aos equipamentos.

A organização disponibiliza alguns itens, mas muitos você deverá inserir na sua check-list. Confira abaixo os principais.

Itens fornecidos pela prova:

  • camiseta de prova;
  • número de competidor e chip;
  • camiseta manga longa;
  • polar (jaqueta);
  • mochila resistente à água para os acampamentos.

Itens obrigatórios:

Itens recomendados:

  • isolante térmico;
  • saco de dormir;
  • mochila;
  • poles (bastões que auxiliam no equilíbrio do corpo ao longo da corrida);
  • headlamps (lanterna de cabeça);
  • luvas para trilhas;
  • toalha;
  • protetor de pescoço;
  • kit com talheres;
  • kit para bolhas.

Como você percebeu, é preciso muita organização e planejamento para participar do El Cruce 2019. No entanto, são esforços altamente recompensados por meio de uma experiência única e vislumbrante, que certamente vai marcar a sua vida.

E aí, quer sempre ficar por dentro das novidades sobre as corridas de aventura? Então, assine a nossa newsletter e receba nossas postagens em seu e-mail!

Columbia Montrail

Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!