Saiba quais são os equipamentos essenciais para corrida de montanha

Jaquetas de Chuva Columbia SportswearPowered by Rock Convert

Todo atleta ou praticante frequente de exercícios físicos sabe a importância de utilizar o vestuário e equipamentos adequados durante a execução da atividade. Quem pratica esportes outdoor pode confirmar isso.

Nesse sentido, investir em um equipamento para corrida de montanha é um requisito imprescindível para quem curte a natureza e deseja se aventurar em ambientes avessos e com várias adversidades pelo caminho.

Neste artigo apresentamos os equipamentos essenciais para a prática da corrida de montanha e explicamos a importância de cada um deles para tornar a atividade mais segura e proveitosa. Seja você iniciante nessa modalidade ou praticante experiente, acompanhe até o fim!

Tênis de trilha

Sem sombra de dúvidas, o tênis é o equipamento mais importante para a corrida de montanha. Sem um calçado adequado para pisar no solo pouco confortável, dificilmente o esportista consegue obter a desenvoltura adequada para executar a atividade com sucesso.

Apesar de muitos acharem que qualquer tênis serve para esse tipo de esporte, isso é um grave erro. Um tênis usado para correr no asfalto ou na academia, por exemplo, não é apropriado para ser usado em ambientes íngremes e instáveis.

Esses calçados costumam ser lisos e escorregadios e não têm o amortecimento necessário, o que pode causar pisadas em falso e queda. Além disso, esse tipo de solado tende a desgastar mais rapidamente.

Por outro lado, os tênis especialmente desenvolvidos para corridas têm um solado com maior aderência ao solo, o que ajuda a proteger o corredor contra escorregões, pisadas em falso e quedas, o que evita graves acidentes. Além disso, eles oferecem maior estabilidade na pisada. O solado é feito com material reforçado e composto por pequenos cravos, responsáveis por aterrar ou cravar o tênis no solo — o famoso grip.

Também é preciso prestar atenção no peso do calçado e verificar se ele é impermeável, ou seja, se tem revestimento suficiente para bloquear a passagem de água e barro, por exemplo.

Camiseta adequada

A camiseta deve ser confortável e confeccionada com tecidos especiais que tenham a capacidade de proteger o corredor do sol forte, absorver o calor e o suor, evitando assim que a pele fique úmida, o que pode causar alergias e irritações.

Atualmente, existem roupas disponíveis no mercado que são fabricadas com tecidos tecnológicos.

Um dos cuidados mais importantes que quem corre em montanhas deve ter é prestar atenção nas camadas de roupa. A mudança brusca de temperaturas é muito comum, assim como a ocorrência de condições climáticas adversas que podem causar riscos à segurança do esportista.

Nesse sentido, é indispensável usar roupas em várias camadas. Confira:

  • camada de base: fica colada ao corpo. O objetivo é manter a pele seca. Por isso, o ideal é que ela seja feita com material sintético e evitar-se o algodão pois demora para absorver a umidade;
  • camada secundária: geralmente usada em baixas temperaturas. O tecido deve evitar a perda de calor corporal e, ao mesmo tempo, permitir a transpiração da pele;
  • camada externa: impermeável e à prova d’água e de vento.

Mochila ou cinto de hidratação

Geralmente, corridas de montanha duram bastante tempo — de algumas horas a até mesmo vários dias. Assim, dependendo do tamanho do trajeto, pode ser necessário levar consigo equipamentos para hidratação e alimentação. Nesse sentido, existem mochilas e cintos específicos que cumprem bem essa função.

As mochilas de hidratação são leves e contêm uma espécie de bolsa com água por onde sai um canudo, que garante que o esportista pode beber água sem dificuldades sempre que sentir necessidade. Existem diversos modelos, cada um com um reservatório com capacidade específica — de 1,5 até 12 litros ou mais. Elas se ajustam ao corpo como se fossem um colete, oferecendo conforto e permitindo que o corredor consiga se movimentar normalmente.

Uma ótima alternativa às mochilas são os cintos de hidratação — apesar de terem capacidade para menos volume de água. Eles permitem carregar várias garrafas de água e são recomendados para corridas que têm um percurso menor ou que tenham postos de parada ao longo do trajeto.

Kit de primeiros socorros

Os kits básicos de primeiros socorros são um item essencial tanto em corridas de montanhas quanto em qualquer outro tipo de atividade física intensa. Eles devem conter gazes, esparadrapo, curativos, bandagem e analgésicos. Por serem bem leves e com formato compacto, cabem em espaços pequenos e são facilmente carregados.

Polainas

As montanhas costumam ser formadas por terrenos com muita terra, areia fina, barro e lama. Por isso, o uso de polainas ajuda a proteger a pele contra a entrada de partículas de poeira e sujeiras. Essa cautela evita as picadas de insetos, ferimentos causados por pedras, espinhos e plantas e o surgimento de alergias e bolhas na pele.

Vaselina e Pomadas

A vaselina é muito utilizada em áreas onde costuma ter atrito, evitando a irritação na pele. Por sua vez, a pomada de palmitato de retinol deve ser passado nos pés para protegê-los contra feridas e bolhas que podem se formar devido ao impacto dos pés no solo, causados pela corrida.

Óculos de sol

Os óculos são um equipamento essencial para proteger os olhos do corredor contra a incidência de radiação solar, que podem causar graves danos à córnea e à retina. Além disso, também preservam a visão contra a entrada de partículas de poeiras, rajadas de vento e fragmentos de galhos e folhas.

Depois de conhecer o nosso checklist você já deve ter entendido a importância de reunir adequadamente todo o equipamento para corrida de montanha. Eles são essenciais para manter o corpo protegido, confortável e proporcionar toda a segurança para o esportista, evitando acidentes graves. Por isso, não menospreze o seu bem-estar e vá sempre bem preparado para as suas aventuras.

Antes da compra de um equipamento para corrida de montanha é importante saber o que deve ser levado em consideração — composição do material, peso, impermeabilidade e proteção contra o sol e contra o frio, por exemplo. Aprenda como escolher a sua próxima bota para trekking!

Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!