As corridas nas montanhas oferecem diversos benefícios aos amantes do esporte, como aumento do equilíbrio, resistência e força. Essas vantagens ajudam o corredor a melhorar seu rendimento e, também, fazem com que ele tenha mais contato com a natureza.
Você sabe como começar corrida de montanha? Para os “corredores de asfalto” que desejam iniciar essa aventura e praticar o trail running, é preciso estar atento a alguns fatores.
Neste post, vamos mostrar a você o que é necessário para iniciar essa atividade, quais são os tipos de roupas e acessórios apropriados e muito mais. Venha conferir!
Comece a treinar em terrenos diferentes do asfalto
De uma maneira geral, as corridas nas montanhas costumam ser bem mais exigentes, com single tracks, descidas, subidas, travessias de riachos etc. Sendo assim, é importante que você comece a treinar em terrenos diferentes do asfalto. Opte por estradas de chão, parques, estradas com subidas e descidas mais intensas.
Dessa forma, você consegue se adaptar melhor ao ambiente, tendo em vista que o asfalto e a natureza se diferem muito um do outro.
Invista em roupas, calçados e acessórios ideais para a prática
Embora essa seja a parte mais fácil, ela não é a menos importante. Afinal, são detalhes que podem ajudá-lo a ter uma melhor performance durante a corrida.
Sendo assim, dê preferência para camisetas mais coladas e utilize calça nos dias em que as temperaturas estiverem mais baixas, do contrário, vá de bermuda ou shorts. Também é importante que sua vestimenta tenha bolsos, para o armazenamento de géis de carboidrato.
Não se esqueça das meias de compressão, pois, além de melhorarem a circulação, elas protegem os tornozelos da vegetação. Em relação aos tênis, existem modelos específicos de solado com grip, ideais para terrenos sem asfalto, que oferecem mais aderência, ajudando a evitar escorregões em terrenos irregulares.
Fique atento aos principais riscos
Durante a corrida na montanha, é importante prestar atenção às passadas, pois o ambiente é rico em barros, vegetação, pedras, entre outros obstáculos. Por esse motivo, todo o cuidado é pouco para você não cair e se machucar.
Evite pular os buracos, porque, na maioria das vezes, nem sempre é possível saber exatamente qual é a sua largura ou profundidade. Dessa forma, prefira desviar deles.
Além disso, ao realizar corridas na lama, por exemplo, o ideal é usar tênis antiaderentes e que fiquem justos nos pés, a fim de evitar acidentes.
Confira as principais provas de trail running que acontecerão em breve
A seguir, listamos as principais provas de trail running que acontecerão em breve e que você não pode perder. Acompanhe!
- Desafio Pedra Selada 2018: acontecerá no domingo, 16/09, em Pedra Selada/RJ;
- Desafio Praias e Trilhas 2018: acontecerá no sábado, 29/09, em Florianópolis/SC;
- Braves Trail Run 2018: acontecerá no domingo, 04/11, em São José dos Pinhais/PR;
- Ibiti Run 2018: acontecerá no domingo, 18/11, no Parque Estadual de Ibitipoca/MG;
- XTERRA Paraty 2018: acontecerá no sábado, 01/12, em Paraty/RJ;
- El Cruce: o objetivo da corrida é atravessar os Andes, unindo Argentina e Chile. A prova acontecerá entre os dias 6 e 10 de dezembro;
- UTMB 2018: a prova aconteceu em agosto deste ano, mas vale a pena anotar para não perder a próxima oportunidade.
Agora que você já sabe como começar corrida de montanha, basta colocar em prática nossas dicas para ter a melhor experiência possível. Você não vai se arrepender de trocar o asfalto pelo contato com a natureza!
Se gostou dessas dicas, não deixe de compartilhá-las nas suas redes sociais, para motivar os seus amigos a também praticar a corrida de montanha!