A corrida de montanha oferece diversos benefícios aos amantes do esporte, como aumento do equilíbrio, da resistência e da força. Assim, os corredores conseguem melhorar seu rendimento. Além disso, essa modalidade de atletismo favorece a saúde mental, graças ao contato com a natureza.
Você quer entender como começar na modalidade corrida de montanha? De antemão, saiba que a experiência de correr em outras circunstâncias ajuda, mas não é o bastante. Logo, os “corredores de asfalto” que desejam iniciar essa aventura e praticar o trail running precisam prestar atenção a alguns fatores.
Neste post, vamos mostrar o que é necessário para começar essa atividade, quais são os tipos de roupas e acessórios apropriados e muito mais. Venha conferir!
Quais os tipos e as características das corridas de montanha?
A corrida de montanha é uma modalidade regulada por órgãos como a World Mountain Running Association (WMRA) e a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). Oficialmente, ela se divide em duas categorias: uphill (subida) e downhill (subida e descida).
Nas corridas do tipo uphill, a largada e a chegada ocorrem em pontos diferentes. Já as de downhill podem ter percursos assim, mas também com volta ou mesmo bate-volta. Em ambas, no caso de competições oficiais, é oferecida hidratação aos atletas durante o trajeto, que pode chegar a 42 km.
Outro fator importante é que a maior parte do percurso deve ser “corrível”, sem trechos perigosos em descidas ou subidas. Se estes forem inevitáveis, os organizadores precisam demarcar e controlar bem para garantir a segurança dos corredores. Além disso, estradas asfaltadas ou calçadas só podem compor até 20% do trajeto.
Em relação ao ponto mais alto das corridas em montanhas, há um limite de 3 mil metros de altitude. Aqui, vale ressaltar mais um elemento que influencia bastante a performance: a inclinação média do percurso, que não pode passar de 20% a cada 500 metros.
A respeito de roupas, acessórios e equipamentos, em geral, o corredor pode utilizar:
- bandana ou gorro;
- boné ou viseira;
- calça, short ou bermuda de compressão;
- camiseta;
- jaqueta corta-vento;
- relógio GPS;
- tênis.
Em todo caso, confira o regulamento da competição para saber o que é e o que não é permitido. Agora, se for correr nas montanhas apenas como hobby, vale levar mochila de hidratação, bastão de caminhada e outros itens que ajudarão você a superar obstáculos com mais facilidade.
Como se preparar para praticar corrida de montanha?
Imprevisibilidade. Essa é uma boa palavra para descrever a experiência de corrida nas montanhas. Então, você precisa se preparar para encarar sol, chuva, galhos de árvores, buracos e outras condições adversas. Quer saber como? Fique de olho nas dicas abaixo.
Comece a treinar em terrenos diferentes do asfalto
De uma maneira geral, as corridas nas montanhas costumam ser bem mais exigentes, com single tracks, descidas, subidas, travessias de riachos etc. Sendo assim, é importante que você comece a treinar em terrenos diferentes do asfalto para se acostumar.
Para tanto, opte por estradas de terra batida, parques, estradas com subidas e descidas mais intensas. Com essas variações de terreno, você consegue se adaptar melhor ao ambiente, tendo em vista que o asfalto e a natureza se diferem muito um do outro.
Também é fundamental que você condicione seu corpo às necessidades desse esporte. Um ponto-chave é trabalhar o equilíbrio e a estabilidade dos pés, usando a meia bola (bosu), por exemplo. Afinal, galhos, pedras e terrenos irregulares favorecem as torções nos tornozelos. Então, quanto mais fortes eles estiverem, melhor.
Outras partes do corpo que precisam ser fortalecidas com treinos específicos são o core (abdômen, lombar, pelve e quadril), os joelhos, as panturrilhas, além das regiões dos quadríceps e dos posteriores de coxas. Então, busque auxílio de profissionais que orientem você e montem um cronograma de acordo com o seu perfil.
Use roupas, calçados e acessórios ideais para a prática
Embora essa seja a parte mais fácil, não é a menos importante. Afinal, são detalhes que podem ajudar você a ter uma melhor performance durante a corrida.
Sendo assim, dê preferência para blusas e camisetas mais coladas e utilize calça nos dias em que as temperaturas estiverem mais baixas. Na nossa loja virtual, você encontra modelos de segunda pele com propriedades que mantêm a temperatura do corpo e garantem respirabilidade e conforto térmico.
Ainda, é importante que sua vestimenta tenha bolsos de segurança e multifuncionais, para o armazenamento de géis de carboidrato, celular, documentos e outros pertences.
Além disso, não se esqueça das meias de compressão, pois elas melhoram a circulação e protegem os tornozelos da vegetação. Em relação aos tênis, existem modelos específicos de solado com grip, ideais para terrenos sem asfalto, que oferecem mais aderência, ajudando a evitar escorregões em terrenos irregulares.
Preste atenção aos principais riscos
Durante a corrida na montanha, é importante prestar atenção às passadas, pois o ambiente é rico em barro, vegetação, pedras, entre outros obstáculos. Por esse motivo, todo cuidado é pouco para você não cair e se machucar.
Caso tenha tempo e seja viável para você, vá à região onde pretende praticar o esporte e analise as opções de trajeto. Outra recomendação é entrar em grupos de corredores para se informar sobre as características do lugar. Assim, já ficará ciente das adversidades e não sofrerá tanto com o efeito surpresa quando for para valer.
Na hora da atividade em si, uma das precauções é não pular os buracos, porque nem sempre é possível saber exatamente qual é a sua largura ou profundidade. Dessa forma, prefira desviar deles.
Além disso, ao realizar corridas na lama, por exemplo, o ideal é usar tênis antiaderentes e que fiquem justos nos pés, a fim de evitar acidentes. Na Columbia, temos modelos de tênis trail running com tecnologias que garantem melhor aderência e tração devido às garras multidirecionais de borracha presentes no solado.
Agora que você já sabe como começar corrida de montanha, basta colocar nossas dicas em prática para ter a melhor experiência possível. Você não vai se arrepender de trocar o asfalto pelo contato com a natureza!
Se gostou de aprender mais sobre essa modalidade, que tal garantir logo roupas, calçados e acessórios adequados para a prática? Visite a nossa loja virtual e conheça nossos produtos para corrida de montanha!