Tenis Trail Running

Tênis Trail Running: 3 dicas para escolher o melhor tênis para praticar o esporte

O tênis para Trail Running é indispensável para quem vai praticar a corrida em terreno irregular. Diferente do que muitas pessoas imaginam, utilizar um tênis de corrida de rua não só é desaconselhável como pode se tornar perigoso, a depender do clima e das condições do ambiente.

Esse tipo de calçado não foi projetado pensando nas variedades de solo e nem nas mudanças de aderência que a natureza pode proporcionar ao corredor. Quem corre em trilhas, precisa de um tênis leve, com solado especializado e entressola mais rígida.

Nesta postagem, falaremos mais sobre as principais diferenças sobre esses dois tipos de calçado e também falaremos sobre algumas dicas que farão você escolher o melhor modelo para seus pés. Gostou da ideia? Continue sua leitura até o final!

As diferenças do solado

Para que você entenda um pouco mais sobre a diferença entre um tênis de corrida de rua para um tênis de Trail Running, falaremos um pouco mais sobre o solado. O solado é uma das principais partes de qualquer tipo de calçado.

Um tênis de corrida de rua, apesar de muito confortável para várias práticas esportivas, apresenta uma especificidade na sua construção que impede com que ele seja realmente eficiente em alguns terrenos.

Esse tipo de tênis foi feito para o asfalto e tem solado muito macio e reto. Existem poucas ranhuras e “travas” na sua sola e, por conta disso, ele não é recomendado para trilhas e outros terrenos acidentados.

Nos calçados de Trail Running, a construção é ligeiramente diferente. A sola é criada com a intenção de gerar o máximo de aderência possível para o corredor. Por conta disso, ela tem algumas características especiais como algumas imperfeições que se assemelham a travas de uma chuteira.

O solado desse tipo de tênis também é um pouco mais largo, justamente para evitar escorregões em locais de difícil acesso. Apesar disso, é importante saber que a borracha dos tênis de Trail Running são mais macias que os de corrida de rua.

Por conta disso, eles podem desgastar mais rapidamente quando utilizados no asfalto. O ideal é que você tenha um modelo para cada tipo de finalidade para manter a durabilidade, eficiência e conforto em cada esporte.

As diferenças da entressola e cabedal

A grosso modo, a entressola é a parte do tênis que ajuda a aumentar o amortecimento em cada passada. Essa parte fica entre o solado e o cabedal, considerado o “corpo” do tênis.

Nos modelos de corrida de rua, a entressola é bem macia. A ideia é remover o máximo de impacto nas articulações para deixar cada passada mais leve e segura possível. Não há preocupações excessivas com irregularidades na pista e proteção extra para os pés, por exemplo.

Essa circunstância muda um pouco quando falamos sobre o tênis dedicado Trail Running para trilhas. Nesses modelos, a entressola é mais rígida. A ideia é garantir maior solidez e apoio em cada passada e até mesmo aumentar o nível de proteção para objetos pontiagudos que podem estar no meio da trilha.

Essas duas diferentes propostas fazem total diferença. Aqueles que correm na trilha, por exemplo, sabem que calçados maleáveis ou com pouco reforço podem se danificar ou até mesmo favorecer torções e tombos. Por isso, o ideal é optar por um modelo específico para o esporte.

Deve-se lembrar que todo esse reforço fica na parte do cabedal do tênis. Como os calçados de corrida de rua não precisam desses cuidados, é fácil perceber a razão pela qual eles não são a melhor escolha para a corrida em terreno irregular.

Algumas dicas para não errar na compra

Agora que você já sabe o básico sobre esses calçados, chegou o momento de falarmos sobre algumas dicas práticas que ajudam você a escolher a melhor opção para os seus pés. Veja abaixo quais são elas e não deixe de colocá-las em prática no momento de adquirir seu novo tênis!

1. Analise o solado

Como já falamos extensivamente, o solado é uma das partes principais da sua escolha. Verifique com atenção o tipo da sola e não deixe de perceber o “drop” do tênis. Essa característica é facilmente visualizada quando vemos que a parte do calcanhar está acima da ponta dos pés. Essa escolha é de preferência pessoal e do seu tipo de pisada. Algumas pessoas preferem um “drop” maior, enquanto outras preferem um tênis mais nivelado. Faça sua escolha levando em conta todos esses parâmetros.

2. Veja a construção do cabedal

O cabedal do tênis de Trail Running é ligeiramente mais rígido. Ele não é tão respirável como os tênis de corrida de rua, mas devem ser igualmente funcionais. Observe pela construção, avalie o tipo de cadarço e todas essas características no momento antes da compra. Se possível, veja o tipo de tecido utilizado e procure evitar as alternativas que somente apresentam o “mesh” como tecido predominante. Esses calçados podem molhar facilmente e causar desconfortos em alguns ambientes mais úmidos.

3. Veja se o calçado tem algum sistema de amortecimento

Por fim, não se esqueça de verificar o sistema de amortecimento. Essa particularidade varia de acordo com o fabricante e o tipo de tênis que você deseja adquirir. Não é porque o tênis é voltado para trilha e terrenos irregulares que ele não pode ter um sistema avançado de amortecimento.

Inclusive, uma boa orientação é sempre escolher os modelos com mais tecnologia e segurança para seus pés. Lembre-se que na trilha suas articulações também precisarão de uma redução do impacto. Esse cuidado reduz o risco de lesão e aumenta sua performance esportiva.

Seguindo todas essas orientações temos total certeza que você conseguirá escolher o melhor tênis de Trail Running para seus pés. Aqui na Columbia, produzimos algumas das melhores opções do mercado para esportes de aventura. Nossos tênis de Trail Running são eficientes, testados e comprovados por alguns dos melhores testes científicos e atletas que usam e aprovam nossos materiais esportivos.

Quer dar uma olhada nos nossos materiais? Veja nossos modelos femininos e masculinos e faça uma ótima escolha. Garantimos a qualidade dos nossos calçados e temos certeza que você gostará de utilizá-los, mesmo nas condições mais extremas!

Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!