9 destinos imperdíveis para curtir o inverno no Brasil

Por ser um país majoritariamente de clima tropical, os destinos de inverno no Brasil são verdadeiros oásis para os amantes das baixas temperaturas. Graças à altitude e localização privilegiada, esses lugares oferecem uma combinação única de belas paisagens, boa gastronomia e arquitetura encantadora. É importante se preparar para as viagens de inverno, desde do que vai vestir até as experiências que terá no frio.

A região Sul é a que mais oferece destinos com termômetros abaixo de zero, mas é possível ainda curtir o friozinho em locais inesperados, como o estado do Rio de Janeiro, famoso pelas praias e pelo “Rio 40 graus”.

E pensando nisso, selecionamos os lugares imperdíveis para a temporada de inverno em destinos nacionais. Confira agora.

 

Vale dos Vinhedos, Rio Grande do Sul

Herdeira da imigração italiana no Brasil, a região do Vale dos Vinhedos é cheia de atrativos e famosa por relembrar a região da Toscana na Itália.

O Vale dos Vinhedos está localizado a 130 km da capital do estado, Porto Alegre, e é formado por três principais cidades: Monte Belo do Sul, Garibaldi e Bento Gonçalves.

Não é difícil circular nos arredores e alternar os passeios nos entornos dessas três localidades. Por aqui, o destaque são os passeios pelas vinícolas e as visitas aos marcos da cultura italiana. Faça também o Passeio de Maria Fumaça e não deixe de fora um ótimo café colonial.

A temperatura média desse período é de 12ºC, com variações que podem chegar a 7ºC. As menores temperaturas são registradas à noite, sendo as geadas um fenômeno bem comum, principalmente no mês de julho.

É importante se agasalhar bem, sobretudo nas visitas ao ar livre às vinícolas. Sugerimos algo fácil de tirar, pois depois das melhores degustações, você começará a sentir calor entre uma adega e outra.

 

Urubici, Santa Catarina

Essa cidade é uma das queridinhas para passar frio no Brasil! Isso porque, como é amplamente divulgado, essa é uma das cidades onde é possível ver neve no Brasil durante o inverno e, apesar disso, ela ainda é um destino econômico e sem grandes aglomerações.

Urubici está a 171km de Florianópolis, fica a quase 1.000 metros de altitude e a temperatura média durante o inverno é de 10ºC.

É um destino perfeito para atividades outdoor, e junto com São Joaquim, forma um complexo natural rico em montanhas, cachoeiras e cavernas.

O turismo de aventura é riquíssimo e dá para fazer treekings incríveis, como o que leva até o Morro da Igreja, Pedra Furada, a Serra do Corvo Branco, a Cascata Véu da Noiva, a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, a Pedra da Águia e o Cânion do Espraiado.

É fundamental contar com uma jaqueta corta vento e, de preferência, que seja resistente à água, para suportar o vento, chuva fina e até neve.

Escolher uma boa pousada em Urubici é tarefa fácil, são inúmeras opções para curtir o frio.

 

Cambará do Sul, Rio Grande do Sul

Cambará do Sul fica a uma distância de 182 km da capital do estado, Porto Alegre. Os cânions dominam a paisagem desse destino de inverno brasileiro. Ao todo, são 36 formações rochosas que formam os parques Nacional Aparados da Serra e o Nacional da Serra Geral.

Sem dúvidas, o Cânion do Itaimbezinho é o mais famoso. Suas dimensões impressionam quem ama paisagens naturais intocáveis, pois são 5,8 km de extensão, 720 metros de profundidade e 600 metros de largura.

Três trilhas oficiais te levam ao Cânion do Itaimbezinho, com diferentes graus de dificuldade. A Trilha Vértice é perfeita para iniciantes e leva apenas 45 minutos para ser concluída. Já a Trilha do Cotovelo leva em media 2h30 de ida e volta.

A terceira é a Trilha do Rio do Boi que tem um grau de dificuldade bem maior e é feita por baixo, com duração de 5 a 7 horas.

Menos famoso, mas tão lindo quanto, o cânion Fortaleza fica no Parque Nacional da Serra Geral. A extensão do Cânion Fortaleza é de 7km e 980 m de altura.

Invista em um bom calçado para fazer os percursos que são bem escorregadios por conta das pedras.

 

Pirenópolis, Goiás

Essa cidade é uma graça! Você precisa conhecer Piri, como é carinhosamente chamada. A cidade está abrigada na Serra dos Pirineus, entre a capital Goiânia e Brasília.

O destino possui dezenas de cachoeiras, matas e rios para explorar! Com destaque também para o seu centro histórico, com diversas igrejas e casarios tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o Iphan.

O inverno é a época que menos chove, logo você não encontrará cachoeiras cheias. Porém, com a temperatura média estando por volta dos 16ºC, fazer trilhas é uma aventura incrível, principalmente as que contemplam o Mirante do Ventilado e o Pico dos Pirineus, que tem 1.385 metros de altitude.

No começo do inverno, no mês de junho acontece o Festival Gastronômico de Pirenópolis. As pousadas ficam lotadas, pois o evento reúne chefs premiados que capricham nas receitas regionais, incrementadas com ingredientes especiais.

Mais um motivo para você incluir Pirenópolis entre os destinos de inverno mais deliciosos do Brasil!

 

Teresópolis, Rio de Janeiro

Com o cenário do Parque Nacional da Serra dos Órgãos ao fundo, Teresópolis é um dos destinos de inverno mais surpreendentes do sudeste do Brasil. E uma das maiores vantagens da cidade é a sua proximidade da capital: são apenas 97km! O que dá para menos de 2 horas de estrada.

Entre julho e agosto, a temperatura mínima varia entre 9 e 12ºC, sendo as noites bem frias e convidativas para degustação de vinhos, queijos e pratos quentes nos melhores restaurantes.

De dia, a cidade se transforma em um destino de aventura. Aqui, é o lugar ideal para praticar trail running. Muitos adeptos da corrida nas montanhas fazem a travessia Petrópolis-Teresópolis. O percurso tem 30 km e é indicado para corredores experientes e bem preparados para esse desafio.

 

Domingos Martins, Espírito Santo

Domingos Martins tem como cartão-postal a Pedra Azul. Distante apenas 45 km da capital Vitória, ela fica na Região Serrana, onde em julho, a média da mínima é 12ºC. Entretanto, essa temperatura pode baixar mais, principalmente durante a madrugada (uma dica para dormir quentinho sem muitas camadas de roupa, é usar um conjunto segunda pele como pijama. É confortável e prático).

Além da beleza natural, a cidade foi colonizada pelos imigrantes alemães. E, portanto, a arquitetura local é um charme à parte, com construções em estilo enxaimel e muitos traços da cultura germânica estão espalhados pela culinária e lugares turísticos.

Outra característica interessante de Domingos Martins é a produção local de inúmeras iguarias, de licores à queijos. Prepare-se para voltar para casa de mala cheia de sabores e deliciosas recordações.

 

Monte Verde, Minas Gerais

Esse é um dos lugares mais românticos de Minas Gerais. Monte Verde é considerada o melhor destino de inverno do estado e não à toa os meses de junho, julho e agosto são considerados de alta temporada. Um fato curioso é que o distrito, que pertence à cidade de Camanducaia, fica muito mais próximo de São Paulo (163km) do que de BH (480km).

Cercado pela natureza abundante da Serra da Mantiqueira, Monte Verde fica bem no alto, a mais de 1.500 metros de altitude, e é comum apresentar temperaturas abaixo de 10ºC no inverno.

Para aproveitar os dias mais frios, os visitantes apreciam as belas vistas e se jogam na Mega Tirolesa de Monte Verde com quase 500 metros. Para quem prefere ficar com os pés no chão, as trilhas do Chapéu do Bispo, Pedra Redonda, Pedra Partida, Platô e Pico do Selado são imperdíveis.

Escolher uma pousada romântica em Monte Verde, é o primeiro passo para organizar a viagem.

 

Campos do Jordão, São Paulo

Não podemos deixar de fora o destino de inverno mais famoso do estado de SP, com seus chalés charmosos e infinitas atrações. Campos do Jordão é muito mais que uma cidade geladinha, é um lugar requintado e luxuoso.

No inverno, ela promove uma série de eventos que deixam a subida à Serra da Mantiqueira ainda mais convidativa. O Festival do Pinhão, o Festival de Inverno de Campos do Jordão, Festival das Malhas e o Festival das Cerejeiras são algumas das iniciativas que fazem parte do calendário oficial de programação.

Nos dias com maior visibilidade, a dica é fazer um passeio de balão de ar quente. De cima, tudo fica ainda mais bonito. Depois do voo, não economize tempo dedicado à Vila Capivari, que sedia bares, lojas e restaurantes super disputados.

 

Gramado, Rio Grande do Sul

Sem dúvida, o melhor destino de inverno do Brasil para curtir em família é Gramado. A cidade pertence à Serra Gaúcha e é referência no turismo voltado tanto para crianças quanto para adultos. São dezenas de parques e museus para visitar.

Aqui também está o primeiro parque de neve do país. Se você quer matar as saudades de patinar no gelo ou praticar esportes de neve, pode fazer isso no Snowland. É um ótimo local para que a meninada tenha o primeiro contato com temperaturas negativas e pratique snowboard em um ambiente totalmente controlado, com a vestimenta adequada.

A média da temperatura mínima em Gramado é de 9ºC no inverno e costuma chover um pouco. Curta bastante os lugares mais fechados e proteja-se ao sair para as atividades ao ar livre. Para comprar as peças adequadas, você pode contar com a loja da Columbia em Gramado.

Para os dias mais chuvosos de inverno, vale a pena investir em um ótimo hotel em Gramado. Assim, você pode garantir horas de relaxamento entre um passeio e outro pela cidade.

 

Inverno no Brasil

Esses são alguns dos destinos preferidos de inverno no Brasil. No entanto, outros muitos ficaram de fora desta lista e são tão adoráveis quanto! Selecionamos os lugares mais próximos dos aeroportos de grandes cidades e com deslocamentos mais curtos para você.

E, lembre-se de programar com antecedência sua visita durante o inverno, pois é alta temporada, e você pode pagar muito mais caro se deixar para organizar a viagem em cima da hora. A regra de ouro de três meses antes é super válida e não esqueça de durante esse tempo ir montando a sua mala de inverno para não passar frio.

Se a sua ideia é fazer trekking, use bastante seu calçado antes da viagem, e não subestime o vento nas serras brasileiras. No site da Columbia você faz a sua compra e em pouco tempo recebe o produto com direito a troca até 7 dias depois. Aproveite agora e já comece a se preparar para curtir muito o inverno por aqui.

 

Guilherme TetamantiGuilherme Tetamanti

Empresário formado em administração, aos 30 anos vendeu sua primeira empresa para dar a volta ao mundo e criou o Quero Viajar Mais, um dos maiores e mais respeitados veículos de viagem do Brasil. São centenas de destinos online, que auxiliam 6,6 milhões de pessoas anualmente no planejamento de suas viagens.

 

 

Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!