Saiba agora onde praticar rafting em Floripa e como chegar

Praticar rafting em Floripa é apenas uma das aventuras que você pode escolher para passar o tempo. A capital catarinense é recheada de esportes e de atividades que podem ser praticadas ao ar livre, sendo um dos destinos principais dos aventureiros de plantão.

Na cidade, é possível praticar o cicloturismo, rapel, mergulho, canoagem, sandboard e outras atividades que se destacam pela ligação com a natureza. No caso do rafting em especial, existem vários rios para praticar a descida.

Se interessou pelo assunto? Continue sua leitura até o final!

Onde praticar rafting em Floripa?

Basicamente, existem três grandes “polos” para a prática do rafting próximos a Florianópolis — o Rio Cubatão, que é o mais tradicional, o Rio Itajaí-Açu e o Rio Hercílio.

No Rio Itajaí-Açu, existem vários percursos que ao todo dão cerca de 7,5 km de extensão. Em cada um dos trajetos é possível vivenciar novas emoções, que vão desde as corredeiras mais básicas até as mais intensas, indicadas somente para quem já está mais avançado no esporte.

Já o Rio Cubatão apresenta um percurso médio de 5 km. As vantagens começam pela beleza da mata local e pelas águas claras, que são deslumbrantes e ainda permitem um mergulho em determinados pontos do passeio (a depender da agência e das condições do dia).

Nesta segunda opção também existem pontos para veteranos e, em suma, é possível aproveitar mais de 40 metros de desnível, o que garante muita adrenalina. Em média, um passeio de rafting tem duração de 2 horas.

Por fim, não podemos deixar de mencionar o Rio Hercílio, em Ibirama, com um percurso de até 12 km e que apresenta dificuldade moderada. O volume da água tende a ser maior, por isso a velocidade do passeio tende a ser mais alta, o que exige mais técnica do pessoal tripulando o bote.

Iniciantes podem praticar o rafting nos três locais, desde que estejam acompanhados com guia e equipamentos de segurança. Sempre busque ajuda profissional antes de se aventurar em qualquer atividade de ecoturismo.

Como chegar até esses rios?

O Rio Cubatão fica localizado em Santo Amaro da Imperatriz, no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro. A distância é de cerca de 35 km da capital, e um dos melhores caminhos a se fazer é de carro ou com excursão. O mesmo vale para o Itajaí-Açu e o rio Hercílio, que são ainda mais distantes de Floripa, ficando a 157 e 257 km de distância do centro de Florianópolis. 

Inclusive, a distância é outra razão pela qual o Rio Cubatão se destaca para a prática de rafting, especialmente para quem faz uma viagem rápida ou para quem mora na capital catarinense. No final, toda a logística é mais fácil.

Quais são as outras opções de turismo?

Como citamos, além do rafting, Florianópolis é uma cidade repleta de aventura. Uma das outras opções de turismo é a canoagem, que pode ser realizada em inúmeros locais diferentes ou até mesmo nos mesmos rios que acabamos de mencionar (obviamente, em trechos em que não há corredeiras ou que sejam mais propícios para esse tipo de passeio).

Fora isso, é possível praticar mergulho, fazer rapel e uma infinidade de outras atividades que despertam o interesse daqueles que vivem em busca de aventura. Encontrar agências fornecendo esses serviços não é difícil, e temos certeza que você terá uma experiência única nesse local maravilhoso.

Gostou do post sobre onde praticar rafting em Floripa? Compartilhe este post nas redes sociais e ajude mais pessoas a encontrarem essas informações!

Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!