Visitar o Grand Canyon é o sonho de muitas pessoas que gostam de aventura e ecoturismo. Todos os anos, milhares de turistas ao redor do mundo vão ao Arizona, nos Estados Unidos, para visitar esse que é um dos maiores parques nacionais do planeta.
Com beleza deslumbrante e inúmeras atividades, vale a pena ressaltar que é essencial se preparar e levar as roupas esportivas adequadas para conseguir suportar a temperatura, que varia bastante entre o dia e a noite.
Apesar do que muitas pessoas imaginam, quase todo deserto apresenta, em alguns momentos, baixa temperatura, o que faz com que seja igualmente importante se preparar para o frio que é certo em algumas estações do ano.
Abaixo, falamos como você pode se preparar com segurança e tranquilidade para fazer uma das viagens internacionais mais memoráveis da sua vida. Pronto para saber mais a respeito? Continue a leitura até o final!
Quais esportes podem ser praticados no Grand Canyon?
O principal esporte praticado no Grand Canyon é o trekking. Na maioria das ocasiões, há uma intensa exploração de várias partes do parque, que é divido em duas grandes regiões: a borda sul e a norte.
A região norte é a mais selvagem, a que possui menos infraestrutura e aonde as pessoas costumam ir para ter uma aventura de maior risco. Obviamente, somente aqueles com experiência no sobrevivencialismo costumam ir para essa região e acampar.
Entretanto, a região sul é aquela aonde a maioria dos turistas vão para se divertir e aproveitar todo o visual. Existe mais infraestrutura e maior comodidade, uma vez que a região apresenta hotéis e alguns negócios essenciais.
Além do trekking e do camping, algumas agências fazem passeios com veículos motorizados, com destaque para o passeio de helicóptero que costuma dar uma visão única do local. Outras atividades incluem o rapel, a escalada e o montanhismo.
Quais roupas esportivas levar?
A princípio, o ideal é levar roupas com proteção UV, que sejam leves e capazes de garantir maior conforto. Calças esportivas e bermudas com tecnologia semelhante também são indicadas, uma vez que o clima quente — que pode chegar a até 41 ºC no verão — demanda esse tipo de vestimenta.
Se você for ficar mais tempo do que o esperado e precisar passar uma noite, ou se quiser realizar algum passeio noturno, o ideal é levar uma jaqueta leve e funcional. As jaquetas fleece são uma ótima opção, fazendo com que sua temperatura seja mantida sem comprometer a mobilidade e o conforto.
Vale a pena ressaltar que, em estações mais frias, o Grand Canyon pode atingir (e até mesmo ultrapassar) os 16 ºC. Mesmo não sendo demasiadamente frio, essa temperatura mais amena pode pegar muitas pessoas de surpresa, causando desconforto e problemas durante a viagem.
Por fim, não devemos esquecer que as botas de trekking ainda são uma das melhores opções para quem vai percorrer longas distâncias em algumas trilhas. Opte pelo tênis somente se seu passeio for curto ou em terreno plano (o que costuma ser difícil no cânion, uma vez que seus acidentes geográficos são enormes).
Como se programar?
Para se programar basta ficar atento às estações do ano e, principalmente, considerar a logística para chegar ao lugar. A maioria prefere visitar Las Vegas e, em seguida, fazer uma viagem de carro para o Grand Canyon — essa tende a ser uma alternativa viável e bem funcional.
Lembrando que, além do percurso de carro, existem algumas excursões que levam os turistas até a região sul (South Rim). Para quem deseja ver tudo, o ideal é reservar pelo menos 2 dias do cronograma para conseguir apreciar toda a imensidão e a natureza do deserto.
É possível se hospedar nessa área e aproveitar tudo sem grandes problemas. Lembrando que a região norte, a mais exótica, só está aberta no período de 15 de maio a 15 de outubro.
Com todas essas dicas, temos certeza que você não terá dúvidas sobre quais roupas esportivas levar ao visitar o Grand Canyon.
Gostou do post? Compartilhe nas redes sociais!