Como praticar turismo de aventura no Grand Canyon? 6 dicas incríveis

O mundo é repleto de lugares incríveis para serem visitados e, certamente, o Grand Canyon é um deles. Esculpido pelo rio Colorado, no estado do Arizona, o Grand Canyon National Park é de tirar o fôlego.

Devido à sua formação montanhosa e repleta de área verde, o parque atrai diversos amantes do turismo de aventura. Independentemente da época do ano, é possível conhecer esse famoso lugar e aproveitar uma vista única.

Se você está planejando sua próxima viagem, continue a leitura e veja 6 dicas incríveis para praticar turismo de aventura no Grand Canyon. Vamos lá?

Quais são as características do Grand Canyon?

O Grand Canyon fica no deserto e, ao contrário do que muitas pessoas pensam, não está tão próximo a Las Vegas.

O parque é dividido em duas bordas: a borda norte (North Rim) e a borda sul (South Rim). Enquanto a South Rim oferece mais infraestrutura ao viajante, a North Rim tem o acesso um pouco mais difícil e é mais indicada para quem gosta de aventura.

Também vale lembrar que a borda sul fica aberta durante o ano inteiro, ao passo que a North Rim fecha entre outubro e maio — justamente nos meses mais frios do clima norte-americano.

Antes de visitar esse cenário único, tenha em mente que as temperaturas são extremas: o calor é intenso e, durante o inverno, pode nevar na região. Por isso, é importante contar com roupas adequadas para ambos os períodos.

Como praticar turismo de aventura no local?

Com 4.926 km2, o Grand Canyon é um parque com diversos tipos de opções para os visitantes. Se você deseja praticar o turismo de aventura no local, continue a leitura e veja 6 ótimas dicas do que fazer.

1. Sobrevoe o Grand Canyon National Park

Fazer um tour aéreo significa muita aventura e uma vista fantástica. Seja de helicóptero ou avião, é possível encontrar diversas agências que realizam esse passeio.

Também é possível sair do próprio parque ou da conhecida cidade de Las Vegas. Para quem opta pela segunda opção, a represa Hoover Dam é sobrevoada no caminho e forma um belo contraste com a formação rochosa.

2. Suba na torre do Desert View

A torre do Desert View foi construída com pedras e conta com uma altura de 21 metros: pode parecer pouco, mas sua localização privilegiada permite ao visitante contar com um belo cenário.

São apenas 85 degraus para alcançar o deck de observação — ao chegar ao topo, aproveite a vista 360º. Tenha em mente, apenas, que a torre do Desert View permite a entrada de visitantes até 30 minutos antes do pôr do sol. Organize-se e aproveite!

3. Faça trilhas

Os amantes de esportes ao ar livre se apaixonam pelo Grand Canyon devido às diversas opções de passeios no local. Além de pequenas caminhadas para conhecer o parque, é possível, encontrar trilhas com níveis mais altos de dificuldade.

Se o seu passeio preferido é fazer trilhas, anote os nomes a seguir e torne seu destino ainda mais agitado:

  • Grandview;
  • Kaibab;
  • Greenway;
  • Bright Angel.

Com temperaturas extremas — a possibilidade de neve no inverno e alta sensação térmica no calor são assuntos rotineiros no local —, prepare-se para as caminhadas. Conte com roupas adequadas e calçados de qualidade, use boné e protetor solar e mantenha-se hidratado.

 

4. Conheça a Havasupai Falls

A cachoeira Havasupai é um grande nome relacionado ao turismo de aventura no local. Isso porque, para chegar à queda d’água, é preciso encarar uma trilha de 16 km.

Além disso, a cachoeira está localizada no interior de uma reserva indígena, havendo necessidade de agendar a visita. A procura é muito grande e deve ser feita com antecedência.

Para completar a aventura de conhecer a Havasupai Falls, o visitante deve acampar na região, considerando que não é possível ir e voltar no mesmo dia. Para quem gosta de trilhas, um belo cenário e água doce para refrescar, a cachoeira Havasupai é uma ótima pedida.

5. Experimente o rafting na região

Aliando água e belas paisagens, também é possível experimentar o rafting no rio Colorado. Com diversas empresas especializadas na região, você pode encontrar grupos iniciantes, intermediários ou avançados no rafting.

Uma dica interessante também é aproveitar o rafting que tem duração a partir de 3 dias. Dessa forma, os viajantes experimentam o esporte durante o dia e, para dormir, é montado um acampamento próximo ao rio. Bastante interessante, não?

Com essa modalidade de viagem, o visitante conhece outras pessoas, faz uma imersão na natureza e vive uma experiência única.

6. Ande a cavalo

Já imaginou conhecer as belas paisagens do Grand Canyon a partir do contato com cavalos? Pois bem, esse é um tipo de passeio possível para ser feito no parque.

O viajante pode procurar as agências da região para contar com esse serviço durante o dia inteiro ou, ao menos, por algumas horas. Se você vai viajar em um grupo grande ou com a família, informe esses detalhes para conseguir melhores condições na negociação.

Por que se programar para conhecer o Grand Canyon?

O Grand Canyon é um parque que recebe diversos turistas a cada ano. A beleza natural encanta e, claro, as diversas opções de passeio tornam esse destino muito visado pelos amantes de aventura.

Na época de verão, por exemplo, é indicado que os viajantes façam reservas nos hotéis e alojamentos da região com bastante antecedência. Ao passo que, caso a intenção seja acampar no local, o visitante deve fazer um pedido e contar com a autorização.

Conhecer o Grand Canyon é um destino único: seja pela sua formação natural, seja pela diversidade de opções de passeio na região. Conte com as dicas de nosso artigo, prepare-se com antecedência e tenha uma viagem incrível. Separe a mochila e boa viagem!

Gostou de conhecer o Grand Canyon e suas características? Veja, agora, 4 lugares de aventura no Brasil e já planeje o que visitar no próximo feriado. Vamos lá!

Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!