Afinal, quanto custa fazer o Caminho de Santiago?

Assim que começamos a planejar uma viagem, precisamos levantar os custos e organizar tudo o que precisamos levar para o destino. Ainda mais quando se pensa em destinos muito comentados, como é o caso do Caminho de Santiago. E por falar nisso, você sabe quanto custa fazer o Caminho de Santiago?

Afinal, ir para um lugar tão longe requer planejamento e controle do orçamento, a fim de que possamos aproveitar plenamente a viagem, seja na companhia dos amigos, seja na companhia dos familiares, sem que sejamos pegos de surpresa por eventuais imprevistos.

Para ajudar você a saber quanto custa fazer o Caminho de Santiago, listamos as principais dicas para planejar a viagem dos sonhos. Então, vamos conferir?

Hospedagem

A primeira dica refere-se aos locais que você pode se hospedar. Sendo assim, a melhor opção são os albergues, que podem ser os paroquiais, os municipais e os privados. Mas fique atento, pois os preços costumam variar entre eles.

Existem albergues que funcionam por meio de donativos, outros que cobram em torno de 5 a 6 euros, e ainda há aqueles que chegam a custar 12 euros ou mais! A época escolhida para viajar também é muito importante, porque, muitas vezes, pode ser que você não encontre vagas nos albergues mais baratos, ou até mesmo que não haja lugar disponível em nenhum deles.

Nesse último caso, existe a opção de se hospedar em pensões, no entanto, vale lembrar que as pernoites costumam ser mais caras ainda. A boa notícia é que você pode fazer reservas nos albergues com até um ou dois dias de antecedência.

Alimentação

Esse é outro ponto essencial quando o assunto é quanto custa fazer o Caminho de Santiago. Existem opções de alimentação durante o trajeto em torno de 10 a 12 euros.

Há também a possibilidade de se unir a outros peregrinos e preparar as próprias refeições em albergues que dispõem de cozinhas. Além disso, há albergues que oferecem o jantar e você colabora com o que pode (cena comunitária).

Contudo, lembre-se de doar um valor justo pela refeição, porque existem visitantes que não podem doar quantia alguma devido às condições financeiras mais precárias. Assim sendo, vale ressaltar que os hospitaleiros precisam arrecadar dinheiro para manter o belo trabalho que fazem e, ainda, manter o albergue em funcionamento.

Locomoção

O principal gasto no que diz respeito à locomoção são com as passagens aéreas de ida e volta. Por isso, a dica é pesquisar as companhias aéreas que oferecem os melhores preços, além das ofertas que podem surgir a qualquer momento.

Ao encontrar bons preços de passagens, faça a compra imediatamente, sendo que isso deve ser feito com no mínimo de três meses de antecedência.

Durante o Caminho de Santiago, você não vai precisar gastar com transportes, visto que o trajeto é feito todo a pé. Entretanto, vale lembrar que você deve levar calçados confortáveis e resistentes para não machucar os pés ao fazer o percurso.

Ao saber quanto custa fazer o Caminho de Santiago, você terá facilidade para planejar todos os detalhes e adaptar os custos ao seu orçamento. No final do trajeto, verá que o investimento foi válido e deixará de ser o peregrino que iniciou esse percurso em busca de auto-conhecimento para se tornar alguém que teve momentos de superação em um percurso incrível que levará na memória para sempre!

Gostou do texto? Então, siga-nos em nossas redes sociais, como o Facebook ou o Instragam, e continue nos acompanhando!

Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!