Quais os principais tipos de calçados e seus usos

Você pretende praticar uma atividade outdoor e está sem saber quais são os tipos de calçados mais adequados? Existe uma variedade no mercado e seus pés merecem uma atenção especial para concluir em grande estilo os dias de aventura. Cada ocasião pede um calçado diferente e é isso que vamos mostrar para você neste artigo.

Os calçados devem ser considerados mais que acessórios e ganhar a atenção na hora da compra. Os pés sustentam o peso do corpo inteiro e é inconcebível passar horas e horas sentindo incômodo pelo uso inadequado deles.

Existem vários tipos de calçados com formatos e materiais diversos. Escolher aquele que melhor atende à necessidade vai depender da ocasião e também da confiabilidade do fornecedor. Acompanhe a leitura até o fim para não errar nessa escolha!

Como escolher um calçado adequado?

Parece uma tarefa simples, mas é fato que vai depender do que você precisa, do tempo da atividade outdoor e da resistência para assegurar que seja concluída com satisfação até o final. Ao responder a essas perguntas, você já consegue ter em mente o quê e onde procurar.

O público feminino costuma ser quantitativo e multicolor quando o assunto é calçado, mas o masculino é qualitativo e monocromático. Normalmente os homens se baseiam pela experiência de um amigo, pelo estilo ou pelas referências da confecção descritas nas características da marca.

Quais os tipos de calçados existentes?

Conheça agora os principais tipos de calçados e o que você deve levar em consideração na hora de fazer a aquisição!

Tênis para trekking

Para o trekking, a escolha depende do tempo de duração de caminhada, que pode ser de algumas horas ou muitos dias em solos com variações e desníveis conforme o avanço da caminhada. Analise cada detalhe da sua aventura para não amargar a perda do calçado no meio do caminho.

Dependendo da região, você vai se deparar com água empossada em alguns trechos e não será possível desviar. Terá que atravessar rios ou charcos, por isso, durante a preparação, certifique-se sobre a necessidade de adquirir um calçado com tecido com OUTDRY™, por exemplo, confeccionado com membrana impermeável e respirável, que mantém o pé seco.

Tênis para corrida de montanha

Também conhecida como trail running, a corrida de trilha ou de montanha tem conquistado adeptos no mundo inteiro e requer um calçado especial que suporte as exigências do percurso. Como a maioria das trilhas possui um terreno acidentado e cheio de irregularidades e elevações, os cuidados com a aderência dos calçados para evitar desgastes, quedas e até mesmo lesões desnecessárias.

Os tênis mais recomendados para a prática desse tipo de esporte são os de solado de borracha adesiva, com entressola baixa e firme para amortecer melhor o tornozelo nos momentos de impactos e a linha especial para essa atividade — a Montrail — oferece todos esses recursos em solos mais rigorosos.

Botas para trekking

As botas são imprescindíveis em uma aventura outdoor, mas precisam de uma análise detalhada sobre algumas particularidades e fatores que influenciam em práticas ao ar livre. Primeiro é preciso pensar no tipo de aventura que você terá pela frente e qual será o grau de complexidade.

Um desses fatores é a aderência ao solo para dar sustentação e equilíbrio aos pés, que precisam suportar o peso de mochilas que podem variar entre 8 e 15 kg, dependendo do que precisa ser transportado. Quanto maior a carga da mochila, mais necessário se faz um calçado que aguente todas essa carga.

Em seguida, pense na longevidade das suas aventuras e que, por isso precisa proteger bem os pés e principalmente os tornozelos. Um passo em falso e poderá sofrer uma torção indesejada em terrenos desnivelados e isso acabar com a sua aventura antes mesmo de ter iniciado. Outro ponto a considerar é que as cobras costumam atacar na altura do tornozelo e as chances de defesa são maiores para quem estiver usando uma bota de cano longo.

Botas para neve

As botas, principalmente para a neve, precisam ser adequadas — os modelos forrados com omni-heat e revestimento refletido térmico são muito eficientes — e com solado de borracha para permitir uma melhor pisada, sem riscos de quedas. Lembre-se que em muitos pontos a neve derretida costuma causar quedas involuntárias. De nada adianta investir em roupas e casacos que aguentem graus negativos se seus pés não estiverem bem protegidos.

A impermeabilidade é outro critério essencial para quem faz trilhas em lugares com grande volume de água ou neve. Não passe um dia ou noite com os pés encharcados e congelados, pois as consequências podem ser graves e negativas, com sério risco à saúde.

Sandálias para trekking

As sandálias, são excelentes calçados para trekking leves durante o verão. Os pés ficam confortáveis e arejados, dando total sensação de liberdade. Sempre despojadas, com boa anatomia e design, podem ser usadas com camisetas e bermudas, principalmente para um praticante que gosta de deixar os pés transpirarem naturalmente. Os europeus adoram esse tipo de calçado.

Calçados para pesca

A pesca é uma modalidade de relaxamento e conexão com a natureza, mas que requer calçado adequado para proporcionar conforto e segurança. Fique atento a alguns tipos de pescas e procure por calçados que se adequem a cada um deles.

  • pesca sem embarque: ao ficar na margem de rios de rios e lagos, invista em um calçado mais leve, como um bom tênis ou sandálias, dependendo do clima;
  • pesca em local com pedras: para chegar ao local ideal de pesca, talvez você precise enfrentar uma caminhada entre pedras. Assim, os calçados precisam de um bom solado para receber os impactos;
  • pesca no litoral: para evitar areia e ferimentos por atrito, opte por calçados leves e fechados;
  • pesca com embarque: se você vai pescar de dentro do barco, no rio ou em alto mar, o ideal são calçados de com solado de borrachas que proporcionam conforto e boa movimentação dentro da embarcação.

Entenda o calçado de aventura como um equipamento e invista em segurança e conforto. Tenha em mente que se você usar um calçado que vai deixar seu pé cheio de bolhas e desgastado ao final do roteiro, as lembranças da aventura que poderiam ser de pura alegria terão um capítulo triste à parte e, certamente, você desejará apenas sorrisos por ter aproveitando ao máximo os momentos, não é mesmo?

Agora que você já sabe que existem vários tipos de calçados, para as mais diversas ocasiões, visite o nosso site e confira as opções para as muitas atividades outdoor. Você vai encontrar calçados confeccionados com a melhor qualidade.

 

Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!