Visão Vulcão @rafabridi

Atleta sul-americano quebra recorde do Guiness ao atravessar cratera de vulcão ativo

Monte Yasur, situado no Pacífico Sul, está em erupção consecutiva há mais de 100 anos

Recordista mundial de slackline, Rafael Bridi acaba de obter uma nova conquista em sua carreira, atravessando a cratera do vulcão Yasur. Em meio às selvas de Vanuatu, na Oceania, conquista mais um Guinness Record. O desafio foi realizado utilizando uma fita de apenas 2,5 centímetros de largura, em um caminho de 261 metros. O atleta brasileiro foi seguido por seu colega Alexander Schultz, natural da Alemanha. O resultado dessa aventura poderá ser conferido no documentário LavaLine, ainda em produção pela produtora alemã One Inch Dreams, com previsão de lançamento para o início do próximo semestre.

O Yasur é considerado um dos vulcões mais ativos do mundo, com alguns estudos apontando o seu tempo provável de atividade para além de 800 anos. Conta-se que o brilho do vulcão atraiu o explorador britânico James Cook à ilha de Tanna, em Vanuatu, em 1774, tendo sido monitorado de perto desde então, considerado imprevisível devido às suas frequentes erupções e bombas de lava que ocorrem há mais de um século.

Quarentena nas selvas de Vanuatu

Com as filmagens iniciadas em março, a equipe da One Inch Dreams acompanhou Rafael Bridi, Alexander Schulz e seu pai até a ilha vulcânica de Tanna, no Pacífico Sul. Os Schulz já sonhavam com esse desafio há muito tempo, e a participação de Rafael foi essencial para esse sonho ser concretizado. O projeto conseguiu ser bem sucedido em meio à diversos obstáculos e adversidades, como a lava, lançada a uma altura de 400 metros, e a altíssima temperatura do local, somados ao ácido sulfúrico expelido pelo monte, que ameaçava danificar o material da fita de slackline.

A produção do documentário foi duramente impactada, não somente pela crise oriunda do novo coronavírus, como também pelo ciclone Harold, que causou destruições generalizadas no arquipélago de Vanuatu, além das Ilhas Salomão, Fiji e Tonga. O governo declarou estado de emergência, levando Tanna a fechar todo o comércio e suspendendo a logística de abastecimento da ilha, deixando a equipe confinada em uma pequena vila aos pés do vulcão por tempo indeterminado, em meio à quarentena.

O alemão Johannes Olszewski, diretor e produtor da LavaLine, ficou impressionado com essa experiência no Pacífico. “Eu não sabia que lugares intocados como esse ainda existem. A hospitalidade incrível e rica cultura me impactaram. Em tempos de crise e incerteza global, é quase uma benção estar preso em um paraíso”, declara. O documentário, de 45 minutos, está atualmente em pós-produção e está programado para estrear no segundo semestre de 2020.

O projeto foi produzido com o apoio internacional de Quadratkollektiv, Natural Extremo, Black Magic Design, EVOC, Led Lenser, Stubai, Fujifilm, Cooke Optics, Michael Radeck – flyingshots, Lacie, Casio, KGK – Kern Gottbrath Kommunikation, Balance Community, Bebob e Archiware.

Campanha de Saúde para Vanuatu

Percebendo as necessidades urgentes de medidas preventivas diante de um possível surto de Covid-19 em Vanuatu, o produtor Johannes Olszewski, juntamente com o NDMO (Escritório Nacional de Gerenciamento de Desastres), produziu a campanha #staysafeTAFEA, uma campanha nacional de saúde para educar a população do país sobre o vírus – especialmente regiões remotas da província de Tafea – e divulgar as medidas de higiene corretas para conter sua disseminação. Os clipes informativos, resultantes do projeto, serão transmitidos em cadeia nacional através de televisão e online.

Sobre Rafael Bridi

Atleta profissional de highline, nascido e crescido em Florianópolis, é detentor de vários recordes mundiais com inúmeras travessias inéditas em sua carreira. Foi um dos pioneiros da modalidade no estado de Santa Catarina, estabelecendo os primeiros highlines na Capital, expandindo seus limites em travessias nacionais e internacionais, em países, como Alemanha, Argentina, Áustria, Canadá, Chile, China, Estados Unidos, Itália, Nova Zelândia, República Tcheca, Suíça, Turquia, Uruguai e, mais recentemente, em Vanuatu, no Pacífico Sul. É também empresário do ramo de aventura e diretor executivo da Natural Extremo Brasil, criando produções de foto e vídeo para grandes empresas e iniciativas públicas, como ações no centro de São Paulo e a reinauguração da ponte Hercílio Luz, na capital catarinense. Encontrou um significado profundo de equilíbrio para sua vida por meio da prática constante de slackline, em uma oportunidade única de interação com a natureza, ensinando o esporte de forma universal e acessível. Considera a prática uma grande ferramenta para conhecer partes pouco conhecidas da civilização mundial e se conectar de forma intensa à pessoas de diferentes nacionalidades, colocando-o frente a experiências verdadeiras e marcantes.

Dibona-França-Highline-nos-Alpes-2017
Dibona / França – Highline nos Alpes – 2017

Equipamentos Viagem na Neve

Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!