Praticar esportes radicais exige atenção redobrada das pessoas, não só pela segurança e os cuidados no trajeto, mas também com as reações do próprio organismo. Por isso, principalmente em épocas mais frias, é importante proteger as extremidades do corpo.
Para quem procura por países de clima mais gelado, com neve, é preciso se preparar para baixas temperaturas. Nesse sentido, escolher os acessórios certos para dar uma proteção especial aos pés, mãos e a cabeça se torna obrigatório.
Quer saber como se proteger ao fazer uma trilha no inverno no Brasil ou algum outro esporte radical na neve? Acompanhe o conteúdo que preparamos!
Por que as extremidades do corpo são importantes?
Quando sentimos frio, o organismo sofre uma série de consequências e as extremidades do corpo são as primeiras áreas afetadas. Além disso, o principal reflexo do corpo é se contrair, como consequência, nós trememos.
As baixas no termômetro provocam a contração dos vasos sanguíneos, como reação para manter a temperatura corporal. As extremidades do corpo sofrem mais pelo fato de estarem mais expostas ao frio e ter vasos menores.
Como explica o cardiologista Miguel Nassif, da Universidade de São Paulo, com pouco sangue, diminui o oxigênio. Isso afeta diretamente a quantidade de calor produzida pelo corpo. Então, além das jaquetas e coletes de inverno, é fundamental proteger mãos, pés e a cabeça. É importante se atentar a isso, pois o frio traz problemas de saúde, como:
- hipotermia;
- pneumonia;
- problemas vasculares;
- sinusite;
- dores no peito (angina);
- AVC.
Como proteger as extremidades?
Se o corpo começa a dar sinais que está sofrendo com o frio pelas extremidades, se preocupe com a proteção nessas áreas. Muita gente deixa de lado essa questão por causa do conforto na mobilidade, mas é um risco. Além disso, há roupas hoje que aliam o aquecimento e a leveza ao praticar seu esporte favorito. Confira os itens essenciais abaixo.
Luvas
Para o frio forte, contar com a luva Thermarator faz diferença. Além de ter isolamento térmico, ela traz segurança por ter elástico nos pulsos e ser compatível com touch screen. Isso significa que você pode usar seu smartphone e conferir os aplicativos sem precisar tirá-las.
Meias
Com as mãos protegidas, é hora de pensar na outra extremidade: os pés! As meias Go Hike Crew Lightweight têm fibras infravermelhas, que melhoram a retenção de calor. Além do mais, elas são leves e têm secagem rápida.
Gorros
O gorro Alpine Action Beanie é uma ótima opção para se proteger da friagem. Além de aquecer contra o frio, ajuda na dispersão e evaporação do suor. A finalidade é evitar problemas como fortes quadros de sinusite.
Protetores de orelha
Junto ao gorro, quem vai encarar o frio pode contar com um protetor de orelha. Essa parte do corpo é muito sensível às baixas temperaturas. O Protetor de Orelha Columbia ainda é revestido com Sherpa, um pelo sintético.
Proteger o pescoço
O pescoço também sofre com baixas temperaturas, podendo inclusive provocar fortes contrações musculares. Este protetor é 100% de poliéster, leve e corta a ação dos fatores como o vento frio e neve.
Compre os melhore s equipamentos!
Proteger as extremidades do corpo traz segurança para a sua saúde durante a prática de esportes radicais no frio. Porém, para isso eles precisam ter qualidade e também conforto.
Se ainda ficou alguma dúvida sobre os equipamentos de proteção contra o frio, entre em contato com a nossa equipe!