acessórios de inverno

5 dicas para você praticar esportes radicais no inverno no Brasil

Praticar esportes radicais no inverno no Brasil pode parecer difícil, mas, na verdade, é uma prática recorrente que inúmeras pessoas fazem para passar o tempo ou até mesmo manter a saúde em forma.

É importante dizer que a região sul do País é uma das mais apropriadas para essas atividades. Mesmo sem neve, é possível aproveitar as temperaturas mais frias para conseguir ter uma experiência única na natureza, que sempre reage às estações.

Neste post, falaremos sobre 5 dicas de destino para conseguir manter seu espírito aventureiro vivo mesmo nas condições climáticas mais desafiadoras. Os locais estão espalhados pelo Brasil mas se concentram na região sul. Ficou interessado no assunto? Continue a leitura!

1. Cambará do Sul (RS)

Cambará do Sul é uma pequena cidade localizada na Serra Gaúcha, no estado do Rio Grande do Sul. A região, que é famosa no inverno por conta da sua paisagem, também é um verdadeiro espetáculo para quem busca aventura.

Ao redor da cidade está o Parque Nacional de Aparados da Serra, que apresenta inúmeros cânions e planícies — verdadeiro espetáculo para quem gosta da natureza e das belas paisagens que a região sul proporciona.

Lá existem inúmeras trilhas e até mesmo trajetos off-road que despertam o interesse de todos aqueles que buscam paz, tranquilidade e aventura. Por isso, esse é um destino especial e que merece ser levado em conta no inverno.

2. Serra da Mantiqueira (SP)

A Serra da Mantiqueira é uma enorme cadeia de montanhas que se estende por três estados. Parte dela fica em São Paulo, e lá é possível visitar e conhecer a quarta maior montanha do País, a Pedra da Mina.

Muitos viajantes preferem o inverno por conta do desafio e pela experiência que o clima proporciona. Apesar de ser desconfortável, tende a ser menos cruel do que o clima quente e mais seco de algumas regiões.

Outro ponto importante de mencionar é que a região montanhosa por si só tende a ser mais fria por conta da altitude e, por isso, é preciso se vestir de maneira adequada, utilizando gorros ou o sistema de três camadas para não passar por nenhum tipo de problema.

Em todo caso, a Serra da Mantiqueira é point certo daqueles que amam o montanhismo e o trekking — lembrando que o estado do Rio de Janeiro e de Minas Gerais também apresentam bons trajetos nessa serra.

3. Bento Gonçalves (RS)

Bento Gonçalves é mais um local no Rio Grande do Sul. A cidade da região da Serra Gaúcha é famosa pelo vinho e pela estética aconchegante. O vale dos vinhedos é um local onde muitas pessoas praticam ciclismo (Mountain Bike) e trekking.

Existem inúmeras trilhas no local com diferentes distâncias e níveis de dificuldade. Há companhias que promovem inúmeros eventos diferentes, incluindo acampamento e travessias que são verdadeiras jornadas pelo sul do País.

Além dessas atividades, temos o arvorismo, que é praticado em parques apropriados e que envolve toda a família. Certamente, Bento Gonçalves é um destino pouco conhecido, mas que é capaz de transformar a vida daqueles que amam aventura e uma boa experiência ao ar livre.

4. Urubici (SC)

Urubici é mais uma pequena cidade. Ela fica localizada em Santa Catarina, especificamente na Serra Catarinense. O local é deslumbrante e apresenta alguns dos cânions e paisagens mais bonitas do Brasil.

O turismo de aventura é extremamente comum na região, que conta com alguns destaques como o Morro da Igreja, que é o local mais alto com habitação no sul do País, a Cascata Véu de Noiva e a Cascata do Avencal — ambas são reconhecidas como algumas das cachoeiras mais belas do Brasil.

Quem vai para o local costuma aproveitar para realizar inúmeras trilhas. Elas apresentam duração e nível de dificuldade variáveis, o que faz com que o local seja “amigável” para os iniciantes e para aqueles que estão procurando suas primeiras caminhadas mais longas na natureza.

5. Curitiba (PR)

Por fim, nós temos Curitiba, a capital do Paraná. Na região é possível encontrar inúmeros locais para praticar o esporte de aventura. Um deles é o Morro do Anhangava, que fica no Parque Estadual Serra da Baitaca.

Essa trilha é considerada leve e voltada para iniciantes que estão interessados em conhecer mais sobre a natureza de maneira mais direta. Todo o trajeto tem cerca de duas horas de caminhada e, ao término, é possível ver todo o esplendor do estado em uma altura de cerca de 1 quilômetro e meio.

Outra trilha muito famosa e requisitada pelas pessoas que vão até o local é o Caminho do Itupava, que conta com pequenas cachoeiras e inúmeras outras particularidades durante todo o trajeto.

Por fim, nós temos o Pico Paraná, considerada a montanha mais alta de toda a região sul do Brasil. Também existem o Cânion Guartelá, que é o sexto maior do mundo e um dos mais bonitos de todo o País.

Algumas dicas de equipamentos

Agora que você conhece os melhores lugares para praticar o turismo de aventura no inverno, chegou o momento de falarmos sobre alguns dos equipamentos que não podem faltar na sua viagem.

O primeiro deles é o agasalho. Para as maiores altitudes e locais mais frios, recomenda-se a jaqueta 3 em 1, que garante proteção contra o vento frio e contra as temperaturas mais baixas. Tratando-se de acessórios, gorros e luvas podem ser importantes para garantir conforto e bem-estar aos viajantes.

Com relação ao calçado, na maior parte dos trajetos citados o recomendado é uma bota de trail de cano curto, impermeável e com maior aderência para qualquer tipo de terreno acidentado.

Por fim, não deixe de utilizar uma mochila impermeável e com capacidade apropriada para duração do seu passeio. Os passeios mais curtos podem ser realizados com uma mochila de 20L.

Para quem busca maior conforto, as mochilas de hidratação podem ser uma boa escolha, especialmente se você não quiser carregar algumas garrafas com água ou isotônico. Lembrando que, mesmo no frio, é importante manter a hidratação.

Com todas essas informações, temos certeza de que você aproveitará os esportes radicais no inverno no Brasil sem nenhum tipo de desconforto ou problema — basta cair na estrada e ir em direção ao destino de sua escolha!

Gostou do post? Assine nossa newsletter e não perca mais nenhum conteúdo!

Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!