roupas e calçados

Confira a lista de roupas e calçados ideais para atividades físicas

As atividades físicas demandam o uso de roupas e calçados adequados. Isso porque peças quaisquer podem gerar danos ao corpo durante a prática. Por exemplo, tênis com a sola gasta ou outros calçados assim são capazes de prejudicar as articulações, enquanto vestes feitas de panos pesados retêm o suor, o que faz mal ao organismo.

Por essas e outras razões, é essencial analisar o vestuário perfeito de acordo com a prática adotada. Neste texto, listamos algumas peças importantes nas atividades físicas e falamos também sobre a tecnologia empregada em tais roupas e calçados, esclarecendo melhor como ajudam o corpo durante o esporte.

Confira a seguir as roupas e os calçados ideais para práticas esportivas!

Camisetas

Essas são peças essenciais em qualquer prática esportiva. Podem ser de diferentes tecidos e tipos, como de mangas convencionais, de mangas longas ou regatas. De maneira geral, é importante escolher com foco em malhas mais leves e capazes de permitir a transpiração e evaporação do suor.

Nesse sentido, são recomendadas camisetas compostas de poliéster, um tecido fresco, confortável e leve, que possibilita a circulação do ar pelo corpo e não mantém o suor preso, graças à tecnologia Omni-Wick™, efetiva na ágil evaporação. Assim, é perfeito para caminhadas, corridas, pedaladas, musculação, esportes de aventura, como escalada, entre outras práticas esportivas, pois a maioria eleva a transpiração e a temperatura corporal.

Algumas são até confeccionadas com tecnologia de proteção solar, como a Omni-Shade™. Ela reflete os raios ultravioletas, assim a pele sofre uma exposição menos agressiva. Outros modelos têm FPS (Fator de Proteção Solar) acima de nível 50, com uma garantia a mais contra incidência de UVA e UVB.

Shorts e calças

Conforto é essencial para essas peças, e esse parâmetro varia de cada indivíduo. Há pessoas que, mesmo sob um clima mais frio, preferem usar shorts em vez calças, já que o corpo esquenta durante o exercício praticado. Práticas desportivas como futebol, basquete e vôlei demandam mais liberdade das pernas, nesse caso shorts são fundamentais.

Para o público masculino, bermudas e calças de tecido sintético são perfeitas, pois são leves e permitem a transpiração. Às mulheres, calças legging são efetivas, porque proporcionam as mesmas qualidades do tecido plano sintético e melhoram a mobilidade, já que acompanham o contorno do corpo e tem elastano.

Os shorts tradicionais e shorts-saia compostos de poliéster ou poliamida também são excelentes e possibilitam mais conforto, leveza e mobilidade nas panturrilhas. Algumas peças apresentam tecnologias de proteção solar e tolerância a manchas e respingos de água.

Jaquetas

Ainda que o corpo esquente, peças para climas mais frios são importantes, visto que são responsáveis por barrar ventos fortes e situações de chuva, caso a pessoa esteja ao ar livre e até mesmo sob condições mais extremas, como altitudes elevadas.

Para isso, jaquetas de tecidos sintéticos são perfeitas para práticas esportivas variadas, desde caminhada ou corrida até escaladas ou trilhas. Esses tecidos são leves, macios e viáveis para essas atividades, porque possibilitam a transpiração e a evaporação do suor, protegendo ao mesmo tempo contra friagem e vento.

Alguns modelos são impermeáveis, uma característica bastante recomendada em práticas com possível contato com água, como trilhas e escaladas, onde os percursos costumam passar por cachoeiras e rios.

Peças com bolsos também podem ser necessárias, pois possibilitam guardar acessórios importantes durante uma trilha ou caminhada. As jaquetas com capuz são aconselháveis para barrar a chuva e o vento sobre a cabeça.

Calçados

Essa parte da vestimenta esportiva varia bastante de acordo com a modalidade. Como regra, em qualquer tipo de atividade os calçados devem ser confortáveis e leves, com solas não muito gastas, já que isso pode gerar danos às articulações devido a uma pisada torta. As solas também são responsáveis por proteger as plantas dos pés, sobretudo em terrenos irregulares, com pedras ou itens capazes de perfurar.

Os calçados também precisam apresentar cadarços (ou outro tipo de fecho) seguros e firmes. Se folgados, os calçados podem escapar do pé ou ocasionar uma pisada menos estável, o que pode acarretar torção no tornozelo. Já aqueles muito apertados são bastante desconfortáveis e intensificam o desgaste nos membros.

O amortecimento do calçado é outro ponto importante para analisar. Existem alguns modelos com a tecnologia de amortecimento em gel, os mais recomendados. O melhor é usar o calçado mais adequado para cada prática: chuteiras para o futebol, tênis de corrida para caminhada e afins, assim por diante. Geralmente, a descrição do modelo sempre apresenta a indicação para aquele calçado.

Para práticas como escaldas, montanhismo, trilhas e similares, as botas são perfeitas, pois são confortáveis e resistentes o suficiente para dar suporte em áreas irregulares. Também proporcionam apoio necessário para a pisada firme e estável, além de proteção contra impactos nos pés, como a queda de objetos ou topadas em pedras.

Acessórios

Em algumas modalidades esportivas podem ser necessários alguns itens além da vestimenta. Nas práticas ao ar livre, óculos e bonés são eficientes para filtrar a luz solar, evitando ofuscamento na visão, e proteger os olhos. Em ambientes muito frios, um gorro é eficiente para barrar o vento nas orelhas.

Luvas costumam ser bastante empregadas em escaladas, trilhas, musculação e práticas em climas frios, como corridas ao ar livre. Em trilhas e escaladas podem ser necessárias mochilas, as compostas de tecidos impermeáveis são perfeitas para essas práticas.

Portanto, esses são alguns itens básicos. O ideal é prezar pelo conforto e analisar qual será o melhor vestuário para a atividade física escolhida. De forma geral, é fundamental não usar peças de panos pesados, como jeans, que não viabilizam a mobilidade, retêm o suor e não proporcionam uma transpiração correta para o corpo. Evite vestes com enfeites pendurados ou muito largas, elas podem enroscar em aparelhos de academia e itens ao redor.

Nós, da Columbia, oferecemos uma quantidade variada de roupas e calçados para a prática de diversas atividades físicas. Desse modo, você pode escolher a melhor tecnologia de suas vestes e usar como benefícios para realizar seus exercícios. Temos mais de 70 anos de experiência produzindo vestes, calçados e acessórios e fornecendo de maneira global.

Por isso, agora que você conhece a importância de utilizar roupas e calçados adequados durante as atividades físicas, visite a nossa página e veja as peças ideais para suas práticas esportivas.

Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!