uva e uvb

UVA e UVB: como se proteger ao praticar esportes?

Jaquetas de Chuva Columbia SportswearPowered by Rock Convert

O verão chegou e, com ele, a vontade de estar mais ao ar livre, seja para passear ou para praticar exercícios. Os desportistas devem se lembrar de alguns pontos importantes no cuidado com o corpo — antes de ganhar trilhas e ruas em busca da melhor atividade ao ar livre. Além de utilizar roupas frescas e adequadas para as atividades escolhidas, é importante manter-se hidratado antes e depois do esporte e usar a proteção solar correta contra os raios UVA e UVB.

Veja, neste artigo, como os raios solares atuam afetando sua pele durante a exposição ao sol, sem importar a temperatura, e quais são os itens mais que necessários em sua mala para a próxima viagem de férias ou para as atividades esportivas em sua cidade a fim de garantir proteção.

Como funcionam os raios UVA e UVB

Para entender como devemos nos proteger do sol, o primeiro passo é conhecer os raios solares que mais afetam de forma danosa os seres humanos quando expostos ao sol — os raios ultravioleta UVA e UVB. Esses raios demoram cerca de oito minutos para chegar à Terra e, conforme vão penetrando na camada de ozônio e na atmosfera do planeta, vão perdendo força, até que alcançam os humanos.

Quando a pele fica avermelhada após a exposição ao sol, é porque ela foi atingida pelos raios UVB, que afetam a camada superficial da pele, a epiderme. O ponto positivo dos raios UVB é que eles ajudam a estimular a produção de vitamina B no organismo, mas sempre há um lado negativo, já que esse tipo de raio solar facilita a proliferação do câncer de pele.

No caso dos raios UVA, a pele fica com um tom moreno, por agir nas camadas mais profundas da pele, a derme. Os raios UVA são responsáveis por envelhecimento precoce da pele e rugas e não são totalmente bloqueados pelo uso de protetores solares em cremes ou loções. Portanto, para garantir uma cor saudável durante a prática esportiva, é preciso fazer uma combinação de protetores solares e acessórios que, em conjunto, irão oferecer a melhor proteção.

Existe ainda um outro raio, o UVC, um dos mais fortes, mas que felizmente não ultrapassa a camada de ozônio. Ao se expor à luz solar, é importante buscar proteção contra esses três tipos de raios solares.

Preparação antes de praticar esportes ao ar livre

Escolha roupas que facilitem seus movimentos e mantenham a temperatura do corpo de forma confortável, ou seja, aquecido em tempo frio e fresco em tempo quente. Aqui na Columbia, temos um exemplo de roupa que regula a temperatura são as feitas com a tecnologia Omni-Freeze Zero, que resfria ao ser ativada pelo suor.

Antes de sair, não se esqueça de passar o protetor solar em creme ou spray nas áreas do corpo não cobertas pelas roupas com proteção UVA e UVB. É importante também beber água e fazer uma alimentação correta.

Durante a atividade, não deixe de se hidratar e reponha o protetor solar quando sentir que está suando muito ou a pele começar a arder pela ação do sol. Pergunte a seu dermatologista sobre as melhores opções de protetores solares para corpo e rosto, que têm tipos de peles diferentes, necessitando quantidades distintas de proteção.

Tipos de protetores solares para prática esportiva

Os protetores solares que protegem a pele dos raios UVA e UVB se desenvolveram ao longo do tempo para atender a diversos públicos. Os atletas de todo dia e os de fim de semana podem usar produtos mais resistentes à água e que não se dissolvem facilmente com o suor. É preciso estar atento ao fator de proteção oferecido pelos produtos, que não deve ser menor do que 30 FPS (fator de proteção solar).

Entretanto, só passar o creme do protetor solar antes de sair de casa não adianta. O produto deve ser reaplicado em a frequência indicada na embalagem ou quando o praticante sente que está muito suado ou molhado.

Além disso, é recomendável fazer uso de roupas com tecido que tem fator de proteção solar, pois nem sempre os raios são totalmente repelidos com o protetor solar líquido ou em spray. O protetor solar não deve ser utilizado somente em dias de sol forte, já que o UVA afeta o tecido cutâneo mesmo em dias nublados. A proteção deve ser constante, não importa a incidência do sol.

Roupas também são boas protetoras contra os raios solares

Além de usar viseiras ou bonés e os óculos de sol, o esportista ao ar livre deve buscar roupas com fator de proteção solar, que amplia a proteção da pele. Essas peças de roupa devem ser utilizadas em todas as práticas de esportes ao ar livre, não importa a temperatura ambiente. Mesmo em dias de mormaço, os raios UV atuam sobre a pele, não importando se está quente ou frio. Dentro da água, o cuidado precisa ser redobrado, pois os protetores solares em creme podem sair facilmente, retirando a proteção da pele.

Enquanto cremes e loções têm sua atuação medida pelo Fator de Proteção Solar, que protege dos raios UVB, as roupas são classificadas pelo Fator de Proteção Ultravioleta, que protegem dos raios UVA e UVB. Seu grau de proteção varia de acordo com o material com o qual a roupa é feita. Peças com predominância de algodão, por exemplo, oferecem fator de proteção 6, enquanto peças de poliéster oferecem grau 16 de proteção, ou seja, a cada 16 raios que atingem a pessoa, um passa pelo tecido.

Aqui na Columbia, nós apostamos na tecnologia e oferecemos peças que protegem do sol. Os tecidos Omni-Shade e Omni-Shade Sun Deflector oferecem uma tecnologia mais moderna para a proteção contra raios solares. Reconhecidos pela Skin Cancer Foundation, bloqueiam os raios solares e previnem queimaduras na pele.

Já as peças Sun Deflector são feitas com um tecido respirável, bloqueando os raios UV e mantendo a temperatura corporal. Com proteção solar de 50, este material pode filtrar 98% da radiação. Teste a qualidade do produto durante a compra e escolha itens que sejam compatíveis com o clima e incidência de sol.

Agora que você já sabe como se proteger dos raios UVA e UVB durante a prática esportiva, aproveite para compartilhar estas informações com seus amigos esportistas por meio de suas redes sociais, para que todos saibam da importância da proteção quando se está ao ar livre!

Omni-Shade

Powered by Rock Convert

Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!