Desafio das Serras: entenda o que é e como funciona

Todo os anos, atletas de todo o Brasil se reúnem na Mantiqueira para participar da famosa maratona conhecida como Desafio das Serras Brasil. O evento vem ganhando cada vez mais destaque na área do esporte com a popularização das ultramaratonas pelo país e em todo o mundo.

Neste artigo, você conhece melhor como funciona o Desafio das Serras e as características dessa competição. Confira!

O que é o Desafio das Serras?

O Desafio das Serras Ultramaratona consiste em uma competição técnica que explora paisagens e ambientes localizados na região serrana de São Paulo. Ele foi bem recebido pelos esportistas praticantes de trail run, trekking e mountain bike, tanto que já conta com 10 edições concluídas com sucesso desde quando foi criado, no ano de 2016.

O evento do tipo ultramaratona, que já é considerado o mais significativo e importante do calendário, acontece nessa edição no Parque Estadual Intervales, no Estado de São Paulo. Por sua vez, devido ao grande sucesso, existem diversas outras etapas do evento que ocorrem em vários outros Estados do Brasil, como Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará e Pernambuco.

Quando ele é realizado?

O Desafio das Serras Brasil Ultramaratona tem a duração de dois dias. Neste ano, ele está previsto para acontecer durante os dias 07 e 08 de setembro de 2019.

Como funciona o circuito?

A competição acontece todos os anos e reúne mais de mil atletas que viajam até o local para encarar uma corrida de montanha com provas e obstáculos de fundo. O percurso passa por regiões belíssimas, com muita natureza e paisagens naturais de tirar o fôlego.

O percurso do Desafio das Serras Ultramaratona consiste em 42.195 metros de extensão de pura adrenalina e aventura. Por isso, é considerada a prova mais exaustiva no ramo do atletismo.

Nesse circuito, os atletas participantes que se inscreveram na competição são organizados em diversas categorias, conforme a distância escolhida:

  • curto (20Km, modalidade solo e dura apenas um único dia. Será realizado no sábado);
  • médio (entre 40 a 50 Km, modalidade solo, tem a duração de dois dias);
  • longo (entre 70 a 80 Km. Pode ser executado em dupla ou sozinho. Tem a duração de dois dias).

A prova é feita em trilhas sinalizadas por fitas, placas, setas e orientação de monitores nos postos de controle (PC’s) com diversos graus de dificuldade graças às subidas e descidas e outros obstáculos.

Quais são as modalidades disponíveis?

É possível se inscrever para completar os percursos nas seguintes categorias:

Dupla

  • Mista: 2 participantes de sexos opostos;
  • Master: 2 participantes de sexos opostos cuja soma das idades seja igual ou maior que 80 anos;
  • Masculina: 2 participantes do sexo masculino;
  • Feminina: 2 participantes do sexo feminino;

Solo

  • Feminina: 1 participante do sexo feminino com mais de 18 anos;
  • Masculina: 1 participante do sexo masculino com mais de 18 anos.

Como participar do desafio das serras?

Para participar dessa competição, basta acessar o site do evento, ler o regulamento com atenção, preencher os seus dados e fazer a inscrição. Apoie essa causa. A Columbia, inclusive, é uma das empresas patrocinadoras desse evento!

O Desafio das Serras tem como intuito incentivar a prática de esporte e trazer o atleta para o contato direto com a natureza, pois ao longo do trajeto ele percorre montanhas, grutas e cavernas. Todas essas atrações naturais funcionam como um estímulo extra para que ele tenha determinação e chegue até o fim da prova.

Ficou interessado em participar dessa competição? Quer saber sobre mais eventos desse tipo? Assine a nossa newsletter e seja o primeiro a receber outros conteúdos como este!

Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!