Aprenda agora como escolher as suas botas de trekking

A prática de esportes de impacto ou ao ar livre, como é o caso do trekking, exige preparação, cuidados e equipamentos adequados para ser realizada de forma segura e confortável.

A escolha das botas de trekking que melhor se adéquam a cada experiência é fundamental não somente para garantir a segurança do praticante, mas também para que ele possa aproveitar todos os momentos com o máximo de energia e disposição.

Para isso, é necessário levar em consideração alguns fatores, como tipo de solado, material do calçado, proteção para os pés e tornozelos, escolha da amarração, dentre outros fatores que podem parecer complicado, caso esse seja seu primeiro contato com esse tipo de equipamento, mas que fazem a diferença na hora da prática esportiva.

Para isso, explicamos agora o que são botas de trekking, qual sua importância para a prática esportiva e também como escolher as botas mais adequadas aos obstáculos que você pretende enfrentar. Confira agora e boa leitura!

Descubra o que são botas de trekking e sua importância

Quando falamos de botas de trekking, estamos tratando dos calçados desenvolvidos especialmente para utilização em trilhas de solos terrosos e/ou acidentados, sendo indispensáveis para a prática segura desse tipo de esporte em meio à natureza.

Eles se diferenciam dos calçados de caminhada urbana por serem desenvolvidos especificamente para proteger os pés e o corpo dos impactos da caminhada de obstáculo.

Levando isso em consideração, é necessário compreender que os calçados de trekking não são iguais e que cada modelo, tipo de material e de acabamento tem finalidades e objetivos distintos, já que oferece índices de proteção diferentes, sendo recomendado entender quais são os tipos de calçado de trekking necessários para a prática da trilha que se deseja realizar.

É possível encontrar no mercado as chamadas papetes esportivas, os tênis de trekking e as botas de trekking. Enquanto as papetes esportivas podem ser uma opção para trilhas curtas na praia ou em lugares mais quentes, onde o pé precisa conseguir “respirar”, elas não são recomendadas para trilhas mais longas ou de alto impacto.

Por outro lado, os tênis de trekking podem oferecer proteção aos pés e tecidos resistentes, mas muitas vezes não oferecem proteção no tornozelo, característica das botas de trekking, que são a melhor opção em casos de índices maiores de obstáculos e desníveis.

Confira algumas dicas para escolher as botas de trekking

Agora que você já compreendeu melhor o que são botas de trekking, as diferenças entre as botas, os tênis e as papetes, é interessante conhecer algumas dicas que permitem escolher as botas mais adequadas para sua prática esportiva, garantindo mais conforto e segurança. Confira, abaixo, nossas recomendações e faça uma escolha consciente!

Flexibilidade dos materiais

Quando falamos de botas de trekking, muitas pessoas ainda pensam em calçados de materiais rígidos ou que ofereçam pouca mobilidade, mas essa não é uma realidade, já que existem diversos tipos de materiais utilizados para esse tipo de calçado, que devem ser estudados de acordo com o tipo de trilha, os obstáculos a serem vencidos e até mesmo o tipo de pisada.

Materiais mais flexíveis oferecem maior conforto na pisada e também ao longo da caminhada, por darem mais mobilidade aos pés, enquanto materiais mais rígidos tendem a oferecer mais apoio e proteção. É recomendado entender qual a peça ideal de acordo com os objetivos do trekking e optar pela que melhor se encaixe nas necessidades do praticante.

Tecnologia e qualidade do solado

Parte fundamental de qualquer bota para trekking, o solado é um dos elementos mais importantes e que merecem maior atenção na escolha do calçado, já que é responsável pelo apoio oferecido às passadas e pela facilidade de aderência aos mais variados tipos de solo e tem capacidade de adaptação da pisada de acordo com os obstáculos.

Existem botas para trekking que contam com tecnologias desenvolvidas para garantir melhor aderência ao solo e segurança durante as atividades, como é o caso do solado Omni-Grip, pensado para oferecer maior controle e aderência na neve, na água, na terra ou em rochas.

Na hora de escolher o solado ideal para sua bota de trekking, é necessário entender qual sua longevidade, sua aderência em superfícies molhadas ou secas, sua flexibilidade ou rigidez e também o conforto e a longevidade ao longo do uso.

Proteção do tornozelo

Como já dissemos, a proteção do tornozelo pode ser fundamental para a prática do trekking, especialmente em terrenos mais acidentados ou com maiores obstáculos, já que as chances de impacto nessa área são grandes.

É recomendado escolher modelos que contem com cano mais alto, já que eles oferecem maior proteção ao tornozelo, ajudando a evitar lesões na área em práticas de terrenos mais acidentados.

Impermeabilidade dos materiais

Outro fator importante na escolha das botas de trekking está na escolha dos materiais que compõem o calçado, já que eles devem estar preparados para resistir aos obstáculos e desafios propostos. Caso seja realizada uma trilha em ambientes úmidos ou molhados, por exemplo, os calçados devem ser impermeáveis, não deixando que a água entre em contato com o corpo.

Escolha do tamanho adequado

Por último, mas não menos importante, é necessário prestar atenção à numeração adequada ao adquirir botas de trekking. Como o tipo de equipamento, pisada e obstáculos são diferentes dos calçados urbanos, pode ser necessário escolher uma numeração diferente da dos calçados convencionais, seja para maior proteção dos pés, seja para garantir mais conforto nas trilhas.

Entenda a importância de escolher botas de trekking de qualidade

Quando estamos falando de roupas e acessórios para a prática de esportes de impacto ou de aventura, como é o caso do trekking, é fundamental que tenhamos cuidados especiais na escolha e na compra, já que estamos tratando de assuntos diretamente ligados à segurança e ao conforto do usuário.

Por isso, como já abordamos, é muito importante prestar atenção a quais opções oferecem a melhor mobilidade, conforto e proteção para cada tipo de prática.

Assim, ao escolher botas de trekking, é necessário e recomendado optar por produtos de qualidade e segurança garantidas, que ofereçam a proteção e o conforto necessários para a prática do esporte.

Afinal, isso permite obter mais confiança e tranquilidade no uso, reduzindo também a preocupação com relação a determinada peça atender ou não às necessidades da prática esportiva.

O que você achou de saber mais sobre o uso de botas de trekking e sua importância para a prática do esporte e também de conhecer nossas dicas para escolher as botas mais adequadas para cada situação? Se ficou com alguma dúvida ou precisa de ajuda em sua escolha, fale conosco!