Aprenda agora como escolher as suas botas de trekking

A prática de esportes de impacto ou ao ar livre, como é o caso do trekking, exige preparação, cuidados e equipamentos adequados para ser realizada de forma segura e confortável.

A escolha das botas de trekking que melhor se adéquam a cada experiência é fundamental não somente para garantir a segurança do praticante, mas também para que ele possa aproveitar todos os momentos com o máximo de energia e disposição.

Para isso, é necessário levar em consideração alguns fatores, como tipo de solado, material do calçado, proteção para os pés e tornozelos e escolha da amarração. Isso tudo pode parecer complicado caso esse seja seu primeiro contato com esse tipo de equipamento, mas faz a diferença na hora da prática esportiva.

Por isso, explicaremos o que são botas de trekking, qual é a sua importância para a prática esportiva e como escolher as botas mais adequadas aos obstáculos que você pretende enfrentar. Confira agora e boa leitura!

Descubra o que são botas de trekking e sua importância

Quando falamos de botas de trekking, estamos tratando dos calçados desenvolvidos especialmente para utilização em trilhas de solos terrosos e/ou acidentados, sendo indispensáveis para a prática segura desse tipo de esporte em meio à natureza.

As botas se diferenciam dos calçados de caminhada urbana por serem desenvolvidas especificamente para proteger os pés e o corpo dos impactos da caminhada de obstáculo.

Levando isso em consideração, é necessário compreender que os calçados de trekking não são todos iguais. Cada modelo, tipo de material e acabamento tem finalidades e objetivos distintos, já que oferece índices de proteção diferentes, sendo recomendado entender quais são os tipos de calçado de trekking necessários para a trilha que se deseja realizar.

É possível encontrar no mercado as chamadas papetes esportivas, os tênis de trekking e as botas de trekking. Enquanto as papetes esportivas podem ser uma opção para trilhas curtas na praia ou em lugares mais quentes, onde o pé precisa conseguir “respirar”, elas não são recomendadas para trilhas mais longas ou de alto impacto.

Por outro lado, os tênis de trekking podem oferecer proteção aos pés e tecidos resistentes, mas muitas vezes não proporcionam proteção para o tornozelo. Essa proteção é oferecida pelas botas de trekking, que são a melhor opção em casos de índices maiores de obstáculos e desníveis.

Entenda as tecnologias das botas de trekking

As tecnologias das botas de trekking estão prioritariamente no solado. Apesar de o cabedal — parte superior do calçado — ser extremamente importante para o conforto, segurança e estilo, é na sola que encontramos seu principal propósito e função.

Essa é a parte que deve ser criteriosamente estudada e bem projetada para que seja possível entregar ao praticante de atividade física os benefícios que ele procura. O material deve gerar aderência e ser resistente para não desgastar com facilidade nem deformar com diferentes temperaturas ou terrenos.

A tecnologia Omni-Grip™ — feita pela Columbia — é única, com compostos químicos devidamente selecionados e com diferentes desenhos de sola para cada ambiente. Ao todo, temos modelos para: neve, trilhas mais leves, água e terreno montanhoso.

Todas as solas apresentam duas áreas diferentes de tração, o que garante firmeza e segurança em praticamente qualquer superfície — duas características essenciais para quem busca atividades ao ar livre.

Isso faz com que elas se destaquem entre as outras opções do mercado, que normalmente apresentam uma única área de contato com a superfície de solo, o que diminui a aderência e a eficiência durante os passeios em ambientes acidentados e/ou molhados.

Outras tecnologias como a Omni-Heat™ (que ajuda você a manter seus pés aquecidos) e o sistema de amortecimento Techlite™ também podem ser encontradas em nossos produtos.

Confira algumas dicas para escolher as botas de trekking

Agora que você já compreendeu melhor o que são botas de trekking, as diferenças entre as botas, os tênis e as papetes, é interessante conhecer algumas dicas que permitem escolher as botas mais adequadas para sua prática esportiva, garantindo mais conforto e segurança. Confira, abaixo, nossas recomendações e faça uma escolha consciente!

Flexibilidade dos materiais

Quando falamos de botas de trekking, muitas pessoas ainda pensam em calçados de materiais rígidos ou que oferecem pouca mobilidade. No entanto, essa não é uma realidade, já que existem diversos tipos de materiais utilizados para esse tipo de calçado, que devem ser estudados de acordo com o tipo de trilha, os obstáculos a serem vencidos e até mesmo o tipo de pisada.

Materiais mais flexíveis oferecem maior conforto na pisada e ao longo da caminhada, por darem mais mobilidade aos pés, enquanto materiais mais rígidos tendem a oferecer mais apoio e proteção. É recomendado entender qual a peça ideal de acordo com os objetivos do trekking, e optar pela que melhor se encaixe nas suas necessidades.

Tecnologia e qualidade do solado

Parte fundamental de qualquer bota para trekking, o solado é um dos elementos mais importantes e que merecem maior atenção na escolha do calçado, já que é responsável pelo apoio oferecido às passadas e pela facilidade de aderência aos mais variados tipos de solo. Além disso, o solado possibilita a adaptação da pisada de acordo com os obstáculos.

Existem botas para trekking que contam com tecnologias desenvolvidas para garantir melhor aderência ao solo e segurança durante as atividades, como é o caso do solado Omni-Grip™, pensado para oferecer maior controle e aderência na neve, na água, na terra ou em rochas.

Na hora de escolher o solado ideal para sua bota de trekking, é necessário entender qual sua longevidade, sua aderência em superfícies molhadas ou secas, sua flexibilidade ou rigidez, assim como o conforto.

Proteção do tornozelo

Como já dissemos, a proteção do tornozelo pode ser fundamental para a prática do trekking, especialmente em terrenos mais acidentados ou com maiores obstáculos, já que as chances de impacto são grandes.

É recomendado escolher modelos que contem com cano mais alto, já que eles oferecem maior proteção ao tornozelo, ajudando a evitar lesões na área em trilhas por terrenos mais acidentados.

Impermeabilidade dos materiais

Outro fator importante na escolha das botas de trekking está na escolha dos materiais que compõem o calçado, já que eles devem estar preparados para resistir aos obstáculos e desafios propostos. Caso seja realizada uma trilha em ambientes úmidos ou molhados, por exemplo, os calçados devem ser impermeáveis, não deixando que a água entre em contato com o corpo.

Escolha do tamanho adequado

Por último, mas não menos importante, é necessário prestar atenção à numeração adequada ao adquirir botas de trekking. Como o tipo de equipamento, pisada e obstáculos são diferentes dos calçados urbanos, pode ser necessário escolher uma numeração diferente da dos calçados convencionais, seja para maior proteção dos pés, seja para garantir mais conforto nas trilhas.

Confira algumas dicas para escolher as botas de trekking

Na hora de escolher uma bota, o ideal é manter em mente o principal ambiente da sua prática esportiva. Se seu objetivo for frequentar locais úmidos e que podem ter ambientes aquáticos (como rios, lagos e mar), nós recomendamos a bota Newton Ridge™ Plus II Waterproof. Como seu próprio nome sugere, ela é à prova d’água, completamente impermeável, garantindo que seus pés permaneçam secos e confortáveis durante todo o passeio.

Também vale a pena mencionar que a tecnologia de aderência Omni-Grip™, que mencionamos acima, também está presente, fazendo com que essa seja uma opção muito segura para suas aventuras.

Outro modelo interessante é o Bangor Omni-Heat™, modelo com o qual seus pés ficarão aquecidos e totalmente protegidos da umidade exterior, em especial do gelo e da neve. A bota tem revestimento térmico, solado com compostos da Michelin e é uma das melhores opções para quem vai enfrentar temperaturas mais baixas.

Ambas opções são indicadas para o trekking, e são uma escolha perfeita para quem não deseja optar por produtos com menos tradição ou com poucas funcionalidades. Não se esqueça que, durante caminhadas ou atividades longas, seus pés são essenciais e devem estar protegidos por todo o tempo, e não somente em alguns momentos da sua aventura.

Pés molhados provocam micoses e outros desconfortos. Além disso, pode haver risco de lesões na pele ou até mesmo nos ligamentos, ossos e músculos por falta de um equipamento de qualidade. Por isso, recomendamos uma pesquisa aprofundada antes de finalmente optar pela compra de uma bota para trekking. Não se esqueça que bons modelos são duráveis e podem ser utilizados por longos anos, especialmente se você souber cuidar bem deles — o que não é muito difícil.

Entenda a importância de escolher botas de trekking de qualidade

Quando estamos falando de roupas e acessórios para a prática de esportes de impacto ou de aventura, como é o caso do trekking, é fundamental que tenhamos cuidados especiais na escolha e na compra, já que estamos tratando de assuntos diretamente ligados à segurança e ao conforto do usuário.

Por isso, como já abordamos, é muito importante prestar atenção a quais opções oferecem a melhor mobilidade, conforto e proteção para cada tipo de prática. Assim, ao escolher botas de trekking, é necessário e recomendado optar por produtos de qualidade e segurança garantidas, que ofereçam a proteção e o conforto necessários para a prática do esporte.

Afinal, isso permite obter mais confiança e tranquilidade no uso, reduzindo também a preocupação com relação a determinada peça atender ou não às necessidades da prática esportiva.

O que você achou de saber mais sobre o uso de botas de trekking? Visite nosso e-commerce e veja nossas melhores opções para calçados e outros produtos relacionados!

Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!