Jaqueta com forro sintético ou de plumas?

Jaqueta com forro sintético ou de plumas? Entenda a diferença!

Não tem nada pior que ir para algum lugar e passar frio, não é mesmo? Principalmente quando estamos no meio da natureza. Para evitar esse desconforto, é utilizado o sistema de camadas, sendo a segunda delas a camada de aquecimento. Para isso, podemos utilizar jaquetas com forro sintético ou de plumas.

Independentemente do tipo de forro, ele funciona da mesma maneira. As plumas ou o material sintético cria uma camada de ar quente, evitando que o corpo perca calor para o ambiente. Ao mesmo tempo, ele permite a circulação do ar, impedindo o desconforto de um “efeito estufa”.

Como saber qual a melhor opção? Qual a diferença entre os dois tipos? Para responder a essas perguntas, fizemos este comparativo. Continue a leitura e confira a diferença entre os tipos de jaquetas.

As jaquetas com forro sintético

As fibras sintéticas são feitas de poliéster. Elas funcionam como as plumas. As fibras incham e mantêm o ar quente circulando e próximo ao corpo. Para garantir sua funcionalidade, o recheio das jaquetas é feito com tecnologia exclusiva. Ou seja, se você pegar o poliéster de uma almofada e colocar em uma jaqueta, o efeito não será o mesmo devido à falta da tecnologia usada nas fibras.

Vantagens

A principal vantagem desse forro é em relação à secagem. Se você pegar uma chuva no caminho e se molhar ou suar muito durante a atividade, a jaqueta vai secar mais rápido em comparação à de plumas. Além disso, mesmo molhada ela continua mantendo o calor, pois os espaços entre as fibras funcionam como um estoque de ar quente.

Outra vantagem é ser hipoalergênica. Se você costuma sofrer com alergias, escolher um forro sintético é o ideal.

Desvantagens

Uma das desvantagens do forro sintético é com relação ao peso e espaço ocupado. As jaquetas costumam ser mais pesadas e, ao dobrar, elas ficam mais volumosas que as de plumas. Para quem vai viajar com espaço reduzido, como de mochilão, pode ser um fator limitante.

Outra desvantagem é a durabilidade. O forro sintético costuma durar menos tempo em relação ao de plumas, ele pode “perder” sua eficiência após longos períodos de uso. Vale ressaltar que o tempo de vida varia de acordo com a qualidade das fibras e cuidados tomados com a peça.

As jaquetas com forro de plumas

As plumas são estruturas naturais, responsáveis pelo aquecimento e isolamento térmico das aves. Plumas e penas são diferentes, pois as plumas são mais macias e fofas e não apresentam a coluna central das penas.

Quem optar por este tipo de forro pode ficar tranquilo em relação aos gansos e patos. As jaquetas vendidas no site da Columbia têm certificado de que nenhum animal foi maltratado para a confecção.

Vantagens

A principal vantagem deste tipo de forro é em relação à leveza e volume. Uma jaqueta com forro de plumas é extremamente leve e, ao ser dobrada, ocupa pouquíssimo espaço na sua mochila. Outra vantagem é em relação ao aquecimento. A capacidade de isolamento térmico das plumas é inigualável.

Uma terceira vantagem é a durabilidade da peça. Tomando os cuidados básicos com armazenamento, manuseio e lavagem, a jaqueta pode durar por décadas.

Desvantagens

Uma das maiores desvantagens é a perda da eficiência ao molhar. As plumas demoram muito para secar e perdem sua função de isolamento térmico e aquecimento. Por isso, se você costuma suar muito ou vai para locais com grande possibilidade de chuvas, o forro de plumas não é uma boa opção, a não ser que o tecido externo da jaqueta seja impermeável.

As jaquetas precisam de cuidados específicos ao lavar, para garantir sua durabilidade, siga corretamente as instruções de conservação que constam na etiqueta interna para garantir que o produto tenha maior durabilidade e desempenho.

Agora você já conhece as diferenças entre o forro sintético e o de plumas. Para saber qual o ideal para você, analise as vantagens e desvantagens de cada e veja o que se adapta melhor às suas condições e necessidades. Quando for se aventurar no frio, não esqueça de levar junto com sua jaqueta as luvas, gorro e meias térmicas, para proteger todo o corpo do frio!

Se você gostou de conhecer as diferenças entre os dois tipos de forros, assine nossa newsletter. Assim, você vai ficar por dentro de todos os novos conteúdos postados no blog.

Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!