Confira 3 dicas fundamentais de como arrumar mochila cargueira

Toda boa aventura começa bem antes dos primeiros passos ao ar livre. O planejamento cuidadoso possibilita o sucesso da expedição, assim como a segurança e bem-estar dos participantes.

Quem está pensando em fazer um mochilão na natureza certamente pressupõe a necessidade de carregar os seus itens essenciais, mas muitas pessoas pecam por não saber como arrumar mochila cargueira da forma correta.

Existem dois objetos que um viajante vai utilizar durante todo o trajeto: o calçado e a mochila. Quando um deles apresenta um problema, cada passo se torna mais difícil que o anterior, e a experiência ansiada pode virar um suplício.

Mas qual o tamanho e o peso ideal da mochila? Onde colocar cada item? Como fazer o ajuste? Confira nossas dicas para tirar essas e outras dúvidas!

1. Faça uma checklist

Quando esquecemos um item importante e estamos irremediavelmente longe de casa, a frustração pode ser grande — assim como o transtorno para resolver o problema. Essa situação se torna muito mais grave quando estamos em meio à natureza, sem acesso aos recursos comerciais, e precisamos improvisar soluções para seguir viagem.

Uma checklist detalhada e feita com antecedência é o bastante para evitar esse sufoco. Pense nos objetos importantes para o estilo de mochilão a ser feito (trekking e escalada têm equipamentos bem diferentes, por exemplo) e reúna todos antes de organizá-los na mochila.

Isso te dará noção do volume, peso e utilidade que eles apresentam, facilitando o planejamento logístico da carga. Separe-os por grupos de semelhança (roupas de frio, comida, utilidades etc.) e seja minimalista: se algo não é essencial, melhor passar um tempo em falta do que ser carregado por todo o caminho.

2. Utilize as subdivisões da mochila da maneira correta

Alguns itens precisam estar sempre à mão, enquanto outros só serão usados no acampamento. Como arrumar uma mochila cargueira sem levar isso em consideração? Mantenha objetos mais pesados próximos às costas e ao fundo da mochila, para evitar desequilíbrios, e use os bolsos e zíperes do equipamento a seu favor. Veja a forma mais aconselhada de organização:

  • teto — itens leves que são difíceis de acomodar dentro, como o isolante térmico;
  • compartimento superior — itens úteis durante as pequenas pausas do trajeto, como equipamento de navegação, papel higiênico e de manutenção;
  • fundo — a barraca é ideal para o fundo, sendo dobrada de forma que ocupe todo o espaço inferior e dê sustentação à estrutura da mochila;
  • corpo — roupas, itens de cozinha e outros objetos pesados e volumosos não essenciais durante a caminhada;
  • bolsos laterais — o que precisa de mais fácil acesso, como comida pronta (castanhas, frutas, barras de cereal), água, canivete, apito, lanterna e isqueiro.

3. Ajuste corretamente a mochila ao corpo

É fundamental conhecer as dimensões, o peso e as possibilidades de ajuste do equipamento antes de adquirir um modelo. A fixação obedece ao tamanho do tronco, com as alças na altura do ombro e a barrigueira na altura da crista ilíaca — ossos laterais do quadril, que apoiam a maior parte do peso da carga.

Devido às diferenças físicas entre os sexos (como altura média, estrutura peitoral e largura da bacia), algumas marcas oferecem modelos masculinos e femininos, um detalhe que pode ajudar a encontrar uma mochila que se adapte bem ao seu corpo.

Essas são as nossas principais dicas para quem quer saber como arrumar mochila cargueira. Vale, ainda, frisar que o sobrepeso pode dificultar o deslocamento e machucar o aventureiro, portanto, você não deve carregar mais de um terço do seu próprio peso.

A mochila será sua companheira durante toda a viagem, faça um investimento inteligente e cuide para que seu equipamento te favoreça, em vez de atrapalhar sua jornada.

Você conhece outros aventureiros que poderiam se beneficiar das nossas dicas? Compartilhe este post nas suas redes sociais!

 

Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!