o que fazerem machu picchu conheca 3 roteiros incriveis

O que fazer em Machu Picchu? Conheça 3 roteiros incríveis

O cenário místico de Machu Picchu está nos planos de viagem de quase todo entusiasta do trekking — as trilhas da região estão listadas entre as melhores do mundo. Quando um viajante está planejando o que fazer em Machu Picchu, ele se depara com possibilidades incríveis e diversas, como montanhas nevadas, fontes termais, cidades históricas e ruínas da civilização inca.

Com tantas possibilidades, é importante organizar o roteiro com antecedência, a partir de um bom conhecimento da região, inclusive fazendo a compra antecipada de alguns serviços. Quer se aventurar no mundo inca? Conheça, a seguir, algumas opções de roteiro que podem encantar seus olhos e te deixar sem fôlego!

1. Trilha Inca e Salkantay

O jeito mais fácil de chegar a Machu Picchu é pegando um trem de Poroy (próximo a Cusco) ou de Ollantaytambo (cidade arqueológica vizinha ao parque), que deixa os passageiros em Aguas Calientes, local de pernoite. A vista do trem é bonita, mas a paisagem passa rápido demais para ser aproveitada em todo o seu potencial.

A Trilha Inca é o caminho que o povo pré-colombiano fazia. O trajeto dura entre 2 e 4 dias (42 km) e precisa de agendamento prévio com entidades especializadas. Esse é um dos roteiros mais procurados do mundo, então, se você quer fazê-lo, não compre passagem para o Peru sem conferir se há vagas na data — especialmente para a alta temporada, nos meses do inverno.

A rota inclui florestas tropicais e sítios arqueológicos (Llactapata, Wiñay Wayna), terminando em um merecido descanso em Aguas Calientes.

A Trilha Salkantay é a principal rota alternativa à Trilha Inca, com 70 km de caminhada. Seu diferencial é a vista da montanha que dá nome ao trajeto, um dos picos nevados mais bonitos do país.

A paisagem também inclui florestas, charcos, cascatas, o vilarejo de La Playa e, já no final, as águas termais de Santa Teresa. O último trecho pode ser feito de trem ou a pé pelo trilho, de acordo com a disposição e o tempo do viajante.

2. Machu Picchu, Huayna Picchu e Montaña

Muitos caminhos levam à cidade inca, mas, uma vez que se chegou a ela, o que fazer em Machu Picchu? A primeira dica é: acordar cedo! Mesmo comprando o ingresso com antecedência, o viajante pode perder horas na fila e deixar passar a melhor luz do dia (o nascer do sol), o ápice do passeio. Prepare-se para pegar a van (ou subir a pé, se preferir) entre 5h e 5h30 da manhã.

O parque inclui 3 montanhas diferentes, cada uma com suas particularidades. Enquanto Machu Picchu é o sítio arqueológico mais preservado, Huayna Picchu (ou Wayna Picchu) tem um aspecto mais rústico, com uma subida íngreme por degraus pequenos (e originais).

Suas ruínas são poucas, mas a subida tem vistas incríveis — inclusive do próprio Machu Picchu. Montaña está do lado oposto de Huayna Picchu. Ela é a mais alta e seu pico está mais distante da cidade inca. A trilha oferece menos perigos e é recomendada para quem tem medo de altura.

3. Cusco

Antiga capital do Império Inca, Cusco é bem mais que um aeroporto estratégico. Sua arquitetura e história encantam viajantes de todo o mundo.

Quem planeja uma viagem a Machu Picchu considera passar ao menos alguns dias em Cusco, aproveitando a gastronomia e a agitada noite da cidade, frequentada principalmente pelos estrangeiros.

Para um roteiro rápido, vale considerar uma visita à Praça das Armas, ao Museu de Arte Pré-Colombiana, à catedral e ao Vale Sagrado dos Incas.

Já decidiu o que fazer em Machu Picchu? Alguns roteiros podem ser combinados entre si, mas escolhas realmente precisam ser feitas, como entre qual caminho vai te levar à cidade inca, por exemplo.

É importante lembrar que a região tem pluviosidade abundante no verão — o recomendado é evitar os meses de novembro a abril. Julho é o auge da alta temporada, então, também tem seus inconvenientes.

Não se esqueça de escolher roupas e equipamentos apropriados ao seu trajeto, pois eles podem fazer a diferença entre viver o sonho e o pesadelo!

Está procurando por roteiros inspiradores? Que tal conhecer 4 dos principais desertos do mundo para se visitar? Leia e se prepare para mais uma aventura!

 

Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!