5 peixes de água doce para você se aventurar pescando!

A pesca esportiva ocorre tanto em alto mar quanto em rios e lagos, e ir em busca dos peixes de água doce pode ser uma boa opção para quem está começando a se informar sobre o assunto, quer praticidade (menos equipamentos e permissões) e deseja se aventurar com mais facilidade.

Mesmo que seja uma atividade feita por lazer, não basta apenas comprar a roupa ideal, proteger-se dos raios solares e entrar no primeiro rio que encontrar. É fundamental saber quais tipos de peixes podem ser pescados nesses locais e os equipamentos adequados (principalmente o tipo de isca). 

Embarque neste post com a gente para saber quais são as melhores iscas, conhecer alguns desses peixes e onde encontrá-los! Confira abaixo!

Quais são as opções de iscas?

Existem dois tipos de iscas: as naturais e as artificiais. As primeiras são feitas de alimentos consumidos pelo homem e por outros animais. Já as segundas são elaboradas com materiais não perecíveis, portanto são as mais utilizadas porque são duradouras. Veja alguns exemplos de iscas naturais:

  • minhocas;
  • pedaços de frutas;
  • rã;
  • insetos;
  • caranguejo;
  • postas de peixe.

Como iscas artificiais, podem ser usados:

  • estanho;
  • chumbo;
  • popper (estala na água para atrair os peixes);
  • spinner (simula crustáceo se mexendo);
  • twitch bait (isca de superfície);
  • rattlin (isca de profundidade);
  • buzz bait (produz zumbido).

Quais os principais peixes de água doce? 

Acompanhe agora as características de 5 peixes que podem ser encontrados no Brasil ou em outros países.

1. Apapá

Também conhecido por sardinhão-amarelo, é um peixe que vive na superfície das águas de rios, lagos e matas inundadas. É encontrado na bacia do Amazonas e na do Araguaia e pode ser visto o ano todo em corredeiras, baías e rios pequenos.

Ele se alimenta de pequenos insetos e pode ser fisgado com iscas artificiais que tenham linhas de multifilamento e anzóis mais finos.

2. Pintado

Um clássico peixe das águas brasileiras, de manchas arredondadas, é famoso pelo nome de surubim, brutelo, caparari e loango. Tem um couro extenso e tamanho de até um metro de comprimento. Pode ser achado na América do Sul nas bacias do Prata, Paraná e São Francisco.

Para sua captura, é recomendado utilizar as iscas naturais, mas funciona também com as artificiais. Devido ao seu peso e aos espinhos nas suas nadadeiras, é importante ter bastante atenção ao manuseá-lo.

3. Dourado

Popularmente chamado de “o rei do rio”, o dourado é natural do leste da Ásia e é bastante comum nos rios brasileiros e de outros países da América do Sul (bacia do Prata, bacia do rio Magdalena, na Colômbia, e nos rios do Peru).

Ele é canibal e agressivo, alimenta-se de moluscos, crustáceos e até peixes inteiros, quando adulto. Pode ser fisgado o ano inteiro e exige bastante técnica.

4. Black bass

De origem norte-americana, o black bass é o preferido dos americanos na pesca esportiva e de fácil adaptação em diferentes habitats. Está presente nas águas doces brasileiras desde 1920 e seu peso, no nosso país, é de aproximadamente três quilos.

Suas características marcantes são a agressividade e a voracidade, as quais fazem da sua captura um desafio emocionante, principalmente na hora de escolher a isca artificial propícia.

5. Pirarucu

É um dos maiores peixes de água doce de rios e lagos do Brasil, conhecido também como bacalhau da Amazônia, por ser encontrado nas águas tranquilas, fora das corredeiras. Países como Tailândia e Vietnã o incorporaram em seu comércio, assim como na pesca por esporte.

Seu comprimento é em torno de 2,5 metros e seu peso pode chegar a 200 kg. Um bom momento para pescá-lo é quando, esporadicamente, ele sobe à superfície da água para respirar. Todavia, requer tempo livre e paciência.

Apreciar a beleza dos peixes de água doce faz parte desse esporte, assim como seu intuito de competição induz os praticantes a fisgarem os de tamanho e peso maiores, especificidade ou maior quantidade durante a atividade. Portanto, seja gentil ao manusear esses animais, utilize equipamentos que permitam a captura mais tranquila possível e seja rápido em devolvê-los à água. A natureza agradece!

Já que estamos no clima de pescaria, que tal conhecer nossa linha de roupas exclusiva para essa prática desportiva? Acesse o site e confira as peças!

Powered by Rock Convert

Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!