peninsula de marau

Península de Maraú: conheça as maravilhas desse destino paradisíaco

Localizada no litoral sul da Bahia, mais especificamente na Costa do Dendê, a Península de Maraú é um paraíso que abriga diversos ecossistemas compostos por praias, campos e piscinas naturais. Trata-se de uma região com mais de 50 km de belíssimas paisagens à beira-mar, a maioria de difícil acesso.

Porém, não pense que a dificuldade para chegar é um ponto negativo, afinal, é justamente por isso que o local preserva suas belezas. Inclusive, a península pertence à Área de Proteção Ambiental (APA) do município de Maraú, o que faz dela uma unidade de conservação a ser valorizada por habitantes e turistas.

Se você tem interesse em explorar esse destino incrível, veio ao lugar certo. Listamos alguns dos melhores atrativos para quem gosta de aventura e muita diversão. Não perca!

Praia de Taipu de Fora

De carro ou de barco você chega a essa praia considerada uma das mais belas do Brasil. Nela é possível observar corais, arrecifes e diferentes tipos de peixes. É um ótimo lugar para caminhar com a família no início da manhã ou no fim da tarde. Para os que curtem pegar um solzinho, vale lembrar a importância de proteger a cabeça com bonés e chapéus de qualidade.

Se você é daquelas pessoas que não abre mão de um mergulho, pode aderir à prática durante o dia ou à noite. Basta levar seu próprio equipamento e observar a riqueza da vida marinha. No verão, depois que o sol se põe, são organizados mergulhos com lanternas para que os visitantes interajam com outras espécies e tenham uma experiência diferenciada.

Morro do Farol

Caminhando a partir da praia de Taipu de Fora você consegue ter acesso ao mirante do Morro do Farol. É o ponto mais alto da região e possibilita uma visão de 360º da Península de Maraú. Por esse motivo, muitas pessoas vão até o local para curtir o pôr do sol e fazer belos registros, seja com amigos, familiares ou com alguém especial.

Cachoeira do Tremembé

Vale a pena conhecer essa queda d’água com 30 metros de altura! Afinal, é o ponto em que o Rio Maraú despenca formando um grande lago. Diversos turistas aproveitam para mergulhar no local e recuperar as energias com um banho refrescante.

Uma das maneiras mais interessantes de chegar à cachoeira do Tremembé é a partir de um passeio de barco pelo rio. O trajeto inclui passagens por diversas ilhas e manguezais até chegar ao destino desejado. Para curtir a paisagem por mais tempo, a dica é levar uma mochila com alimentos não perecíveis e bastante água.

Ilha da Pedra Furada

A visão desse incrível lugar é exatamente como seu nome descreve: uma rocha em forma de arco apoiada sobre a areia. O aspecto da pedra é resultado da erosão em conjunto com a ação de uma espécie de molusco. Na ilha, que pode ser acessada a partir de barco, lancha ou escuna, é possível encontrar diversas formações rochosas, uma pequena gruta e até um restaurante que serve comida típica.

Devido a sua popularidade, a Ilha da Pedra Furada se tornou um dos cartões postais da Península de Maraú. Além de caminhar sobre a porção de terra cercada pelas águas, o visitante também tem a opção de curtir as diversas praias de mar calmo — ideais para relaxar e pensar na vida.

Trilha das Bromélias

Esse trajeto é perfeito para quem procura maior contato com a natureza, já que possibilita caminhar entre uma reserva da Mata Atlântica. O que mais chama a atenção entre tantas espécies vegetais são as bromélias gigantes que crescem no chão e sobre as árvores altas.

Algumas das famosas plantas ornamentais têm mais de 2 metros de altura — condição que encanta qualquer observador atento e que garante excelentes fotografias! Além de apresentar flora riquíssima, o passeio costuma contar com a companhia de macacos e outros animais.

Para chegar à Trilha das Bromélias é preciso encarar estradas de terra, preferencialmente com veículos off road. Depois, basta entrar na mata e continuar o percurso a pé. Roupas leves e calçados adequados para esse tipo de atividade são essenciais para garantir conforto do início ao fim.

Lagoa do Cassange

Uma faixa de areia com cerca de 300 metros separa essa belíssima lagoa da Praia do Cassange — fica até difícil para o visitante escolher se mergulha em água doce ou salgada. Esse lugar paradisíaco pode ser acessado de carro (próprio ou táxi) ou até mesmo com quadriciclo.

A orla ganha destaque com os coqueiros enfileirados que escondem casinhas de palha abandonadas. À primeira vista, até parece um local isolado e sem movimento. Mas não se engane! Há ótimos hotéis e restaurantes próximos para atender toda a família.

Se na praia o objetivo é relaxar com uma caminhada, na lagoa o cenário muda para algo mais radical: suas águas calmas são propícias para esportes específicos, tanto que, perto da margem, é possível alugar equipamentos para a prática de caiaque e stand up paddle.

Barra Grande

Para descansar depois de percorrer trilhas, caminhar na areia fofa e mergulhar em águas com diferentes temperaturas, nada melhor que conhecer a maior vila da Península. Barra Grande abriga as principais pousadas, lojas, bares e restaurantes da região, mas ainda preserva a simplicidade do povo caiçara.

É possível chegar ao local de carro ou de barco pelo Rio Acaraí. Durante o dia, aproveite para dar um pulo na costa, passear de jardineira (veículo parecido com um ônibus) e provar a deliciosa comida dos estabelecimentos. No fim da tarde, poderá se esparramar por espreguiçadeiras dispostas na região e aguardar o agito da vida noturna.

Você deve ter percebido que todos os lugares podem ser visitados por meio marítimo e terrestre. Por isso, é interessante procurar o transporte ideal com antecedência para garantir uma viagem tranquila. No próprio site/guia da cidade há uma aba com informações sobre como chegar. Aproveite para consultá-lo e encontrar o melhor caminho para a Península de Maraú.

Agora, considerando a menção a trilhas, pensamos que seria interessante mostrar a você como começar corrida de montanha. Confira o material e prepare-se para essa divertida modalidade!

 

Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!