bota para trilhas no Brasil

Qual modelo de bota escolher para conhecer as trilhas no Brasil?

Para os amantes de trilha, estar bem equipado, especialmente com as botas ideias, é o primeiro passo para garantir proteção e conforto durante todo o percurso. Confira qual modelo de bota Columbia combina mais com você, de acordo com o destino e tipo de aventura. 

O Brasil está cheio de trilhas e destinos de natureza, repletos de belezas naturais e paisagens exuberantes. Para algumas pessoas, o contato com a natureza é essencial para a prática de esportes radicais, como trekking e hiking. Para outras, estar ao livre representa descanso e distanciamento da loucura dos centros urbanos. 

Seja qual for estilo de aventura ou esporte, escolher o calçado ideal é fundamental para aproveitar ao máximo o que as atividades ao ar livre têm a oferecer. Existe uma infinidade de calçados destinados à prática de esportes na natureza. Assim, é importante que a escolha seja feita de maneira adequada, já que são os calçados que darão toda segurança e conforto que você precisa durante a prática esportiva. 

A Columbia Sportswear é referência quando o assunto são artigos esportivos para atividades outdoor. Seja para trilhas leves, moderadas ou de alta intensidade, a Columbia tem a bota perfeita para você aproveitar as rotas e desafios das trilhas. Por isso, preparamos este post com dicas de trilhas para conhecer o Brasil e as botas recomendadas para seguir seus caminhos de aventura.

 

Botas indicadas para trilhas de nível fácil

 

1) Bota Columbia Masculina Redmond™ V2 Mid Waterproof

Com uma camada respirável e impermeável, a Bota Columbia Masculina Redmond™ V2 Mid Waterproof é perfeita para quem gosta de aventurar no hiking e práticas ao ar livre, aproveite os melhores passeios com conforto e proteção nos movimentos.

Bota Redmond V2

> Compre aqui.

 

2) Bota Columbia Feminina Crestwood™ Mid Waterproof

Um calçado para trilhas, leve e confortável que pode ser utilizado para uma grande variedade de experiências ao ar livre. A Bota Columbia Feminina Crestwood™ Mid Waterproof é impermeável e respirável, ótima para trilhas e caminhadas. 

Bota Columbia Feminina Crestwood

> Compre aqui.

 

3) Bota Columbia Masculina Peakfreak™ Venture Mid LT

A bota masculina de cano médio Peakfreak Venture Mid Lt é ideal para ser utilizada nas práticas ao ar livre e hiking, principalmente em aventuras que exijam maior proteção contra a água.

Bota Columbia Masculina Peakfreak

> Compre aqui.

Confira também outros modelos de botas masculinas e femininas, e ative o modo Columbia!

 

Dicas de trilhas em São Paulo e no Paraná

 

Nível de dificuldade: Fácil 
Trilhas de fácil acesso, com pouca duração e sem grandes desníveis ou dificuldades ao longo do percurso. Indicadas para pessoas que desejam caminhadas simples.

 

Trilha do Silêncio – Parque Estadual do Jaraguá, São Paulo 

Localizada entre duas grandes rodovias da cidade de São Paulo, a Anhanguera e Bandeirantes, a Trilha do Silêncio faz jus ao nome. Rodeada pela Mata Atlântica, o percurso da trilha é bem silencioso e acessível para todos os públicos. 

Durante os 800 metros de ida e volta, é possível ver aves de diversos tipos, um riacho, além do Tamboril, árvore de grande porte nativa da região. Além disso, o percurso possui passarela de madeira e corrimão, ideal para quem tem dificuldade de locomoção. 

Onde fica: Parque Estadual do Jaraguá – Rua Antônio Cardoso Nogueira, 539, Pirituba

Trilha do Silencio - Guia de áreas Protegidas
Trilha do Silêncio – Fonte: Guia de Áreas Protegidas

 

Trilha da Água Branca, Parque Estadual de Ilhabela – São Paulo 

Localizada no município de Ilhabela, litoral norte de São Paulo, a trilha da Água Branca tem cerca de 4,5 km de ida e volta, considerada uma das trilhas mais fáceis da região. São 4h de trilha em meio à Mata Atlântica. 

Onde fica: Praça Cel. Julião de Moura Negrão, 115

Trilha da Água Branca - Poço do Jequitiba
Trilha da Água Branca – Fonte: Blog da Aventura

 

Trilha  Morro do Canal,  Piraquara (PR)

Localizada no Parque Estadual Pico Marumbi, a trilha Morro do Canal possui 1359 metros de altura, cercada pelas montanhas do estado do Paraná. A trilha tem acesso fácil, com duração média de 2 horas, e possui como principais atrativos a possibilidade de praticar, além de trekking, escalada e rapel. 

Onde fica: Serra do Marumbi, Piraquara, Paraná

Morro do Canal
Morro do Canal – Fonte: Aventura Curitiba

 

Botas indicadas para trilhas moderadas

 

1) Bota Columbia Feminina Newton Ridge™ Plus Waterproof Amped

Tenha a melhor tração e firmeza na pisada em diferentes tipos de superfície com a Bota Columbia Feminina Newton Ridge™ Plus Waterproof Amped . O modelo é impermeável e versátil, projetado para trilhas e aventuras, pode também ser usado para passeios casuais na cidade.

Bota Columbia Feminina Newton Ridge™ Plus

> Compre aqui.

 

2) Bota Columbia Feminina Newton Ridge™ LT Waterproof

Impermeável e respirável, a Bota Columbia Feminina Newton Ridge™ LT Waterproof é uma ótima opção para prática de hiking ou outras atividades ao ar livre. 

> Compre aqui.

 

3) Bota Columbia Masculina Buxton Peak™ MID Waterproof

A bota waterproof masculina Buxton Peak Mid é uma excelente escolha para ficar preparado para adversidades climáticas durante todo o percurso. Impermeável e respirável, a bota é indicada para aventuras que envolvem chuvas leves e umidade, como trekking e hiking. 

Bota Columbia Masculina Buxton Peak

> Compre aqui.

Visite o site da Columbia e conheça todos os modelos de botas impermeáveis masculinas e femininas.

 

Dicas de trilhas no Rio Grande do Sul, Minas Gerais e São Paulo

 

Nível de dificuldade: Moderado 
Trilhas mais longas, geralmente com irregularidades no solo. Opção para quem possui maior preparo físico e gosta de se aventurar em caminhos mais longos.

Trilha das Lontras, Rio Grande do Sul 

Com 6 km de trekking, a Trilha das Lontras é rodeada por biodiversidade. Líquens, canelas, bromélias e outras espécies nativas da região são encontradas no percurso, que possui de 4 a 5 horas de duração. Durante a caminhada, é possível encontrar diversos animais, especialmente lontras, que deram origem ao nome da trilha. 

Onde fica: 6 km da cidade de Cotiporã, Rio Grande do Sul

Trilha das Lontras
Trilha das Lontras – Fontes: Turismo RS

 

Trilha da Pedra Branca, Minas Gerais 

Localizada na cidade de Caldas, em Minas Gerais, a trilha da Pedra Branca é o pico de mais alto do Estado mineiro, com aproximadamente 1800 metros de altitude. É um destino repleto de grutas e cavernas, além de paisagens naturais da mata atlântica e planícies. 

Onde fica: Bairro Pedra Branca, cidade de Caldas, Minas Gerais

Trilha da Pedra Branca
Trilha da Pedra Branca – Fonte: Minas Gerais

 

Trilha do Mirante, Parque Estadual da Serra do Mar – São Paulo 

Com uma vista de tirar o fôlego, a Trilha do Mirante possui um percurso de 3 km (ida e volta). No final da trilha, que termina em um mirante, é possível ver o oceano Atlântico, além das cidades da Baixada Santista. Durante o trajeto, é comum se deparar com pegadas de animais como onça, veado e anta. Para realizar a trilha, é preciso fazer agendamento. 

Onde fica: Estrada da Bela Vista, 7090, Emburra do Alto – São Paulo

Trilha do Mirante
Trilha do Mirante – Fonte: Vamos Trilhar

 

Botas Columbia indicadas para trilhas difíceis

 

1) Bota Columbia Masculina Daska Pass™ II Titanium Odx Eco

Desenvolvida com tecnologias exclusivas Columbia Sportswear, a bota masculina Hiking Daska Pass II Titanium Odx Eco é uma excelente opção para atividades ao ar livre até mesmo nas condições climáticas mais extremas. O solado Vibram™, feito com material reciclado, garante maior suporte, estabilidade e conforto na pisada.

Bota Columbia Masculina Daska Pass™ II Titanium

> Compre aqui.

 

2) Bota Columbia Feminina Dakota™ Drifter Mid Waterproof

Ideal para praticantes de hiking e caminhadas ao ar livre, a bota waterproof feminina para hiking Dakota™ Drifter Mid garante proteção para os imprevistos em meio à natureza com o máximo de conforto e segurança.

> Compre aqui.

 

3) Bota Columbia Masculina Terrebonne™ II Mid OutDry™

Indicada para os terrenos mais acidentados, a Bota Columbia Masculina Terrebonne™ II Mid OutDry™ é versátil e garante proteção e conforto durante todo o uso. 

Bota Columbia Masculina Terrebonne™ II

> Compre aqui.

 

Dicas de trilhas em Santa Catarina, São Paulo e Belo Horizonte

Nível de dificuldade: Difícil 

Opções para quem possui bom preparo físico e quer se aventurar em percursos mais demorados. São trilhas que apresentam maiores inclinações e instabilidades pelo caminho, terrenos íngremes e irregularidades no solo.

Trilha do Rio do Boi, Santa Catarina 

Se você gosta de desafios, a trilha do Rio do Boi é uma ótima opção. Isso porque o trajeto da trilha, com duração de 6 a 7 horas, é formado por travessias de rios, terrenos irregulares e muitas subidas.

 A trilha, considerada uma das mais impressionantes do Brasil, é feita na fenda do Cânion Itaimbezinho, onde é possível apreciar a paisagem peculiar formada pelas paredes gigantes do cânion. 

Onde fica: Estrada Geral do Rio do Boi, Praia Grande, Santa Catarina

canion Itaimbezinho
Trilha do Rio do Boi – Fonte: Pé na Estrada

 

Trilha do Saco Grande – Parque Estadual da Ilha Anchieta, São Paulo 

Localizada na cidade de Ubatuba, em São Paulo, a trilha do Saco Grande possui 2,6 km de extensão e duração de aproximadamente 2 horas de caminhada. O percurso é feito entre uma floresta densa e vegetação formada por costões rochosos. 

Onde fica: Av. Plínio de França, 85, Ubatuba, São Paulo

 

Trilha Topo do Mundo, Serra da Moeda (BH)

Com uma mistura da fauna e flora da Mata Atlântica e do Cerrado, a trilha do Topo do Mundo é um dos passeios mais incríveis para quem ama altura e adrenalina. Localizada a 1.500 metros de altitude, a trilha é constantemente visitada pelos amantes de trekking e parapente. São 27 km de trilha, na Serra da Moeda, um dos pontos mais altos de Belo Horizonte.  

Onde fica: Topo do Mundo – Serra da Moeda, Brumadinho

Trilha Topo do Mundo
Trilha Topo do Mundo – Fonte: Caminhada Mineira

 

Agora que você já sabe quais as botas recomendadas para cada nível de dificuldade das trilhas, visite o nosso site e confira as opções para as muitas atividades outdoor. Você vai encontrar calçados confeccionados com a melhor qualidade e tecnologias exclusivas Columbia Sportswear.

 

Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!