Pico da Neblina - Amazonas

Você não pode perder 3 montanhas brasileiras para esportes ao ar livre

Em um país de dimensões continentais como o Brasil, não faltam locais interessantes e atraentes para a prática de esportes, sendo que algumas montanhas brasileiras são o destino favorito daqueles que desejam desbravar horizontes, colocar suas habilidades em teste e encarar novos desafios.

Esportes de montanha, como montanhismo, rapel e trekking, por exemplo, são bastante populares e atraem um grande número de pessoas às montanhas do Brasil todos os anos, sendo recomendado entender melhor cada um deles e suas particularidades antes de encarar os desafios.

Explicamos agora quais os principais esportes praticados em montanhas brasileiras e citamos algumas das que você deve conhecer. Confira agora e boa aventura!

Conheça os principais esportes praticados em montanhas

Quando falamos de esportes ao ar livre, praticados em montanhas no Brasil, os três principais são o montanhismo, o rapel e a escalada, sendo que cada um deles tem particularidades e exigências distintas, mas com a aventura e a adrenalina como ponto em comum.

O montanhismo é caracterizado pela prática de subir montanhas por meio de caminhada ou escalada, enquanto o rapel se utiliza de técnicas verticais para vencer obstáculos naturais, como é o caso de paredões ou penhascos, sendo possível que as práticas se cruzem.

Confira 3 montanhas brasileiras para práticas de esportes

Agora que você conhece os principais esportes de montanha, listamos três montanhas brasileiras que permitem praticar esportes e curtir uma aventura no Brasil. Confira!

1. Pedra Riscada — Minas Gerais

Localizada a 400 quilômetros de Belo Horizonte, na cidade de São José do Divino, a montanha de Pedra Riscada é considerada o maior monólito das Américas, o que significa que ela é formada por uma única rocha, com 850 metros de concavidade. É especialmente atraente para escaladores experientes e garante vistas incríveis.

2. Pico da Neblina — Amazonas

Considerada a montanha mais alta do Brasil e uma das mais desafiadoras em território brasileiro, o Pico da Neblina fica na Serra do Imeri, no Amazonas, e exige grande preparação, conhecimento e cuidados, já que está em ambiente de reserva indígena.

3. Dedo de Deus — Rio de Janeiro

Formação rochosa que lembra um dedo indicador apontando para o alto, estampando, inclusive, a bandeira do estado do Rio de Janeiro, o Dedo de Deus está localizado na região serrana do Rio de Janeiro e é considerado o berço do montanhismo no Brasil.

Entenda os cuidados necessários para praticar esportes em montanhas

Listamos abaixo alguns cuidados que você deve ter ao praticar esportes ao ar livre, curtindo as montanhas brasileiras com segurança. Confira:

  • realize um planejamento antes da prática;
  • esteja bem-acompanhado e preparado;
  • esteja atento aos itens de segurança.

Como é possível perceber, é fundamental tomar alguns cuidados para praticar esportes em montanhas brasileiras, já que isso garante mais segurança e conforto, além de permitir aproveitar melhor cada momento e as emoções de desbravar esses ambientes.

Além disso, ao prestar atenção a esses elementos de segurança, é possível também evitar problemas inesperados e fazer com que a prática esportiva não ofereça maiores riscos para os praticantes.

O que você achou de conhecer as principais montanhas brasileiras para prática de esportes? Se gostou, confira também como começar a praticar corrida de montanha!

 

Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!