6 acessórios que vão te proteger da exposição ao sol

Nosso tempo de exposição ao sol aumenta em viagens, expedições e durante a prática de exercícios físicos. Logo, é muito importante considerar esse fator antes de realizar qualquer atividade, a fim de evitar problemas de pele e o surgimento de doenças mais graves.

O mercado já oferece uma infinidade de tecidos com proteção solar — indispensáveis para quem encara aventuras ao ar livre ou é adepto dos passeios diurnos. Porém, é fundamental complementar o cuidado com acessórios específicos que possam proteger a pele em áreas que não costumam ser cobertas pelas vestimentas.

Cabeça, mãos, rosto e principalmente a região dos olhos são alguns exemplos de partes do corpo que demandam proteção redobrada. Pensando nisso, listamos 6 itens que não devem faltar em sua lista de acessórios. Acompanhe e saiba como escolher os melhores modelos!

1. Boné

O primeiro de nossa lista é o mais básico e costuma agradar pessoas de diferentes idades. A proteção desse acessório tem como foco o topo da cabeça e o rosto — a aba projeta uma sombra em toda a face e também reduz a incidência da radiação.

Existem diversos modelos para crianças e adultos. Para o público infantil é indicado investir em peças que tenham elástico, pois evitam que os pequenos percam o acessório. Também vale apostar em versões que garantam o máximo de cobertura da região da nuca.

Outra dica valiosa é buscar bonés com abas grandes e fechamento ajustável, que potencializam a proteção. No mercado há opções com diferentes tecnologias:

  • Omni-Shade: com fator de proteção solar (FPS);
  • Omni-Shade Sun Defector: pequenos pontos com propriedades refletivas são aplicados na parte exterior dos produtos, mantendo os raios solares longe do corpo e a pessoa protegida. Bloqueia os raios UVA & UVB, tem tecido respirável e selo de recomendação Skin Cancer Foundation;
  • Omni-Wick: dispersão e evaporação do suor;
  • Omni-Freeze Zero: super-resfriamento ativado pelo suor.

2. Chapéu

Tradicional e versátil, é um excelente aliado quando o objetivo é minimizar os impactos da exposição ao sol. Diferentemente dos bonés, tem aba no contorno da peça, fazendo com que produza sombra em volta de toda a cabeça (frente e laterais do rosto, além da nuca) e em boa parte dos cabelos.

Como qualquer acessório, está disponível em diferentes modelos e materiais. É possível encontrar chapéus de feltro, palha e tecido, sendo que versões com tecnologia embutida são mais eficientes na proteção.

Assim como os bonés, é indicado priorizar modelos com abas amplas (largas) e que apresentem as seguintes características:

3. Viseira

É um item bastante versátil para passeios ao ar livre e pode ser utilizado na prática de corrida de montanha e demais esportes outdoor. Esse tipo de acessório funciona como uma aba individual que contorna a cabeça (como se fosse um boné sem a parte superior que cobre o topo).

É muito popular entre o público feminino, que gosta da praticidade que a viseira proporciona ao permitir a criação de penteados sem abrir mão do conforto e proteção. Há modelos mais básicos, feitos com uma tira e apenas aba central, mas o ideal é investir em versões que cubram as laterais e parte do couro cabeludo.

4. Óculos de sol

Taí um acessório inseparável para muitas pessoas! Em uma viagem ao deserto ou para lugares com neve, você sempre encontrará alguém fazendo uso dele. Muito mais que um item de proteção para os olhos, os óculos de sol se tornaram complemento de estilo.

Porém, é preciso atenção, pois nem todo modelo serve. É preciso conferir as informações do fabricante para se certificar de que as lentes cumprem sua função. Para isso, verifique se o produto contém um selo informando sobre o certificado de proteção contra raios ultravioletas (UV).

Com os óculos certos, tanto a retina quanto a pele ao redor dos olhos estarão protegidas contra a radiação solar. Se a lente for escura e certificada, você não precisará se preocupar com o estilo da armação — há opções com cores, estampas e formatos para todos os gostos e necessidades.

5. Gorro

Empregado em passeios e viagens nos dias frios, os gorros dificilmente são lembrados como peças que protegem a cabeça da exposição ao sol. Pois saiba que, dependendo do material utilizado, esse tipo de peça pode ser útil e manter o couro cabeludo livre de queimaduras.

Afinal, os riscos não existem apenas em dias ensolarados e quentes. Ou seja, tanto no inverno quanto em condições de neblina, é fundamental se preocupar com os danos causados pelo sol — principalmente se você pretende praticar algum esporte durante o horário de pico (meio-dia).

Nesses casos, modelos com tecnologia Omni-Heat (refletividade térmica) são boas pedidas para barrar o frio e, de quebra, evitar o contato direto com os raios solares. Versões estilo ninja, que combinam cobertura para a cabeça e tecido no rosto, também são boas opções.

6. Luva

Esse é mais um acessório pouco lembrado quando o assunto é proteção contra o sol. Portanto, se você se preocupa com manchas nas mãos e quer evitar danos às extremidades dos membros superiores, pode começar a olhar para as luvas com outros olhos.

Embora pequenas, as mãos são partes que ficam expostas ao sol a todo momento. Por isso, as luvas tendem a ser ótimas aliadas na prática de esportes e passeios em dias de temperaturas baixas. Nessas condições, você consegue se beneficiar tanto da prevenção do frio quanto de queimaduras.

Esses são os principais acessórios de viagem que você deve usar para se proteger do sol. Lenços e protetores de pescoço também estão entre as alternativas para quem quer uma proteção mais eficiente. De todo modo, não deixe de investir em bons produtos para contar com o melhor em cada situação.

A boa notícia é que existem vários modelos de roupas, calçados e artigos com alta tecnologia. Por isso, não deixe de adquirir acessórios específicos que protejam você e sua família da exposição ao sol.

Que tal começar a busca agora mesmo? Acesso o nosso site e conheça os produtos que a Columbia oferece para tornar suas viagens e experiências mais completas.

Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!