tecidos com protecao solar

Entenda como funcionam os tecidos com proteção solar e porque usá-los

Jaquetas de Chuva Columbia SportswearPowered by Rock Convert

Um dos principais fatores que preocupam os atletas na hora de realizar a sua atividade é em relação à exposição à luz solar. Isso porque o sol pode trazer diversos problemas que prejudicam a qualidade da pele das pessoas, desde queimaduras até doenças mais sérias. Nesse sentido, é indispensável usar uma roupa que seja fabricada com tecido de proteção solar.

Praticar atividades físicas é muito importante, e realizar aventuras então, é algo indescritível, pois essas experiências ficarão guardadas para sempre em sua memória. No entanto, antes de qualquer coisa, sua saúde e bem-estar precisam vir em primeiro lugar.

Por esse motivo, escrevemos este post para mostrar a você como funciona o tecido com proteção solar e, também, porque você precisa usá-lo. Ficou interessado? Então, continue a leitura para conferir nossas recomendações.

Qual é a diferença da roupa com tecido com proteção solar e a com tecido comum?

Uma roupa de tecido comum consegue reduzir a incidência de radiação ultravioleta até sete vezes. Já uma roupa com proteção solar reduz esse número em até trinta vezes. Nesse sentido, as pessoas que costumam viajar para realizar suas aventuras ao ar livre, precisam ter a consciência da importância desse tipo de tecido.

Além disso, os tecidos com proteção solar ajudam a bloquear tanto raios UVA quanto UVB com a mesma eficiência. Isso é importante porque os raios UVB são responsáveis por deixar a pele avermelhada, podendo ocasionar queimaduras. Já o UVA é responsável por provocar o envelhecimento e, em alguns casos, provocar o desenvolvimento de câncer de pele, pois diferentemente dos raios UVB, eles conseguem penetrar profundamente na derme.

Atualmente, os efeitos do sol passaram a ser muito mais preocupantes do que há anos, quando a população ainda não tinha conhecimento dos problemas que o astro pode causar. Por esse motivo, novas tecnologias (como as roupas com proteção UV) começaram a ser criadas para combater esses malefícios, a fim de trazer mais segurança para a saúde dos amantes de aventuras.

Como que essa tecnologia funciona?

Testes que comprovam a proteção solar nos tecidos que bloqueiam os raios UV foram criados na Austrália. Isso porque as pessoas se preocupavam muito com radiação solar e, devido a maioria da população ter uma pele mais clara, elas sofriam com a intensidade dos raios solares. Além disso, eles também queriam diminuir a alta incidência de câncer de pele no país.

As peças passam por um banho químico aquoso para reforçar os níveis de proteção. Os tecidos sintéticos — aqueles que são feitos poliamida e fibras de poliéster — têm em sua base de fabricação o dióxido de titânio. Já às peças em algodão é incorporado um aditivo fotoprotetor com o objetivo de complementar o bloqueio da passagem dos raios UV.

No entanto, é válido ressaltar que nem todos os tecidos com proteção passam por esse banho químico, alguns deles têm a proteção de acordo com a estrutura do tecido, o que garante fator de proteção perene.

Esses tecidos são feitos para refletir os raios ultravioletas, impedindo a absorção da radiação pela pele ao se expor ao sol. Sua eficiência é sentida logo após que as peças são vestidas, não necessitando esperar um determinado tempo para sair e ter contato com os raios solares, oferecendo uma proteção completa e sem riscos à sua saúde.

Qual a importância de usar roupas com proteção UV?

Embora os raios solares sejam essenciais para garantir o nosso bem-estar, fortalecendo os nossos ossos e ajudando na produção de vitamina D, alguns cuidados precisam ser tomados para não colocar a sua saúde em risco. A seguir, mostramos algumas vantagens em usar roupas de proteção UV. Acompanhe.

Retarda o envelhecimento da pele

A radiação ultravioleta provoca o fotoenvelhecimento, sendo assim, com as roupas de proteção UV será possível fugir das alterações de coloração e texturas da pele que são causadas pelo sol.

É bem verdade que não existe nenhum elixir da juventude — conforme a idade avança, os sinais também começam a surgir. Por isso, é importante compreender quais são os fatores que influenciam nessa mudança para poder se prevenir o máximo possível, deixando sua pele firme e macia por mais tempo. Sendo assim, quanto antes você se prevenir, melhores serão os resultados.

Previne doenças

O excesso de exposição ao sol sem a devida proteção pode proporcionar diversos problemas para os amantes de aventura, tendo em vista que eles estarão expostos principalmente em horário de pico, quando o sol costuma estar mais forte.

Nesse sentido, as roupas com proteção solar ajudarão a diminuir incidentes, como queimaduras, e também ajudam a prevenir o desenvolvimento de doenças mais sérias, como o melasma, queratose e câncer de pele. Isso só é possível porque eles chegam a bloquear 96% a 97,4% da radiação, permitindo um passeio sem preocupações.

Reforça a proteção solar

O protetor solar não pode ser dispensado só porque você está usando uma roupa com a tecnologia que mencionamos neste artigo. Muito pelo contrário, eles precisam ser usados juntos para possibilitar uma proteção completa.

Sendo assim, verifique qual tipo de FPS a sua pele exige e faça esse investimento. Não esqueça de fazer a reaplicação conforme as orientações do fabricante, por mais que você esteja na água é importante realizar essa renovação.

O tempo está nublado ou frio? Use o protetor solar da mesma forma. Isso porque a incidência da radiação ainda existe e pode deixar a sua pele avermelhada ou queimada.

Quais são os cuidados necessários para conservar esse tipo de roupa?

Os cuidados com a peça estão diretamente ligados à eficiência de proteção que elas oferecem. Sendo assim, o ideal é dispensar o uso de alvejantes químicos na hora de lavá-las, secá-las na sombra e, em hipótese alguma, guardá-las ainda molhadas. Caso contrário, ela sofrerá desgastes que podem prejudicar a sua qualidade.

Com os cuidados necessários no momento da limpeza, saiba que você terá em suas mãos uma peça de qualidade, que garante proteção contra os raios solares, no entanto, ela só será comprometida se o tecido for danificado.

O tecido com proteção solar é indispensável para quem gosta de se aventurar por esse mundão. Existem muitos lugares incríveis que você ainda não conheceu e, por isso, é importante conhecer todos os cuidados que é preciso ter para desbravá-los com comodidade e, acima de tudo, segurança.

Acesse agora mesmo o nosso site para conhecer os produtos com essa proteção.

 

Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!