cuidados tempo seco

7 cuidados essenciais com o tempo seco!

A baixa umidade do ar costuma afetar nosso corpo de várias maneiras, ainda mais para quem pratica esportes. Por isso, é necessário tomar cuidados no tempo seco para não prejudicar sua saúde.

Essa situação climática pode trazer problemas para a pele, o sistema respiratório e até os olhos. Além disso, se o tempo está seco, significa que há poucas nuvens, e o sol pode ser mais forte.

Então, confira 7 dicas essenciais para ter cuidados com o tempo seco e aproveitar o período sem chuva para se exercitar.

O que é o tempo seco?

Para entender o que acontece com o nosso corpo e os cuidados no tempo seco, precisamos entender o que isso significa. Tempo seco é quando a umidade relativa do ar está abaixo do indicado.

Para a Organização Mundial da Saúde, a umidade do ar é considerada ideal entre 50 a 60%. Abaixo disso a situação deve ser monitorada, e menor que 20% é emergencial.

O tempo seco é comum em regiões no Brasil durante os períodos de outono e inverno. Sem as chuvas, a umidade do ar cai, e os problemas de saúde surgem.

Quais os cuidados no tempo seco?

Sem a umidade, respiramos um ar mais seco, o que é ruim para o sistema respiratório. Ainda mais com o aumento das queimadas, o que piora a qualidade do ar.

Então, confira os cuidados que devemos ter durante o tempo seco, principalmente na hora de praticar esportes ao ar livre.

1. Mantenha a hidratação

A primeira dica é buscar manter o corpo hidratado, por isso, é interessante ter uma mochila de hidratação para fazer sua trilha ou caminhada. Além disso, no lugar de água, você pode apostar nos isotônicos para recuperar os sais perdidos no suor.

2. Proteja a pele

O tempo seco também traz um sol forte em muitas regiões do país. Portanto, proteja a sua pele com roupas que tragam proteção contra raios solares e que sejam claras. Prefira, nesse caso, também as de manga longa para trazer uma maior proteção.

3. Coma alimentos saudáveis

Além da hidratação, optar por alimentos saudáveis, ricos em água e refrescantes, ajuda a manter o corpo protegido. Melancia, morango, abacaxi são apenas algumas das frutas aliadas nesse processo.

cuidados tempo seco

4. Evite alguns horários

Com o tempo seco, o exercício físico deve ser evitado entre as 10h até 16h, ainda mais ao ar livre. É nesse horário que o sol está mais forte, e a umidade do ar está mais baixa. Além disso, a concentração de poluentes é maior.

5. Cuidado com a insolação

Assim como no verão, evitar o sol forte é essencial para não sofrer com insolações. Mas se for praticar um esporte nesse período, não se esqueça de levar um boné ou chapéu, além de outros itens de proteção solar. Eles ajudam a evitar a exposição excessiva ao sol, ainda mais na cabeça.

6. Pegue leve no treino

Por mais que as condições climáticas sejam adversas, quem treina em ritmo leve não sofre tanto os efeitos. Por isso, se você está tendo dificuldades no treino, reduza o ritmo e pegue mais leve.

7. Use soro, colírio e hidratante

O tempo seco afeta muito a pele, o nariz e os olhos. Então, é fundamental investir em soros, colírios e hidratante para a pele. Assim, você mantém o corpo hidratado por inteiro.

O nosso corpo sofre com as mudanças climáticas e tomar cuidados com o tempo seco é fundamental para evitar desidratação, problemas respiratórios e de pele.

Se você gostou deste conteúdo e quer saber mais sobre a relação entre o clima e o corpo, confira este texto, que mostra como devemos nos vestir para evitar resfriados.

Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!